26 fev 12
outras técnicas
Video: Nós do macramê básico
por Andrea

macrame

O macramê, aquela técnica de tecer dando nós, foi super moda nos anos 70. Depois de andar meio sumido por um tempo, voltou a ser assunto nos blogs de craft e moda.

Eu sempre quis aprender a fazer um macramê básico. Até consegui, sofrendo um pouco, olhando um livro e alguns videos disponíveis na web. Mas quando soube que a Cris Bertoluci também fazia perguntei se ela podia mostrar ase faz os nó básicos. Ela, muito fofa, topou na hora e o resultado é este video. Tudo bem explicadinho passo-a-passo, para aprender rapidinho.

Com estes ensinamentos da Cris já dá para tentar fazer, no mínimo, uma pulseira daquelas tipo shambala, né? Mas não para por aí. Pense na técnica dos nós para fazer colares, coletes e até acessórios para decoração da casa, como estes porta vasos suspensos.

O que mais vocês fariam com os nós básicos do macramê ?

 

22 fev 12
casa craftcosturainspiração
Uma alcinha para seu pano de prato
por Claudia

Alcinha para pano de prato

Não sei quantas já repararam, mas alguns panos de prato (bem minoria, é verdade) vem com uma alcinha que facilita na hora de pendurá-lo na cozinha. Se não me engano, a primeira vez que reparei nisso foi quando morava na Inglaterra. Em uma visita a IKEA, uma rede de lojas sueca tipo Tok Stok, comprei um pano de prato branco, daqueles bem básicos – pra ser sincera o mais barato que eles tinham (entrei agora no site, hoje custa 35 centavos de libras, um pouco menos de um real). E mesmo nesse modelo mais simplão, no verso tinha costurada uma fitinha para usar como alça.

Alcinha para pano de prato

Aqui tem alguns modelos que encontrei nos panos de casa: tem feito com fita de algodão, com aparas do próprio tecido, com tiras de tecido de outras estampas da coleção e por aí via. Esse de rendinha fui eu que costurei em uma ex-fronha (que virou pano de prato!). A maioria é costurado em uma das pontas, mas já vi também aplicado bem no meio do pano, na parte de cima. E tem a alça aparente, também costurada na ponta, mas como um “e” para fora.

Alcinha para pano de prato

A boa notícia é que se nos seus panos de pratos isso não existe, sem problema – faça você mesma… E vale qualquer coisa. Pode costurar a mão, na máquina, com fita de cetim, de algodão. Essa fitinha listrada por exemplo é uma sobra de viés.
Alcinha para pano de prato

Para mim o que importa é a praticidade. Como na minha cozinha venta muito, com essa alça as toalhas não saem mais voando.

E depois que se começa vira um vício. Já costurei alça no avental até em toalhinha de lavabo!

16 fev 12
outras técnicasoutros bla bla blas
Maruzine #2, o dos Piqueniques DIY
por Andrea

maru_1

Ahhhh o Maruzine #2 voltou do xerox e está te esperando na Coelhoshow!

O tema, como não podia deixar de ser, é *piqueniques DIY*. Ainda estamos obcecadas por estender tolhas ( de xadrez vichy) em cima da grama e acho que vamos continuar, pelo menos até o final do Verão.

maru_post

Nesta edição damos dicas para fazer um piquenique, ideias para piqueniques temáticos e até receita de cookies. Todo escrito à mão, como nos velhos tempos pré editoração eletrônica. Publicamos aqui algumas fotos dos batidores do dia da produção.

Atualizados recentemente74

Maruzine #3 tem 12 página, incluindo capas, e está disponível por módicos R$ 3,00 lá na Coelhoshow – Rua Augusta, 2690 – Galeria Ouro Fino – loja 212 seg. à sab. das 11h às 19h30 (11)3060-8349. Passa lá para trocar uma ideia com a Livia e garanta o seu. Acho que ela ainda tem algumas cópias do #1, se alguém quiser levar os dois :).

Para quem não mora em São Paulo, ainda estamos bolando uma maneira legal do zine chegar até você. Só um pouquinho de paciência, ok ?

E já estamos pensando no tema do Maruzine #3 , que deve sair no Outono. Colaboradoras são muito bem vindas! Podem mandar textos, ilustras ou até algo mais maluco. Se interessou mande um email para super_ziper@yahoo.com.br.

14 fev 12
fashion
Como customizar uma camiseta (ou abadá)
por Andrea

camiseta Avon

Hoje vou me render aos pedidos das leitoras carnavalescas e vou mostrar como customizei uma camiseta, ou…. ok, um abadá :). Este método tem recortes na parte de trás, mas nada impede de posicioná-los os recorte na parte da frente. Sempre recomendo o uso de um top por baixo ;).

Vou aproveitar para usar uma camiseta que ganhei no ano passado em uma ação da Avon+ Iódice. Eu avisei que iria customizá-la  então por favor não pensem que não goste da camiseta. Parece que ela ficou esperando chegar o Carnaval para ser objeto deste projeto. Mas vamos lá, basta ter tesoura (bem afiada, senão vai estragar a camiseta) , régua e lápis (ou giz de tecido). E uma camiseta/abadá.

1. Primeiro retire a gola de malha. Se não tiver prática, risque  o tecido com lápis antes de cortar. Eu não fiz um decote muito profundo pois quando usada a camiseta vai abrir naturalmente, dar aquela esgarçadinha, que é parte do charme da peça sem acabamento.
camsieta_3

2. Agora dobre a parte das costas bem no meio e, conforme a foto acima,  marque um triângulo de aproximadamente 40 cm com  régua e lápis.

3. Sem tirar a camiseta do lugar, começe a cortar tiras paralelas de aproximadamente 1 cm de largura, apenas dentro da área do triângulo. Corte até atingir o final do triângulo.
camiseta Avon1
4. Abra a camiseta e posicione-a com as costas para cima. Os cortes devem ficar assim, paralelos.

5. Estique cada uma das tiras para o tecido dar uma enroladinha.

camiseta Avon4

6. Agora chegou a hora de fazer o trançado! A partir da segunda tira passe cada tira por cima da anterior, por baixo.

7. Continue fazemndo o trançado até a última tira da fileira.
camiseta Avon3
8. Corte a última tira ao meio, com ajuda da tesoura.

9. Finalize dando um nó em cada ponta, amarrando cada ponta na tira anterior.
camseta_11-1

Tá-dá. Aí está as costas trançadas da camiseta customizada.  Uma vestimenta bem fresquinha para dar pinta no Acadêmicos do Baixo Craft, e ficar só no telecoteco e no balacobaco.

Este projeto serve para quem não sabe costurar mas se você sabe e quer algum desafio dá uma olhada no DIY de Pierrô e a Colombina do Rainhas da Costura .

Página 1 de 212