05 maio 12
outros bla bla blas
Coluna Make: Encontros craft na vida real
por Andrea

Todo mundo tem!

Comidinhas deliciosas, toalha xadrez, limonada na garrafa, crianças correndo, sol bonito… Tudo isso fez parte do nosso primeiro piquenique coletivo que aconteceu em janeiro deste ano, para comemorar o aniversário de São Paulo.

Além dos elementos tradicionais de um bom piquenique, demos um toque Superziperiano ao evento. Levamos muitas agulha, linhas de tricô e uma placa perfurada de três metros – imagine uma tela de etamine pronta para receber um bordado em ponto-cruz gigante! O piquenique foi apenas um pretexto para unirmos forças com amigos e leitores do blog na produção de um maxi bordado coletivo. Trabalhamos em duplas: enquanto uma passava a agulha com lã colorida pela frente da placa outra puxava o fio por trás – cada ponto tinha um centímetro. E no borda cá borda lá, muito papo rolou, muitas amizades começaram. Depois de algumas horas, os maxi bordados ficaram prontos. Ficamos com um gosto de quero mais, tanto do bordado como do piquenique. Tanto que já estamos pensando em fazer outros, um a cada estação do ano.

Na toalha

E tem muito mais que bordado e ponto-cruz no movimento do craft coletivo. Cada vez mais as pessoas estão saindo da web e organizando encontros para criarem juntas. Hoje, o craft não precisa mais ser uma atividade solitária, a quatro paredes. Conhecemos vários grupos de tricoteiras se reúnem aqui em São Paulo para tecerem juntas muitos cachecóis, xales e meias. As mais experientes ensinam as mais novatas, cada uma tricota no seu ritmo, numa boa.

Seja tricô ou bordado, a ordem do dia é encontrar o seu grupo e criar em conjunto. É muito bacana para conhecer gente talentosa, trocar ideias e dar um up na inspiração. Se na sua cidade não existe nenhum grupo, não perca tempo e organize o seu. As redes socias são super úteis para mobilizar pessoas com interesses comuns, aproveite.

Tags de cestinha

Empolgou? Estes blogs também organizam eventos em São Paulo:

Tricô e crochê: tricotarde.com e tricoteiras.com
Patchwork e quilt moderno: spmodernquiltguild.blogspot.com
Bordados e afins: clubedoutero.blogspot.com

Se você conhece outras iniciativas de encontros coletivos que nasceram na Internet e migraram para a vida real, mande um email para nós. Ou se você mesma formou um grupo que promove encontros craft de qualquer tipo, não esqueça de nos contar.

(Obs: Este texto foi originalmente publicado a Revista Make. As fotos são do segundo piquenique coletivo do Superziper, realizado no Outono de 2012 )

7 ZigZags
  1. Lucineide disse:
    05 de Maio de 2012 às 23:56

    Oi Andrea, achei essa idéia de se unirem muito legal, com certeza se eu morasse aí iria com certeza fazer parte desse grupo. Deve ser uma delícia trocar experiências e conhecer novas amizades. Parabéns!
    Estarei fazendo um sorteio no meu blog, dá uma passadinha por lá e dê o seu voto, o que for mais votado vai ser o sorteado.
    Ótimo domingo! beijos! Lu!

    Responder
  2. 06 de Maio de 2012 às 11:53

    Não tem a ver com este post, mas acho q vcs curtirão: http://www.astepinthejourney.com/2012/04/diy-bakers-twine.html

    Responder
  3. 06 de Maio de 2012 às 13:05

    Meninas,

    Sabem de algum no Rio?

    Responder
    • anna paula disse:
      07 de Maio de 2012 às 09:38

      CArol,

      também quero saber a mesma coisa…

      Menias do Super Ziper, tiveram alguma informação de encotros aqui na cidade maravilhosa?

      Responder
  4. 08 de Maio de 2012 às 19:37

    Essa ídeia de piquenique é super bacana!!!
    Já fiz piquenique assim mas para realizar fotos de mamães e filhos. ;-)

    Além de meu trabalho como fotógrafa, também faço artesanato e estou divulgando vocês lá viu! Não dá para não falar de um site super bacana com este!

    Sucesso a todas!!
    Beijos!
    Valesca Braga

    Responder
  5. 12 de Maio de 2012 às 20:31

    Meninas o endereço do SPMQG e do Clube do Útero estão errados, falta o br
    Bjo

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»