31 jan 13
craft tour
Inspiração: Craft Andino
por Andrea

lhama

Hoje o Craft Tour é super colorido e tem sotaque espanhol! É que aproveitei as férias para conhecer a região da Cordilheira dos Andres, viajando de moto pelo Peru, Chile e Norte da Argentina.  Vi muitos desertos, alpacas, carneiros e  montanhas nas altitudes! Aproveitei a viagem para, é claro, das uma espiada  no artesanato e no craft das cidades por onde passei.

andes1

Uma das coisas que me chamou atenção logo de cara foram as cores incríveis do artesanato local. Nada de tons pastéis e de sorvete. Nos Andes o que prevalece  são cores hiper saturadas. Muito vermelho vivo, rosa choque, laranja e amarelo ouro. Azul e verde quase fosforescentes. A Cláudia já havia comentado sobre as cores fortes que viu na Bolívia e as tulmas. De fato encontrei muitos artigos de lã pura na região… Alpaca, baby alpaca, lã de carneiro. Nosso hermanos sabem usar as fibras naturais!

andes3

A medida que viajava pude perceber uma diferença bem marcante entre o artesanato (mais tradicional, com foco na reprodução das técnicas) e o  craft local. Há espaço para os dois conviverem harmoniosamente.  O artesanato ou ‘artesania’ está muito presente nas ruas e nas inúmeras muitas feirinhas de rua. A fotos abaixo, tirei em Cuzco no Peru. Mas garimpando, achei lojinhas que vendiam objetos artesanais com toques autorais.

espelhos

Achei muito bacana as tentativas de incorporarem os materiais locais como os tecidos estampas incas típicas e as lãs puras  nos objetos craft. Bolsas de designers trazem os tecidos típicos misturados com materiais como o couro e um acabamento mais caprichado – e precinho mais salgado também.

crafts4

andes2

Os pompons e bolas de  lã feltrada colorida estão por toda parte e os amigurumis coloridos também me encantaram. Este ‘Porteirito Kamikaze’  é perfeito para quem mora em prédios mais antigos, sem porteiro. Nada mais nada menos que um porta chaves que pode voar janela abaixo, assim seus amigos podem abrir a porta do prédio sem a sua ajuda.

Até procurei mas infelizmente não achei muitos armarinhos locais, apenas lojinhas de objetos acabados. Fica como pretexto para a minha próxima visita!

 

7 ZigZags
  1. Bianca disse:
    31 de Janeiro de 2013 às 18:35

    que post lindo! e quantas artesanias graciosas!

    confesso que inspirou minha próxima viagem! vontade de fazer as malas já, quer dizer, levar as malas vazias pra voltar cheia dessas belezuras! rsrs

    parabéns pelo blog, meninas.

    =)

    Responder
  2. Lan Succi disse:
    01 de Fevereiro de 2013 às 20:26

    Muito bom, Andrea. Que passeio curioso deve ter sido esse. E que coragem. Parabéns. Tenho uma prima casada com um peruano, moravam em Cuzco; as lembrancinhas de casamento e nascimento dos filhos eram artesanías peruanas. Com lãs e sementes. Fofinhas. Bjinho. ou postar fotos no FB p/ vcs verem.

    Responder
  3. telma disse:
    02 de Fevereiro de 2013 às 14:22

    as cores encantam!

    acabei de voltar de viagem, mas meu roteiro foi um pouco diferente: comecei por lima e fui descendo, passando por cusco, lago titicaca, la paz, salar, sucre e terminando em santa cruz. procurei também por armarinhos (sou a tarada das linhas coisa e tals) e encontrei o paraiso em la paz. no peru, apesar de tudo ser lindo de morrer, senti aquele ar de “fabricado de montão pra agradar turista”, sabe? tirando Chinchero, onde as cholas produzem e tingem a lã e fazem trabalhos incríveis. agora, em la paz… nos embrenhamos por uma feira monstruosamente grande e saímos num beco com muitas lojas de lãs, fitas, tecidos (aguayo por metro, que beleuza), isso sem contar nas lojas especializadas em roupas e sapatos para cholas.

    já comentei isso num post anterior, e vou comentar de novo: a comunidade boliviana em sp está cada dia mais organizada e uma parte do que vemos lá vem parar aqui, na rua coimbra e na praça kantuta. super mega vale a pena ir! (e matar a saudade do choclo, chicha morada…)

    Responder
  4. Karina disse:
    03 de Fevereiro de 2013 às 01:03

    Cheguei há pouco de uma viagem ao Equador, e realmente, o artesanato andino é lindo mesmo! Fiquei encantada com o que vi, um país pequeno, e cheio de lugares pra se conhecer. Vale a pena se aventurar nessa parte andina da América do Sul!

    Responder
  5. Jeni disse:
    03 de Fevereiro de 2013 às 20:49

    Muito legal ! Moro no Paraná e todo ano acontece uma feira em época de temporada no litoral,em Caiobá,e uma das lojas é andina.As coisas lá são liiiindas,muitas delas estavam ilustradas nesse post,como os espelhinhos e dedoches de trico.Sou apaixonada por aquela loja,os detalhes e as cores me deixam encantadas,costumo comprar porta incensos de animais,principalmente de corujas,e alguns dedoches também,Eles também tem na loja blusas inteiras feitas a mão,com motivos andinos,e tive que comprar um para o meu sobrinho,e a senhora dona da loja disse que as blusas são feitas por uma associação de mães no Peru.Lá é realmente muito interessante,e pela simpatia dos vendedores andinos,fico com muita vontade de visitar essa área logo !

    Responder
  6. Cristine Akemi disse:
    04 de Fevereiro de 2013 às 20:15

    Acompanhei a viagem pelo instagram e fiquei encantada com as paisagens e os crafts :)
    Que bom que fez o post, dá um sentido para as fotos quadradinhas que vemos aos poucos pelo celular…

    Beijos!
    Cris

    Responder
  7. Sabrina Claros disse:
    15 de junho de 2014 às 23:39

    Preciso comprar aguayo por metro onde encontro? qual seria o preço?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»