15 mar 13
fashionreciclagem
Um colar que virou quatro
por Claudia

colares-pulseira-novos

Apresento a vocês minhas novas criações:  dois colares e duas pulseiras que montei reaproveitando de um único colar comprado a preço de pechincha na 25 de Março. Não acreditam? Aqui está o original.

colar-comprado

Eu provavelmente nunca usaria um colar assim. Acho que é muito over, pessoalmente sempre gostei mais de peças minimalistas e delicadas. Essas pedras coloridas, grandonas, a mistura de materiais, não rolaria. Mas assim que bati o olho, vi potencial nos pássaros! Como paguei apenas R$ 5,00 achei que valeria a pena levar para desmontar e criar algo novo. E foi o que fiz.

colares-desmontando

Munida de um simples alicate, comecei a desmontar tudo, peça por peça.

colar-desmontado

Veja quanta coisa tinha num só colar!

colares-materiais

Agora é hora de recombinar tudo e montar! Para isso usei alguns materiais que tinha em casa, como arame, lã natural e um próprio colar de contas de madeira.

colares-resultado-final

E do colar original resultou nisso: quatro novas bijus, de estilos diferentes!

Alguns comentários:
– Comecei pela pulseira dourada com pingente de pássaro. Nela usei o fecho original e todos os elos de corrente necessários.
– Com os elos que sobraram, fiz o outro colar de pássaro. Usei uma tira de couro para completar o que faltava. Fiz num tamanho mais longo para passar pela cabeça sem precisar de fecho.
– Um dos galhos eu usei junto de um colar de contas de madeira que tinha em casa, achei que combinava. Ao invés de desmontá-lo para deixar o fecho para trás, como e tradicional, optei por prender o enfeite em uma das ponta e usei o fecho do próprio colar virado para frente.
– Por último, o outro galho ficou quase sem peças para usar na montagem de algo novo. Improvisei bastante, usando como colar um pedaço de lã merino rústica. Para o fecho, usei uma das contas douradas do colar original. E prendi tudo enrolando arame.

 

E aí, gostaram? Qual das bijus vocês acharam mais legal? Já recriaram suas bijus? Contem pra gente, adoramos ouvir histórias de projetos :)

12 ZigZags
  1. Val disse:
    15 de Março de 2013 às 14:12

    Oi, adorei todos, mas o colar de contas com o galhinho eu amei, tb gosto muito de inventar e reinventar com os materiais que tenho em casa… adorei tudo, adoro o site,

    bjos

    Val

    Responder
  2. Carla Costa disse:
    16 de Março de 2013 às 00:08

    Parabéns pela criatividade!
    Abraços

    Responder
  3. Luciana B Bulhões disse:
    16 de Março de 2013 às 14:06

    Olá, meninas!
    Adorei a dica de fazer 4 colares com materiais retirados de apenas um! Combina demais comigo que sempre vejo algo a mais em muitas coisas e adoro reinventar! Mas, me contem: esta blusinha de poá não pode aparecer inteira??? Amei e já estou aqui doida pra fazer uma igual…
    Muito obrigada!
    Luciana.

    Responder
  4. 16 de Março de 2013 às 16:04

    Ê arteiras!Tô com vergonho porque ando só no enrola-enrola,cabeça longe,sem “manualisar” nada!Vocês não param e inspiram,bjs

    Responder
  5. Cristine Akemi disse:
    16 de Março de 2013 às 22:24

    Oi, Claudia!

    Nossa, esses colares ficaram o máximo! Você tinha gostado dos passarinhos, mas no final das contas acho que os galhos acabaram se destacando mais justamente pq tem taaantos passarinhos por aí…
    Gostei mais do último, que foi meio improvisado.

    E essa tira de couro é muito linda, você comprou ou tbm reaproveitou de outra peça?

    Beijos,
    Cris

    Responder
    • Claudia disse:
      19 de Março de 2013 às 12:26

      A tira de couro ganhei de um sapateiro. Ele tinha algumas e ia jogar fora, daí eu pedi! Sabia que um dia usaria…

      Responder
  6. Édina disse:
    18 de Março de 2013 às 09:47

    Olá Cláudia, adorei o resultado final e o colar de madeira foi o que mais gostei. Na hora que comecei a ler esta postagem ri de mim mesma porque já fiz isso também de desmontar peças e recriar outras várias vezes. Inclusive minha sogra sempre separa uns colares que ela não irá usar mais e pergunta pra mim se quero reaproveitar algo. Sempre tem algumas peças boas e prontas para serem reutilizadas! Beijocas

    Responder
    • Claudia disse:
      19 de Março de 2013 às 12:22

      Engraçado como as pessoas já associam essas coisas e lembram da gente, muito bom ganhar mais matéria-prima!

      Responder
  7. Lan Succi disse:
    18 de Março de 2013 às 19:01

    Olá Cláudia, também já fiz isso com várias coisas. Ficaram bem interessantes. Prefiro o de contas de madeira e galho, combinou muito. E a sacada da tira de couro é bem legal. Mas o que é essa blusa verde de poás? Quero ver toda também! Bjinho.

    Responder
    • Claudia disse:
      19 de Março de 2013 às 12:20

      É feita à mão, mas não por mim. Ganhei de aniversário de uma amiga! No próximo piquenique vou com ela para você ver!

      Responder
  8. 05 de Abril de 2013 às 10:33

    A gente curte muito! 10 LIKES!
    Beijo de longe!

    Responder
  9. Deb Naka disse:
    17 de Abril de 2013 às 23:25

    Nossa, adorei todos, ficaram tão modernos e únicos!!!
    Vou me inspirar e transformar uns que tenho parados aqui em casa também.
    Não sei se vocês sabem, mas tem uma loja perto do metrô Pedro II (SP) que vende retalhos de couro por quilo, tem que escolher bastante, pois muitos vem com defeito, mas se tiver paciência, dá pra sair com um punhado de couro por menos de R$ 10.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»