18 mar 13
reciclagemtricô e crochê
Faça crochê com suas camisetas velhas
por Andrea

fio-de-camiseta_title-1

Hoje vou mostrar como usei camisetas velha para fazer lã de malha… ops, digo cordões de malha que servem fazer crochê (também dá para fazer macramês, tricô, etc).

A malha da camiseta vira um fio grosso, encorpado e meio elástico, que faz o trabalho render bastante. Com agulha grossa, dá para tecer sacolas, tapetes, descanso de panelas, pufes, almofadas ou o que mais você inventar. Maxi projetos!

Bem, as receitas com cordão de camiseta ficam para um próximo post. A ideia hoje é começar do começo e mostrar como extrair os cordões de malha. Separe todas as camisetas velhas que tiver em casa! Quanto maiores melhor, vale  até aquelas com pequenas manchas e furos. Também vamos precisar de uma tesoura bem amolada ou um cortador circular com base. Vamos lá!

 

cami1

Sim, é possível reciclar qualquer camiseta! Mas vou dar a real. As que são os melhores cordões são as lisas (sem grandes estampas silkadas ou bordadas) e sem costura lateral. Buáaaaa, mas as camisetas sem costura são as mais difíceis de achar!!! Sem problemas, pode usar suas camisetas silkadas e costuradas na lateral sim, apenas tome cuidado para não cortar tiras muito finas pois as costuras podem abrir. Mostrarei um exemplo disso  no final do post.  Nenhum impedimento, só legal sempre avisar ;). E se a malha for silkada os cordões vão enrolar menos nas áreas cobertas com a tinta.

 

cami2

Primeiro dobre a camiseta até que uma das laterais fique a mais ou menos 2,5 cm da outra. Esta parte da camiseta não vai ser cortada neste primeiro momento.

Agora corte uma linha bem reta logo abaixo da costura das duas axilas. Faça o mesmo na barra da costura inferior. Você terá um retângulo tubular dobrado.

 

cami3

Hora de fazer as tiras! Com uma tesoura bem afiada (eu disse BEM afiada) ou cortador circular, corte a malha em tiras de 2,0 a 2,5 com em toda a largura. Se sua camiseta tiver costuras laterais sugiro fazer as tiras mais grossas, para não correr o risco da costura desmanchar.

 

cami4

Hora de abrir a camiseta! Desdobre  a malha e posicione a lateral que não foi cortada para cima. Marquei com caneta de tecido roxa onde o corte deverá ser feito.

 

cami5

Faça um corte diagonal  com a tesoura para ser a ponta do seu cordão. Separe do resto.

 

cami6

Agora é hora de separar todos os fios. Marquei com a caneta roxa para que você consiga visualizar as linhas diagonais onde deverá ser cortado. A ideia é ligar a tira de cima com a tira logo abaixo. Assim você terá um fio contínuo de malha sem emendas! Nenhuma mágica, apenas um corte estratégico :).

 

cami7

Feitos todos os corte diagonais você terá este ‘fetuccine’ de camiseta!

O toque final é deixar os cordões enrolados esticando bem todo o comprimento dos fios para que fiquem com formato tubular.

 

cami9

Um parêntese. Veja este exemplo de cordão feito de camisetas com costura lateral. Por isso eu recomendei lá no início que as tiras não sejam cortadas muito finas, lembra? Ninguém quer um fio que se desmanche na hora do trabalho, certo?

 

cami8

Por fim, basta enrolar o cordão em formato de bola, assim fica bem mais fácil para guardar. Não sabe como fazer a bola que não desenrola, com o fio saindo do centro?  Veja este video e aprenda.

Oba! Agora é só buscar projetos fazer usando os seus cordões de camiseta. Eu já tenho algumas ideias mas a aguardo mais sugestões de vocês. Quer começar agora mesmo? A gente já ensinou a fazer um maxi colar de camiseta reciclada que é fácil fácil .

E agora um pequeno manifesto: Coloque a mão na massa e faça seus PAPs!

De ideias legais a web está cheia, mas testar para ver se realmente dão certo é outra história. A  Internet está cheia de projetos que parecem super legais mas na hora de fazer de verdade, na vida real, epic fail!! Então vou aproveitar o post de hoje para lançar um manifesto para quem como nós, bloga sobre crafts. Vamos nos empenhar para mostrar em nosso blogs projetos reais, com fotos de trabalhos que foram feitas por nós mesmas mesma ao invés de replicar fotos de projetos gringos com fotos lindas. Dá muito mais trabalho, claro, mas o resultado é muito mais legal. Demonstra que você realmente dedicou seu tempo para produzir algo, que testou, que tem uma opinião e dicas construtivas que podem ajudar outras pessoas.

Então, vamos colocar a mão na massa de verdade :) ?

 

38 ZigZags
  1. Poliana disse:
    18 de março de 2013 às 14:39

    Muito mais fácil cortar em espiral, daí se evita esse tanto de costura!

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de março de 2013 às 15:37

      Como ? Pode mostrar :) ?

      Responder
      • Karina disse:
        24 de março de 2013 às 20:35

        Também corto em espiral, evita emendas. Começo eliminando a barra e vai girando a camiseta e cortando .

        Responder
    • rosa disse:
      15 de maio de 2013 às 10:48

      adorei,vou aproveitar a ideia…obrigadoooo…..

      Responder
    • Luiza Meireles disse:
      24 de setembro de 2015 às 15:43

      O corte ensinado nesta postagem é em espiral, a costura que aparece é uma costura original da camiseta, por isso ela orientou que se a camiseta tivesse costura que se fizesse as tiras mais grossinhas para evitar que as costuras desmanchassem. Esse é o jeito fácil de fazer espiral.

      Responder
  2. Marcela disse:
    18 de março de 2013 às 15:25

    Cara, tô fazendo um pufe de cordão de malha! Já tinha vindo aqui no Super buscar projetos feitos com esse material, que além de barato (ou grátis!) ainda dá um efeito bacana. O cordão é elástico, bom de tricotar, uma delícia. Tô fazendo com camisetas velhas do meu namorado, o bom é que muitas ele comprou nos EUA, então nada de costuras laterais!
    O PAP do pufe eu peguei daqui:
    http://www.pickles.no/puff-daddy-knitted-stool/
    Beijos!

    Responder
  3. Lan Succi disse:
    18 de março de 2013 às 15:26

    Já fiz e deu super certo. Teci meu crochet com agulha 5.5. Só uma dica: tenha um certo cuidado se teu chão for de carpete, este corte produz muitos pontinhos de malha que se espalham com facilidade, vale cortar sobre uma mesa grande e sem vento no local. Mas…nada que um aspirador não resolva.
    Bjo pras superzíperes.

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de março de 2013 às 15:35

      Ah, bem lembrado Lan, meu chão também ficou cheio de fiapos;) . bjs

      Responder
  4. Mariana disse:
    18 de março de 2013 às 15:50

    Tem uma receita de uma cama para gato feita com cordão de malha, só não tomei coragem ainda porque eu vou ter que fazer duas. Tem instruções em inglês no final da página

    http://www.eilentein.com/2012/05/pesa.html

    Responder
  5. Viviane Leão disse:
    18 de março de 2013 às 16:21

    Adorei saber como faz, mas fiquei curiosa para saber como emendar mais malha. É só dar um nó??
    Um abração e continuem com esses posts lindos!

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de março de 2013 às 16:24

      Acho melhor dar uns pontinhos com linha e agulha! bjs

      Responder
  6. Thalita disse:
    18 de março de 2013 às 16:37

    Andrea, sobre o se manifesto: sou viciada em blogs de DIY que ofereçam algo de DYI realmente e não copiem. Então comigo é assim, só tem fotos dos outros? Tá riscado. Acho que como leitora é o meu jeito de valorizar quem fica horas fazendo e fotografando seus trabalho… Abraços.

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de março de 2013 às 20:30

      Ahhh que legal saber que como leitora isso também é valorizado. bjs

      Responder
      • Cecilia disse:
        19 de março de 2013 às 10:46

        Apoio total ao comentário da Thalita!

        Responder
  7. 18 de março de 2013 às 16:47

    Adoro esta técnica e já fiz vários cachepôs e porta lápis com camisetas velhas!!
    bjsss

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de março de 2013 às 16:55

      Que legal Silvia, eu vi cachepôs e realmente ficam lindos. Vou tentar fazer alguns :). bjão

      Responder
  8. 18 de março de 2013 às 16:49

    Adoro esta técnica e já fiz vários cachepôs e porta lápis com camisetas velhas!!
    bjsss

    Responder
  9. 18 de março de 2013 às 20:16

    Achei bem legal a idéia, mas eu peguei de uma oficina de costura aqui perto quando ela ia jogar no lixo um sacão cheio de tiras de malha viscose, eles fazem capas para sofás, ai fui emendando uma na outra, deu certo mas o visual não ficou legal amarrando uma na outra, ai tive de costurar uma a uma para fazer um fio longo ou um rolo de cada cor. Minha pergunta é, qual agulha vc usou para tecer o tricô? bjks

    Responder
  10. Cecilia disse:
    19 de março de 2013 às 10:43

    Em Portugal, a essas tiras dão o nome de trapilho. Há armarinhos (retrosarias) que vendem a malha já enrolada. Escrevi sobre esse assunto neste post: http://quiltsareforever.blogspot.com.br/search?q=trapilho
    Abraço da Cecilia.

    Responder
    • Andrea disse:
      19 de março de 2013 às 11:06

      Que legal! Vou lá ver :) bjs

      Responder
  11. 19 de março de 2013 às 11:36

    Faço crochê desde sempre e meu blog é sobre essa arte tão bacana. Acabei de acrescentar mais uma possibilidade à minha lista de desejos, já que nunca fiz crochê com camisetas. Quanto ao manifesto, concordo plenamente. Acho até válido colocar algumas ideias de outros sites que servem sim com inspiração, mas fazer um blog apenas com isso não é legal. Tenho exercitado fazer os tutoriais de alguns trabalhos meus e tem sido bem divertido. Bjs
    http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/

    Responder
  12. 19 de março de 2013 às 16:26

    Olá Andréa
    Adorei sua idéia. Tenho os colares do ano retrasado e quero fazer arte com eles.
    Muito legal, de uma camiseta, um colar, de um colar….. ??? rsr( vou procurar) Adoro re-reutilizar…kkk
    Sou uma curiosa do artesanato e gostei do seu manifesto, adoro dar uma de Maria curiosa e colocar a mão na massa. Já estou conseguindo fazer meus paps. Muito bom dividir o conhecimento.

    bjs
    Paty

    Responder
  13. Regiane disse:
    21 de março de 2013 às 10:18

    Oi Andrea
    Esta semana coloquei a mão na massa e fiz um mapa mundi em adesivo vinílico para decorar o quarto da minha filha. Lá ela vai registrar seus sonhos, conhecimentos e lugares significativos que visitou. Ficou super legal: http://www.casacomdecoracao.com.br/2013/03/decorando-com-mapa.html
    abs
    Regiane

    Responder
  14. Thiago disse:
    21 de março de 2013 às 13:28

    Muito legal a idéia de usar camisetas velhas pra fazer um trabalho novo, né? Eu já tinha feito um tapete com malha, mas não conhecia esse método prático de cortar as tiras. Obrigado!
    Sou fã de vocês desde março do ano passado, quando trabalhei na exposição “Desenho de Fibra”, no SESC Pompéia, e comecei a pesquisar sobre crochê e tricô. Descobri o site de vocês e uma nova paixão por estas técnicas. Sou artista plástico e há quase um ano faço toys de crochê. Ainda não conheci nenhum homem que também faça. rs
    Visitem o meu site: http://thiago220781.wix.com/homemnaagulha

    grande abraço
    Thiago Rezende

    Responder
    • Claudia disse:
      22 de março de 2013 às 13:11

      Thiago, tem nosso total apoio. Nesses seis anos de Superziper conhecemos alguns homens adeptos do craft, mas realmente vocês são minoria. Adorei sua foto tricotando! Sucesso…

      Responder
      • Thiago disse:
        25 de março de 2013 às 16:22

        Obrigado, Claudia!!! Sigo acompanhando o site de vocês!

        Responder
  15. Gustavo disse:
    23 de março de 2013 às 20:45

    Minha tia trabalhava em uma camisetaria, não sei como fala rs, e sempre sobrava fios e fios de tecido. E ela me dava, eu ja fiz um monte de tapete de croche. E um de trico. usei agulha grossa e fico levinho e rendeu. além de ficar bonitinho.

    Responder
  16. camiseta disse:
    25 de março de 2013 às 23:19

    Ola! Muito interessante seu espaço…. gostei!
    Compartilhando aqui…
    Parabéns camiseta

    Responder
  17. Pamela disse:
    26 de março de 2013 às 09:09

    Aqui em minha cidade basicamente têxtil, Blumenau, recebo doação de rolos de debrum de uma malharia infantil, pois depois que acabam a coleção, sobra e o destino é lixo. Fiz ovos de crochê para a páscoa e uma cestinha. Tapetes rendem muito…

    Responder
  18. Maria Cristina disse:
    04 de maio de 2013 às 14:21

    Pensei em fazer um casaco de trico com tiras de camiseta. Alguem já tentou? Alguma dica para mim ou modelo?

    Responder
  19. Eveliny disse:
    27 de junho de 2013 às 07:28

    Tenho 3 lençóis luva de malha para reciclar e resolvi procurar na internet orientações para o corte da malha. Adorei sua postagem, muito didática. Pretendo fazer tapetes, quando der certo te mando fotos! Parabéns!

    Responder
  20. Silvana Medina disse:
    20 de novembro de 2013 às 11:22

    Posso usar outro tipo de tecido como de algodão….

    Responder
  21. 24 de novembro de 2013 às 18:03

    Meninas, Adorei a ideia. Em paralelo estou tocando uma confecção de uniformes escolares e sobram MUUUUUUUUUUITO retalhos! Este post me deu ideias sobe o que fazer com elas! Beijos e adoro o trabalho de vocês!

    Responder
  22. Ana disse:
    26 de março de 2014 às 16:35

    Cortei as camisetas em tiras mais fininhas (cerca de 1 cm) e fiz um tapetinho de crochê com agulha nº 7. Até que rende bem e o trabalho fica mais “macio”, não tão encorpado.
    Com relação às emendas, dei nozinhos e virei para o direito do trabalho. Fica superbonitinho, meio rústico, especialmente se o ponto for bem simplesinho.

    Responder
  23. ana disse:
    30 de março de 2014 às 07:48

    Ataaa muit obrigada amada.

    Responder
  24. Ana Raquel disse:
    22 de novembro de 2014 às 08:37

    Meninas estou fazendo o meu tapete em círculo so ele nao esta ficando plano ele esta enchendo de ondas como faço para ele ficar plano???? Entenderam a pergunta alguém pode me ajudar?????

    Responder
  25. Caroline disse:
    14 de dezembro de 2015 às 22:48

    Olá. O fio de malha é feito só com malha 100% algodão ou outros tipos de malha (PV, por exemplo) podem ser utilizados?

    Responder
  26. Maria Alves disse:
    10 de janeiro de 2016 às 16:17

    Gente que idéia genial! Sou adepta da reviclagem é uma coisa que me fascina até dou aulas
    amo crochê e com certesa essa idéia vai ser uma das minhas metas pra 2016
    beijinhos!!! :)

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»