04 jun 13
nhac
Antepasto de berinjela delícia!
por Claudia

Antepasto de berinjela

Esta receita, de antepasto de berinjela, é um clássico recente em casa. Clássico porque sempre repito para servir em jantares e festinhas. Mas é recente porque (assumo!) eu demorei muito na minha vida para começar a comer legumes e verduras. Na época da faculdade, quando conheci a Andrea, eu era daquelas que separava a cebola do feijão ou do macarrão. Salada nem pensar. E berinjela então, nunca! Mas um dia eu mudei e me apaixonei muito por todas essas comidas que nunca tinham sido provadas*. Meu antepasto está aí para provar, é uma delícia e acaba rapidinho, não dura mais do que três dias na geladeira :)

Vamos ao modo de preparo? Sugiro pular a quantidade dos ingredientes porque é tudo na base do QB, como dizem os portugueses (Quanto Basta).

Antepasto de berinjela

Eu uso os meus ingredientes favoritos: berinjela (claro!), tomate, cebola e alho. Não coloco nem pimentão e nem uva passa!

Primeiro eu cortei tudo: a cebola em rodelas, o tomate e a berinjela em tiras finas, o alho em pedacinhos pequenos. Aí na foto tem duas berinjelas, mas foram umas 8 – comprei uma bacia na feira e usei todas! Já que é pra fazer, melhor fazer tudo de uma vez e depois distribuir pra família.

Recomendo cozinhar a berinjela em água fervente pra dar uma amolecida, depois é só coar.

Passei para uma assadeira grande untada com azeite. Por cima da berinjela, joguei os complementos e os temperos (sal, pimenta e muito azeite).

Antepasto de berinjela

Leve para o forno pré-aquecido. Eu coloco um timer e volto de meia em meia hora para dar uma mexida na assadeira e ver se está tudo sob controle. O tempo de forno varia conforme o gosto. Eu gosto de deixar até tudo começar a caramelizar, quando as cebolas estão douradas e algumas começando a ficar crocantes. Dessa vez, deve ter levado umas 2h30 em fogo a 200 C. Mas, de novo, tudo depende das preferências e também do humor do forno (o meu é velhinho, não é muito estável ;-)

Antepasto de berinjela

Para servir, recomendo torradinhas com cream cheese. Fiz torradas de pão sírio, bem fininhas. Ficou uma delícia! Vai bem como entrada ou antepasto desde um jantar especial até um almoço em família.

Minha ideia era mostrar essa receita como uma dica pro Dia dos Namorados que está quase chegando. Pra enfeitar, no prato eu colocaria um ovo cozido em forma de coração. Minha versão – que não deu muito certo – está aí na foto. E olha que eu insisti… mas de três tentativas, só uma deu certo, então desencanei de publicar aqui #fail. Pra quem quiser tentar, aqui vai o link!

Voltem pra contar se fizeram, quero saber o que acharam do antepasto e pra quem serviram :)

—–

* Falando em sabores nunca dantes provados, assistam esse vídeo que mostra a reação de crianças provando, pela primeira vez, comidas como azeitonas, picles, limão e iogurte :)

12 ZigZags
  1. Luci disse:
    04 de junho de 2013 às 13:45

    A receita é bem fácil, vou fazer. E o vídeo das crianças é lindo!!

    Responder
    • Claudia disse:
      04 de junho de 2013 às 15:25

      muito fofas essas crianças, né!

      Responder
  2. Tj disse:
    04 de junho de 2013 às 14:03

    Eu faço uma receita parecida em casa. Dica: Não precisa cozinhar a berinjela antes – pode colocar tudo picadinho cru na assadeira e levar ao forno. Fica bom do mesmo jeito e da menos trabalho :)

    Responder
    • Claudia disse:
      04 de junho de 2013 às 15:24

      Tj, eu cheguei a fazer sem cozinhar, mas nem sempre funcionou. Minha teoria é que eu fazia com muitas berinjelas, daí uns pedaços assavam bem e outros não. Cozinhando antes, pra mim, ficou mais uniforme… Enfim, cada cozinheiro uma sentença ;-) Bj

      Responder
  3. Lan Succi disse:
    04 de junho de 2013 às 23:24

    Hummm delícia! Berinjela é bom demais. Já experimentou fazer com as japonesas. Acho mais saborosas e cozinham mais rápido.
    Dá água na boca em quem tem sangue italiano…é impossível ignorar “una melanzana”.
    Uma dica: no restaurante http://www.pizzariaciccarino.com.br/‎, na Freguesia do Ó, no Largo da Matriz, tem uma lasagna light, feia com berinjela, ricota, peito de peru…que maravilha!
    Bjo pra vocês duas.

    Responder
    • Claudia disse:
      06 de junho de 2013 às 13:18

      Opa, boa dica! Adoro variações de lasagna, principalmente as feitas com berinjela… Bj

      Responder
  4. Zelia Aquino disse:
    20 de junho de 2013 às 11:13

    Para 60 pessoas, mais ou menos, quantas berinjelas são necessárias?.

    Responder
    • Claudia disse:
      20 de junho de 2013 às 12:52

      Depende do que mais será servido. Mas chutaria que uma berinjela grande dá para 3 pessoas – então umas 20. Nessa receita do post, eu fiz umas 6 ou 7 berinjelas e tive que usar duas assadeiras grandes. Pra tanta gente, é bom você começar a preparar com antecedência…

      Responder
      • Zelia Aquino disse:
        20 de junho de 2013 às 15:05

        Obrigada, Cláudia, vou começar a fazer na próxima terça feira é para o domingo.

        Responder
  5. alice disse:
    03 de julho de 2013 às 22:47

    aproveitem e coloquem ervas , como tomilho , manjericão , alecrim , secos mesmo…… realça muito o sabor

    Responder
  6. Renata disse:
    18 de julho de 2013 às 16:56

    Era exatamente essa receita que eu estava precisando… Vou fazer agora mesmo… Depois eu conto… Bjs e obrigada

    Responder
  7. Patrícia disse:
    21 de março de 2014 às 09:53

    Bom dia! Parece uma delícia, estou testando agora! Acrescentei pera e pimentões, vamos ver se vai dar certo! Obrigada! :)

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»