25 ago 13
fashion
DIY: Camiseta com tingimento degradê
por Andrea

camisa_degrade_1

Vamos voltar a falar de um assunto que há tempos não mostramos por aqui: o tingimento caseiro.

Com a volta da moda degradê, ombré e dip dye (escolha o seu nome favorito!) resolvi resgatar a técnica de colorir roupas e checar os produtos disponíveis no mercado. Um assunto que não é de forma alguma novo por aqui. Anos atrás fizemos várias experiência com tingimento, usando corantes em tubinho que foram devidamente registradas aqui no blog.  Então decidi que é mais que hora de voltar a falar de fibras e cores, afinal tingir roupa em casa é bem divertido e um tanto econômico.

Separei uma camiseta branca que precisava ganhar uma cor, arregacei as mangas e fui para a cozinha.

camiseta2

A primeira coisa a fazer ao tingir uma peça de roupa em casa é checar a composição da mesma. Taí um bom motivo para não cortar a etiqueta. Além de  conhecer as instruções de lavagem é fundamental saber a composição da peça na hora de tingir! Para cada tipo de tecido existe um tipo de corante mais adequado (exceto para poliéster, veja as dicas no final do post).

A minha camiseta era 100% algodão, portanto usei o corante Tingecor da Guarany – para algodão, juta, linho, rami, sisal e viscose.  O legal de usar estes corantes de tubinho é o custo benefício – um tubo custa menos de R$ 2,00 e rende muito, dependendo do peso da peça a ser colorida.

camiseta3

Para tingir uma camiseta usei: um tubinho de Tingecor  na cor Maravilha, um tubinho de Fixacor, uma panela, um garfo para mexer, um copo medidor.

camiseta4

É super importante usar a quantidade certa de corante para o peso da roupa.  Se você tiver uma balança recomendo pesar a peça seca. Como não tinha uma a mão, estimei que o peso por volta de 80g. Para este peso usei um pouco menos de 1/3 do pó que vem no tubo e 1 litro de água.

Vou ajudar dando o peso aproximado de algumas peças:

Calça adulto= 700g

Calça jeans adulto = 800 g

Camiseta 1/2 manga = 100g

Camiseta regata = 80g

Fronha = 180g

Short = 100g

camiseta6

Molhe a camiseta com água fria e torça, para retirar o excesso de água.

camiseta5

Meça 1 litro de água e retire um copo para diluir o corante, leve o restante para ferver no fogão.

Quando a água levantar fervura acrescente o copo de água, já com o corante diluído.

<<<E olha que notícia boa>>>. Se usar colocar a quantidade correta de água, corante e tecido não precisa se preocupar em manchar a panela! Aprendi isso neste tingimento, depois de estragar muita panela usando corante demais. Minha panela ficou limpinha, é só prestar atenção nas proporções :).

Chegou o momento esperado: a hora de fazer o degradé. Abaixe o fogo.

camiseta7

Concentre-se ! Seu objetivo é criar três tons de cor na camiseta, começando do mais claro até o mais escuro.

A parte do tecido que ficar mais tempo no corante ficará com o tom mais escuro.

Mergulhe a camiseta na vertical, segurando-a bem reta por cima da panela. Mergulhe até a linha horizontal  imaginária onde quer que termine a parte mais clara. Levante rapidamente – menos de 1 minuto é suficiente para a parte clara.

camiseta8

Faça o tom intermediário, segurando a camiseta por mais 5 a 10 minutos na água e levante.

Por último, faça o mesmo segurando a barra submersa por mais 5 a 10 minutos para ficar com o tom mais escuro.

Retire a camiseta do corante e desligue o fogo. Pode descansar o braço agora!

camiseta9

Terminado o tingimento, retire a camiseta do corante e deixe de molho por 20 minutos em  uma bacia com 1 litro água fria com uma colher de sobremesa de Fixacor. Ou substitua por uma colher de vinagre branco para o mesmo resultado!

camiseta_final

Ta-dá! aqui o resultado final, a camiseta branca  basicona ganhou um degradé rosa maravilhindo por menos de R$ 4,00. E não estraguei a panela desta vez, ela continua limpinha -u-hu :D.

Últimas dicas para tingir roupas em casa com sucesso:

– Veja sempre a etiqueta. A composição da peça é que vai dizer qual o corante que você deve usar.

– Peças de poliéster NUNCA tingem. Poliéster é plástico sintético. Nem no tintureiro será possivel tingir poliéster.

– Para peças de composição mista, cheque qual delas tem a maior parte da composição e use o corante indicado para ela.

– A linha da costura das roupas muitas vezes é de poliéster e  neste caso ela não vai tingir! Isso aconteceu comigo, se isso for um problema, fique atenta!

camiseta-detalhe

corantes

Estes são os corantes disponíveis para cada tipo de tecido. Escolha o mais indicado para um tingimento sem surpresas e com resultado  duradouro! Novamente, eu usei o Tingecor pois a minha camiseta era 100% algodão.

Me animei bastante com a experiência. Prometo mostrar mais tingimentos aqui no blog. E vocês, me contem se andam tingindo suas roupas em casa e se tem dado certo. Estou muito curiosa para testar o tingimento a frio, alguém já usou?

 

33 ZigZags
  1. Karlla disse:
    25 de agosto de 2013 às 21:21

    Há tempos eu aguardava um tutorial confiável sobre tingimento, muito obrigada!!! Vou já tingir um vestidinho branco sem graça que está guardado esperando por isto há anos :D

    Responder
  2. 25 de agosto de 2013 às 22:55

    Eu tenho feito uns tie dye aqui em casa ate hoje eu estava usando o corante Guarany. Mas hoje eu testei esse tingimento a frio e ainda estou esperando o resultado, já que esse precisa ficar 24 hs para a cor fixar mesmo.
    Amanhã vou saber se funciona mesmo…rs
    Mas so pelo que vi eu adorei o tom das cores… Super vivas.

    Beijos e adoro esse cantinho de vocês

    Responder
    • Andrea disse:
      26 de agosto de 2013 às 11:06

      Oi Ana Paula, ah estou curiosa para saber o resultado! Comprei o tingimento a frio nas cores turquesa e amarelo. depois me conta como ficou o seu! bjs

      Responder
  3. 26 de agosto de 2013 às 12:33

    Por favor, me ajudem. Alguém sabe como posso comprar esses cadernos aqui no Brasil? Não consigo achá-los em lugar nenhum. Estão sempre em filmes, e acho eles lindos! Agradeço desde já.
    http://image.made-in-china.com/2f0j00eCjTwzFApdqG/Composition-Book-FX-002-.jpg

    Responder
  4. Andrea Riserio disse:
    26 de agosto de 2013 às 15:10

    Que legal! Nunca tive coragem de fazer tingimento em casa. Vou experimentar com certeza! Bjs

    Responder
  5. 26 de agosto de 2013 às 17:54

    Nossa, sempre quis fazer isso. Acho muitooo lindo esses tingimentos em degrade que tão na moda agora.

    Responder
  6. Flávia disse:
    26 de agosto de 2013 às 19:18

    Olá, td bem? Vi que tem alguns posts sobre couro..
    Estou a procura de couro ecológico, sabe onde posso encontrar?
    Obrigada bjs

    Responder
  7. Marcela disse:
    26 de agosto de 2013 às 20:53

    Oi, Andrea! Adorei o post, a blusa ficou linda! Tô querendo fazer isso numa camisa de viscose minha, mas como ela é colorida, preciso descolorir primeiro. Comprei o tubinho de tiracor, segui as instruções da embalagem e, num primeiro momento, parece que tá dando certíssimo! Mas logo depois que a peça fica totalmente sem cor, a tinta vai voltando lentamente… Tentei deixar agindo os 15 minutos que a embalagem indica, depois tentei de novo tirando da panela e enxaguando no instante em que a blusa descolore totalmente, e nada! Deixo secar no varal e quando volto, tá lá o azulão na blusa de novo. Você pode imaginar a minha cara tentando entender o que tá acontecendo hahahha! Tô fazendo alguma coisa errada? Que raio de tinta é essa que não arreda pé da blusa de jeito nenhum?
    Beijão!

    Responder
  8. Mariana disse:
    26 de agosto de 2013 às 20:55

    Você poderia fazer aquela meia calça em degradê, já viu? Seria interessante porque é um corante diferente do tingecor, né? Olha elas aqui http://2.bp.blogspot.com/-u6nGLpvGKnE/T_gTx7w_tuI/AAAAAAAAFiw/MRpc8m_d-r4/s400/ombre+stockings+preview.jpg

    Responder
    • Andrea disse:
      27 de agosto de 2013 às 11:13

      Oi mariana, sim acho lindas estas meias mas teria que ver exatamente qual a composição para escolher o corante mais adequado! bjs

      Responder
  9. Marcela disse:
    26 de agosto de 2013 às 20:58

    Oi, Andrea! Adorei o post, a blusa ficou linda! Tô tentando fazer isso com uma camisa de viscose minha, mas colo ela tá com umas manchinhas na manga, pensei em descolorir primeiro. Comprei o tubinho de tiracor, segui direitinho as instruções da embalagem, e tava tudo dando certo… Mas a cor acaba voltando! já tentei deixar a peça de molho, mexendo, os quinze minutos que a embalagem pede, já tentei tirá-la imediatamente, assim que o descolorante age e enxaguar, e nada! parece que tá tudo certo quando tiro da panela, mas aos poucos o amarelo (ela fica num amarelo bem clarinho quando descolorida) vai virando verde, e um tempo depois fica totalmente azul de novo. Você pode imaginar a minha cara tentando entender o que aconteceu hahahaha! O quê que eu tô fazendo errado?
    Beijo e parabéns pelo superziper, aqui é lindimais!

    Responder
    • Andrea disse:
      28 de agosto de 2013 às 10:12

      Oi marcela, entrei em contato com a Guarany que me passou a seguinte instruções:

      “Analisando o que a consumidora passou, acredito que esta mancha é de um corante similar ao utilizado em peças jeans ou sua blusa não é 100% viscose.
      Quando você coloca uma peça jeans no TIRACOR dentro da panela aparentemente ela descolore, porém, quando sai em contato com o oxigênio a cor volta ao normal.

      Ela pode realizar um teste seguindo a receita abaixo:

      – 15ml de água sanitária
      – 6ml de vinagre (branco ou tinto)

      – Coloque água suficiente para cobrir o tecido para ferver, quando já estiver fervendo adicione a água sanitária e o vinagre, mergulhe a blusa úmida. Deixe agir por no máximo 5minutos, retire, enxágue e aplique o TIRACOR (seguindo as orientações da embalagem) para que ele corte o efeito da água sanitária.
      Feito este processo, basta realizar o tingimento normalmente.

      Como não sabemos que tipo de corante manchou a peça este procedimento não é garantido, seria apenas um teste para tentar auxiliá-la.

      Qualquer dúvida estamos a disposição através do SAC 0800 704 4511 ou e-mail sac@guaranyind.com.br.”

      Responder
  10. 26 de agosto de 2013 às 22:00

    Olá amoras!
    Fantástico esse DIY!!!
    Vcs arrasaram como sempre!
    Vou compartilhar na page!
    Beijokssss

    Responder
  11. Tati disse:
    27 de agosto de 2013 às 20:21

    Adoro este tipo de estampa e com certeza vou aplicar esta ideia em roupas e artesanatos ;)
    Bjos

    Responder
  12. Lan Succi disse:
    29 de agosto de 2013 às 18:03

    Olá Andrea, cor linda, hein! Quando eu era adolescente usava-se muito o tie dye.
    Pode me dizer onde se vende estes corantes? Há anos não vejo. Obrigada. Bjinho

    Responder
  13. 29 de agosto de 2013 às 21:11

    Ficou linda, adoro!
    E não sabia que tinha uma tinta própria para jeans!
    Beijos

    Responder
  14. Andréa disse:
    31 de agosto de 2013 às 12:27

    Show de bola! Adorei a ideia! Meu Hobby é trabalhar com forração de caixas de MDF com tecido 100% algodão! Agora posso criar minhas próprias estampas! Vão ser peças exclusivas e nenhuma vai ser igual a outra! ADOREI! Seria pedir muito você mostrar pra gente como ficaria esse efeito de degradê num short jeans, mas com 2 cores? Tá super na moda! :D
    Beijos!

    Responder
  15. Sonia M aria Riva disse:
    02 de setembro de 2013 às 20:07

    Achei muito bom me deu a ideia de fazer almofadas de algodão cru , se tiver receitas gostaria de receber, obrigado.

    Responder
  16. Amandinha disse:
    13 de outubro de 2013 às 00:25

    Adorei o tutorial. Essa camiseta ficou lindíssima… Vou fazer no verão. Tá nos favoritos já!

    Beijos!

    Responder
  17. Taynar disse:
    18 de outubro de 2013 às 17:46

    Oi, preciso urgentemente custumizar uma blusa braca de poliester, para um trabalho na escola. Andrea vc pode me ajudar?

    Responder
  18. SONIA disse:
    24 de outubro de 2013 às 13:27

    Show de bola!!!!!!

    Responder
  19. Lúcia disse:
    24 de outubro de 2013 às 15:07

    Gostaria de informações de como desbotar totalmente uma jaqueta em jeans.Coloquei-a na água sanitária, mas ñ desbotou totalmente, ficando umas partes claras e outras azuis.Se puder me ajudar…ficarei mto grata.
    ;) bjs

    Responder
  20. Lúcia disse:
    24 de outubro de 2013 às 15:09

    Preciso saber como se clareia peças brancas de lã.Sei que água sanitária as deixam amarelas.
    Agradeço a atenção.
    ;)

    Responder
  21. Lúcia disse:
    24 de outubro de 2013 às 15:11

    Oi como poderia clarear peças brancas de lã?Sei que água sanitária as deixam amareladas.
    Desde já agradeço a atenção.
    ;)

    Responder
  22. 25 de novembro de 2013 às 10:44

    Adorei o post, muito bem explicado! A camiseta ficou linda, como vc não tingiu toda a peça e manteve um pouco do branco, a linha branca não foi um problema. :)

    Responder
  23. Ana Luísa disse:
    13 de Abril de 2014 às 19:10

    Que legal, vou testar! Estou louca por umas blusas assim, mas desse jeito degradê e com cores fortes se acha somente em lojas caras. Agora vou tê-las e bem baratinhas…rs…Obrigada!

    Responder
  24. larissa disse:
    22 de Março de 2015 às 10:52

    Olá, eu preciso tingir urgente uma calça jeans, e tenho um tubinho que não é o específico pra jeans, e não consigo achar ele por aqui pois está em falta,será que vai dar o mesmo resultado?

    Responder
  25. Ruth Coelho disse:
    31 de Maio de 2015 às 08:49

    Preciso tingir várias bolsas prontas em brio cru, e desejo saber se pode ser coloração a frio e onde encontro essas tintas. Grata.

    Responder
  26. jucimeire gomes disse:
    23 de outubro de 2015 às 22:11

    Boa Noite, como faço para tingir gripir , que é de poliester, e ficarem cores boas

    Responder
  27. Lorena disse:
    05 de Janeiro de 2016 às 16:08

    Eu fiz com uma saída-de-banho que ganhei da minha tia. Essa saída-de-banho era dela quando era adolescente. Aí eu tive uma ideia de pintar degradê também! Deu super certo, mas como era uma roupa para praia/piscina eu pintei com amarelo, porque combina com o pôr do sol ^^

    Responder
  28. FRANCYS disse:
    08 de Janeiro de 2016 às 12:56

    PRECISO DE TINTA PRA CILCA GRIPIR E QUANTIDADE POR PESO

    Responder
  29. Iramá Moura disse:
    24 de outubro de 2016 às 17:33

    Acabei de fazer num vestido amarelão lindo que eu tenho mas já tinha enjoado…fiz esse degrade preto e ele está secando agora…mas já amei…deu umas pequenas manchinhas em um ou outro lugar mas ficou lindo…in love <3

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»