13 set 13
craft tour
Britex, a fantástica fábrica de tecidos
por Claudia

britex-fabrics-abre

A Britex é uma loja de tecidos super tradicional em San Francisco. Estive lá na cidade há uns meses e aproveitei para visitar essa loja que estava perto do meu hotel. Cheguei no sábado cedo e tive sorte de pegar a loja aberta, porque os horários são também de antigamente – fecham as 6 em ponto. Durante a semana eu não teria tempo, então foi ótimo passar algumas horas lá dentro como primeiro passeio na cidade. Os amigos talvez não entendam, mas sei que os crafters aprovam este tipo de “turismo” :)

Então, como não amar uma loja que tem um luminoso de luzinhas piscantes e que o slogan diz “Fabrics, Fabrics, Fabrics”? Desde a entrada você já se sente atraído por este paraíso.

britex-fabrics-neon-sign

São quatro andares (o térreo e mais três) de pura tentação para costureiras e amantes das artes de tecido. Felizmente, eles deixaram fotografar a loja e os produtos. Tirei mais de 100 fotos. Muitas delas ilustram este post e o álbum completo está no Flickr para quem quiser se deliciar em um quase tour virtual.

britex-fabrics-andares

Para pessoas detalhistas e pacientes como eu, dá para gastar fácil mais de 2 horas passeando por lá. Além de variedade, eles têm tecidos bem específicos e caros, tipo um metro de lã Chanel por 150 dólares. E tinha também lãs lindas italianas, e feltros de uma qualidade incrível, além de seda em todas as cores imagináveis, e botões fantásticos, flores de tecido, um sonho.

britex-fabrics-variedade

Eu teria aproveitado mais a variedade de produtos e tecidos se tivesse ido com alguns projetos em mente. Mas como apareci lá sem me programar, só me restou xeretar as prateleiras e procurar achados e itens inusitados.

britex-variedade-tecidos-1

No fundo, eu me sentia como naquele filme que o menino pobrezinho acha no chocolate o convite dourado para visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate!! Pelas fotos vocês vão entender, vou mostrar um pouco de cada andar e tirem suas próprias conclusões. Avante ao passeio!

britex-fabrics-geral-andares

Aqui, uma cena de cada andar. Pela profundidade dos corredores dá para ter uma ideia do volume de itens e variedade que eles oferecem. São prateleiras e mais prateleiras em um prédio antigo de pé direito alto, calculem! A foto do primeiro andar (canto superior esquerdo), que na verdade é o térreo, eu tirei do fundo para a frente – reparem no toldo vermelho lá no finzinho.

britex-fabrics-1

Aqui são algumas cenas do primeiro andar, onde eu encontrei lãs, sedas, tecidos chiques de festa e forros. Aliás, nem sabia que marcas como Chanel e Missoni vendiam tecido por metro! Pelas paredes e cantos, você sempre encontra ideias e inspiração do que fazer com os materiais daquele andar. Mas eu pirei mesmo com as escadas de madeira, que estão por lá há 65 anos, com as marcas do tempo. Delícia!

britex-fabrics-vintage

Olha como eles valorizam a história que têm. Nas paredes (de tijolinhos), vários pôsteres e cartazes das promoções e anúncios que eles fizeram nos jornais da cidade. Aliás, a loja tem elevador, mas andar pelos andares usando as escadas foi bem mais legal. Falando em coisas antiguinhas, no terceiro andar, você encontra também um armário de vidro com raridades e fitas vintage.

britex-fabrics-2-andar

Aqui, algumas cenas do segundo andar – foco em tecidos para decoração, algodão, linho, sintéticos, veludos. Olha que legal as explicações escritas a mão nestes tecidos. A tesoura presa e enrolada no fio de decoração me lembrou imediatamente da infância, quando acompanhava minha mãe nas lojas de tecido de SP – sempre invejava a rapidez com que os vendedores manipulavam os rolos de tecido, mediam e cortavam. Aliás, neste andar comprei pra ela um pedaço de tecido pink estampado com cerejonas vermelhas para fazer uma toalha de mesa. Vejam que a loja é super iluminada – janelões em todos os andares.

Daí que cheguei no andar do pecado. Anotem, é o terceiro andar. Botões, rendas, fitas e toda a sorte de acessórios e itens de armarinho.

britex-fabrics-3-andar

Eu me esbaldei. Afinal, com laços, fitas, galões e apliques eu não aguento.

britex-fabrics-fitas

Ah sim, e ainda havia uma enorme seção de acessórios para máquinas de costura, linhas, alfineteiros e coisas que nunca tinha visto. Foi difícil sair de lá!

britex-fabrics-achados

Penas, brilhos, fechos também fazem parte deste andar. Assim como pingentes, e também uma mini-livraria.

britex-fabrics-varios

Tem também um cantinho com enfeites perfeitos para noivas. Brilhos, flores delicadíssimas em tecido, fivelas, pentes, rendas, tudo em tons de branco.

britex-fabrics-noivas

Mas juro que neste andar eu não sabia nem por onde começar. Era muita coisa, information overload!

britex-fabrics-complementos

E as flores de tecido? As flores, ah as flores. Quem frequenta o Superziper talvez lembre que lá por 2007 ou 2008 eu fiz um curso de flores de fita perto de Londres – já gostava dessas coisas faz tempo. Esse lugar era o paraíso! Reparem que eles também fizeram flores com tecido Pucci – não que faça meu gosto, mas onde mais se encontra isso?

britex-fabrics-flores-tecido

Achei que sairia falida de lá, mas a sorte é que em todos os andares têm uns cantinhos de promoção (sale) – ou seja, dá para levar umas coisinhas sem detonar o cartão de crédito.

britex-fabrics-sale

Ops! Quase me esqueci dos botões. Como poderia? Olhem o tamanho da parede para eles.

britex-fabrics-botoes-abre

São tantas prateleiras que eles colaram etiquetas de números para as colunas e de letras do alfabeto para as linhas. Tipo assim, “moça, quero aquele botão de madrepérola amarelo em forma de coração da I-7”. Para facilitar, eles estão divididos por cores, formatos e materiais.

Mais alguns, super delicados e diferentes. Quero trocar todos os botões das minhas camisas e casacos, socorro!

britex-fabrics-botoes-1

Uma coisa legal é que eles têm amostras de tudo. Pode mexer, tocar, pegar, comparar. Afinal, é o lugar para quem produz com as mãos, quem é criativo, inventa, combina. Precisa ter acesso fácil e poder manipular.

britex-fabrics-amostras-cores

E para quem está começando, não tem problema também. Em todos os andares eles espalham objetos feitos a mão para inspirar e fazer a gente se sentir mais a vontade ainda!

britex-fabrics-handmade

Sim, porque é uma loja de criativos para criativos. Não deixem de reparar nas “baguncinhas” dos vendedores. Eu não só xeretei como ainda fotografei! E a latinha para guardar fita métrica é de brinde, pode levar!

britex-fabrics-personalidade

Por último (ufa!), deixo duas ideias legais para quem quiser se inspirar.
1) A roda de máquina de costura usada como manivela para regular o espelho de corpo inteiro.
2) Puxadores estrategicamente parafusados nas laterais dos móveis para guardar as réguas e os métros.

britex-fabrics-ideias

Se alguém planejar viagem para San Francisco, super recomendo. No site tem o endereço, horário de funcionamento, cursos, promoções e etc. Aqui: http://www.britexfabrics.com/

E a nossa galeria de fotos na íntegra está aqui: http://www.flickr.com/photos/super_ziper/sets/72157634638330602/ – clique no slideshow que fica na tela toda!

38 ZigZags
  1. 13 de setembro de 2013 às 16:14

    Ai! Que tudo! Amei essa loja! Quero todos os andares, mas o terceiro é PERFEITO!!!

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:54

      Viva o 3o andar!

      Responder
    • Cristiane disse:
      02 de março de 2014 às 08:23

      Meu Deus preciso conhecer. É simplesmente linda demais. Fiquei apaixonada. Gostaria de saber sobre preços das rendas. Como é para comprar em grande contidade.

      Responder
  2. Ítala disse:
    13 de setembro de 2013 às 16:35

    Meu Deus!! Nossa Senhora da boa costura… essa loja é show!

    Responder
  3. 13 de setembro de 2013 às 16:37

    Amei essa loja… Com certeza sairia falida de lá, mesmo com as promoções… eu tenho uma atração pelas coisas mais caras… rs, embora me controle sempre, é onde meu olho (gordo) sempre cresce mais… (nas coisas caras). Em novembro estarei indo pra Itália, já estive lá, mas na ápoca, não me interessava tanto assim pelos tecidos… vcs tem alguma boa sugestão de compras por lá? Agradeço muito se tiver.
    Beijocas, e vcs tem um ótimo site.

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:53

      Demais, né?! Então, mas qual lugar da Itália você vai?

      Responder
      • 28 de setembro de 2013 às 22:55

        Só agora vi a resposta… rs… vou começar na Sicilia e termino em Milão… em Milão vai estar acontecendo uma feira, e vai ser no mesmo periodo q estarei lá… então, essa feira já é certa de eu ir, mas queria saber se vcs conhecem alguma loja legal pra me deixar louca de vontade de comprar… rs. Beijocas

        Responder
  4. 13 de setembro de 2013 às 16:49

    Não posso comentar no momento pois estou no hospital em choque com essa loja.

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:53

      hahaha, sabia que você iria morrer Carola! sentimos sua falta, volte mais…

      Responder
  5. 13 de setembro de 2013 às 17:07

    Cansei só de olhar, esse é o sonho de quem produz com as mãos. Amei os botões e as flores, em algumas lojas que vou aqui no Brasil, vc não pode nem olhar direito os tecidos e acessórios. Loja perfeita,. Bjos

    Gláucia

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:52

      Não tinha pensado nisso, mas conversando com minha mãe, ela fez o mesmo comentário. Aqui no Brasil são poucas lojas que deixam “por a mão” nas coisas.

      Responder
  6. Mariana disse:
    13 de setembro de 2013 às 17:07

    Eu ia chorar horrores ai dentro. Sério.

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:51

      Não chorei, mas fiquei bem atordoada… muita informação!

      Responder
  7. Val disse:
    13 de setembro de 2013 às 17:58

    Que sonho de lugar… quero conhecer com certeza,

    Bjs

    Responder
  8. Lan Succi disse:
    13 de setembro de 2013 às 19:17

    UAU! Como é possível sair de uma loja assim? Arraso. Vou começar guardar $ pro dia que for pra São Francisco, das poucas cidades que me fariam ir aos EEUU. Demais o post Claudia. Parabéns. Bjinho

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:51

      Eu não conhecia San Francisco, é um lugar legal para visitar. Gostei do estilo da cidade e das pessoas, nos poucos dias em que estive lá!

      Responder
  9. 13 de setembro de 2013 às 19:48

    Thank you for the wonderful review and the photographs of our store! We hope that you can visit us again soon.

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:50

      I also hope one day I can come back. Thanks Avery!

      Responder
    • Severina Chic disse:
      10 de junho de 2015 às 11:41

      Look who already dreamed of the nozzles and lace that. was wondering if anyone knows that represents here with these products, will be there ??????
      Working with newly born outfits and would like to improve my work with these incomes. can you help me? please.

      Responder
  10. Cariana disse:
    13 de setembro de 2013 às 20:10

    Nossa, eu ficaria fácil um dia inteiro e ainda com gostinho de quero mais!!!!
    Meu sonho agora se tornou entrar num lugar a sim.
    bjo grande

    Responder
  11. Cristina disse:
    14 de setembro de 2013 às 12:18

    Adorei! Que delícia encontrar um lugar assim….

    Responder
  12. 14 de setembro de 2013 às 13:49

    Papai!!
    Eu nem sonhava que esta loja existia!! Em que planeta estou?? hahaha!!
    Claudia, amei a postagem e agradeço por deixar meu dia muito mais alegre e inspirador com este tour.
    Já anotei no meu caderninho de viagem.
    Bjcas!!

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:50

      Ha, isso me lembrou que um dia eu já tive um caderninho de viagem. Bom hábito!

      Responder
  13. 14 de setembro de 2013 às 17:18

    Bem bacana!

    Responder
  14. thif disse:
    16 de setembro de 2013 às 10:08

    a loja não é tudo isso. além de altamente overpriced, o atendimento é péssimo e não é ideal para quem faz craft e sim para estilistas/modistas. morei em san francisco durante algum tempo e te garanto que existem outras (muitas!) lojas melhores, em preço e variedade!

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de setembro de 2013 às 13:49

      Pois é, a loja tem um glamour e isso vem embutido no preço. Se puder, passa as dicas das outras lojas, agradeço!

      Responder
  15. Deborah Maria Alves Gertrudes Tavares disse:
    17 de setembro de 2013 às 09:04

    Gente! Socorro!

    Responder
  16. Andréa disse:
    17 de setembro de 2013 às 10:24

    A primeira coisa que pensei foi: como assim deixam pegar as coisas na mão? haha Ok, sabemos que o que deve ter de gente na 25 de março, por exemplo, que furta coisas, mas a verdade é que em São Paulo, pelo menos, as lojas não nos deixam muito a vontade pra olhar, pegar, escolher etc. No meu caso as pessoas sempre olham com uma cara de “tá brincando que essa menina com tatuagem está aqui pra comprar lãs e linhas?” haha Adorei o post! Abraço meninas

    Responder
  17. 17 de setembro de 2013 às 12:23

    UAU!! Nunca vi uma loja assim. Vale a pena uma visita !

    Responder
  18. 17 de setembro de 2013 às 12:50

    Q dica mais bacana essa meninas.
    Muito bom sabermos dessas lojas lá fora. Assim fica mais fácil incluir uma visita para comprinhas nas viagens de férias.
    Essa já está na lista.
    Bjs.

    Responder
  19. Paulette disse:
    19 de setembro de 2013 às 11:27

    Essa loja é uma perdição, Jesus!
    Ma-ra-vi-lho-sa. Obrigada pela dica.
    Abços, meninas!

    Responder
  20. 22 de setembro de 2013 às 23:13

    Aiii que sonho! Adorei esse post! <3

    Responder
  21. 30 de outubro de 2013 às 22:21

    Simplesmente sensacional, Claudia! De vez em quando, quando CONSIGO visitar bons blogs, venho ver vocês. Vim ontem e guarde este post para ler com calma… Affff, pirei com a Britex! AMO crafts! Obrigada pela dica… <3

    Responder
  22. António Dias disse:
    16 de dezembro de 2013 às 13:57

    Solicito informação se fazem todo o tipo de tecidos por encomenda e se têm confecção.
    Solicito ainda o endereço da empresa e contacto telefónico.
    Cumprimentos.
    António Dias

    Responder
  23. EDLEIDE A NASCIMENTO disse:
    31 de dezembro de 2013 às 09:04

    gostaria de obi ter e cis poro duto.

    Responder
  24. Severina Chic disse:
    10 de junho de 2015 às 11:44

    Olha que já sonhei com os bicos e rendas dessas. queria saber se alguem conhece que represente por aqui com esses produtos, sera que existe??????
    Trabalho com enxovais de recem nascido e gostaria de aprimorar meus trabalhos com esses rendas. voces podem me ajudar? por favor.

    Responder
  25. Severina Chic disse:
    10 de junho de 2015 às 11:45

    Olha que já sonhei com os bicos e rendas dessas. queria saber se alguem conhece que represente por aqui com esses produtos, sera que existe??????
    Trabalho com enxovais de recem nascido e gostaria de aprimorar meus trabalhos com esses rendas. voce pode me ajudar? por favor.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»