03 set 13
outros bla bla blas
Quer aprender? É só dar play
por Andrea

video_ilu

(Texto publicado na revista Make, em Agosto de 2013)

A gente não se cansa de dizer o quanto a internet é incrivelmente legal para quem gosta de trabalhos manuais. Para quem se divertia como nós folheando a Enciclopédia Barsa e devorando o manual do Escoteiro Mirim e o Magirama, é como ter acesso a melhor biblioteca do mundo, com livros raros de qualquer tema, além de uma seção especial gigante com DVDs e materiais de auto-aprendizado. Bem, para nós essa biblioteca hoje é o site de videos YouTube!

O YouTube ainda é uma criança. Dá para acreditar que foi inventado em 2005? Além de recorrer a ele para aprender técnicas e tirar dúvidas, em 2007 a gente já estava por lá publicando nossos primeiros vídeos! Quem quiser ver, o video clássico “como fazer um pompom” ainda está por lá, com incríveis mais de 300 mil visualizações. Nosso vídeo mais antigo.

A grande vantagem do vídeo para quem assiste – em relação a tutoriais em foto – é que dá para ver, rever, pausar, voltar naquele pedacinho que dá dúvida. É uma mão na roda para mostrar técnicas manuais diferentes. A gente aprendeu muita coisa vendo vídeos, desde novos pontos de tricô até macetes de costura.

Fazer vídeos é algo um tanto complexo de produzir. Requer horas de edição, além de muita preparação – desde o roteiro até a definição de cenas. Mas pela nossa experiência, vale muito a pena.

Ficamos felizes em saber que muita gente que aprendeu a fazer tricô vendo nossos videos, hoje é profissional na técnica. Claro que não foi de um dia pro outro. Depois dos passos básicos que ela viu no Superziper, aprimorou a técnica com outras fontes.

Já que o assunto hoje é video, selecionamos alguns que fizemos para quem quiser se aventurar a aprender técnicas artesanais diferentes!

1. O nó básico do furoshiki 
2. Como usar a técnica de furoshiki para embrulhar livros e caixas
3. Aprenda o básico do macramê 
4. Primeira lição para quem quer aprender tricô
5. Os pontos iniciais do crochê, para quem quer aprender e não sabe nada 

Mãos a obra e boa aula virtual!

2 ZigZags
  1. 05 de setembro de 2013 às 23:26

    Eu tbm adoro essa blogsfera!

    Responder
  2. Tj disse:
    07 de setembro de 2013 às 16:25

    Tem razão. Para quem se interessa por crafts e artesanatos em geral o youtube é uma fonte valiosa de conhecimento. Neste momento estou fazendo um cachecol no tear de pregos com tecnica que aprendi assistindo ao video na internet. E gostei muito da aula de voces sobre furoshiki. Coincidiu que naquela epoca andava fuçando bastante na internet atras de informações sobre o assunto. Valeu.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»