11 dez 13
casa craftoutras técnicas
Ahhhh… com broca diamantada é mais fácil!
por Claudia

Broca diamantada

Nesta nova mania de furar pratinhos, xícaras, porcelanas e transformar tudo em vasinhos, achei melhor fazer do jeito profissional e comprar uma broca certa e específica para este tipo de superfície. Voltei aqui só pra contar como faz uma grande diferença usar o material adequado :) Aliás, os ícones da embalagem já avisam que ela pode ser usada com azulejos e vidros.

Foi difícil de achar, nem todas lojas de material de construção trabalham com “broca diamantada” (este é o nome do segredo). Comprei a minha na Casa das 3 Meninas, em Santa Cecília. A de 4mm diâmetro custou R$ 14 (dez/2013) – existem mais grossas, mas para o tipo de projeto que eu faço achei que essa era a mais indicada.

Aproveito para compartilhar algumas dicas que o vendedor gentilmente me explicou na loja:

1) Nunca usar a broca diamantada no “modo martelo”. Pra falar a verdade, apesar de usar furadeira faz tempo, nem sabia que isso existia, por isso deixo a foto aqui. Neste modo, a furadeira trepida que é para ajudar a furar uma superfície dura ou trabalhos pesados com mais facilidade – por exemplo, furar o concreto com mais eficiência. Porém se usar este recurso com sua querida broca diamantada, você corre o sério risco de destruí-la!

Broca diamantada

2) Ou seja, use sempre no “modo furadeira” que não tem erro :)

Broca diamantada

3) Tenha água por perto para molhar o local do furo. Pode ser uma garrafa PET furada, eu usei essa garrafinha plástica com bico dosador.

Broca diamantada

Explicando… a água é mais um recurso para diminuir a temperatura e fricção, e por consequência prolongar a vida deste tipo de broca (se bem que ele comentou que isso também vale quando estiver usando uma broca de vídea).Você só vai precisar de gotinhas de água para transformar o pó que sai em uma pasta.

Broca diamantada

Não deixe ficar um pó seco porque isso é ruim!

Broca diamantada

E com isso – tcharã! – eu consegui furar perfeitamente um azulejo em menos de um minuto!!

Broca diamantada

Recomendo se você for um dos meus, que quer furar de tudo pela frente. Vale a pena investir em um acessório certo!

—–
UPDATE
Uma última dica, que veio de nossos fãs no Facebook: No vidro ou quando a porcelana for curva sempre é bom fazer uma marcação com uma punção bem de leve primeiro pra ponta da broca não escorregar. E sempre furar em baixa rotação.

12 ZigZags
  1. 11 de dezembro de 2013 às 19:19

    Quero, agora!

    Responder
  2. 11 de dezembro de 2013 às 20:13

    Aaaah! Que delíciaaa! Quero furar minhas canecas agora!! Hahaha :)
    Vou já procurar essa maravilha por aqui! ^^

    ;**

    Responder
  3. Selma disse:
    11 de dezembro de 2013 às 23:23

    Achei muito boa dica! Um abraço

    Responder
  4. Sueli disse:
    11 de dezembro de 2013 às 23:54

    Tenho um pavor inexplicável de furadeiras, mas gostaria de perdê-lo e conseguir fazer coisas lindas que tenho visto em alguns blogs. Mas o que fazer se o pavor é maior que eu?

    Responder
  5. Graziela disse:
    13 de dezembro de 2013 às 22:07

    Tenho uma pergunta diferente…… qual aplicativo vc utilizou para escrever e colocar as setas nas fotos? Obrigada,

    Responder
  6. Ramon Abreu disse:
    15 de dezembro de 2013 às 14:58

    Meninas, adorei a dica da broca diamantada! Mas falando sobre o assunto, o modo martelo só pode ser usado com a broca de vídea, esse modo e essa broca são para uso exclusivo em paredes e concreto. Ferro e madeira, deve ser usado broca comum, sem vídea e no modo furadeira, pois não pode haver trepidação! Já rachei muita madeira até meu pai me ensinar que o modo furadeira é o correto!

    Responder
  7. joana azeredo disse:
    24 de maio de 2014 às 12:56

    Ola gostei muito da informaçao é possivel cortar vidros com esta broca??Sera que consigo comprá-la pela internet?? Te agradeço muito pela gentileza de compartilhar estas informaçoes!!

    Responder
    • Claudia disse:
      28 de maio de 2014 às 12:48

      A embalagem diz que serve para furar vidros, tem até o desenho da taça. Pessoalmente, prefiro comprar em loja porque posso conversar com o vendedor e achar o modelo ideal para o que estou precisando. Mas tem na internet também, achei aqui alguns modelos mas não conheço este site http://www.delupo.com.br/abrasivos-e-cortes/corte/broca-diamantada

      Responder
  8. José Alcides disse:
    25 de agosto de 2014 às 20:36

    Para conhecimento geral informo que broca é um instrumento rotatório provido de laminas que promove desbaste do material, já a “Ponta Diamantada” é um instrumento rotatório que tem o diamante como abrasivo e promove desgaste. Isto posto fica mais fácil procurar no comércio de ferramentas e também em lojas de materiais odontológicos que vendem tanto pontas como brocas de diâmetros menores

    Responder
    • Claudia disse:
      25 de agosto de 2014 às 22:32

      Explicação muito boa. Obrigada pela contribuição.

      Responder
  9. Beth disse:
    30 de abril de 2016 às 08:30

    AHAAAA!!Agora sim,se preparem que lá vem estória!!

    Responder
  10. Tânia Sampaio Pereira disse:
    29 de maio de 2016 às 15:15

    Um luxo de tutorial! Ai se todos fossem assim… Muito obrigada!!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»