12 fev 14
casa craftcostura
DIY: Bandeirolas decorativas em tecido
por Andrea

band_abre1

Vamos bandeirolar? Aposto que você já viu estas simpáticas bandeirinhas em forma de triângulo colorido por aí.  Apareceram de mansinho e já viraram febre decorativa. São super versáteis pois enfeitam a parede da festinha, o quarto do baby e a casa de muito adulto por aí. Fiz este set em uma tarde, para o quarto de bebê menino de uma amiga e me empolguei. Foi a desculpa  que faltava para  retomar de vez minhas costuras que andavam meio paradas por falta de tempo.

band9

Hoje vou ensinar a fazer a versão costurada, tradicional e mais duradora. Mas se a sua praia não é a costura, invista na versão vapt vupt das bandeirolas. Como? Basta usar cola de tecido no lugar da costura. Não tem desculpa para não fazer. Vamos ver?

band13

A parte mais legal, para mim é escolher os tecidos que vou usar. Ó duvida! Eu prefiro ficar dentro de uma paleta de cores frias ou quentes. Mas regras existem para ser quebradas no mundo do craft, lembrem-se disso ;). Então, tá liberado brincar com a paleta de cores e estampas. Aproveita para usar retalhos de cores interessantes que sobraram de outros projetos. O segredo é pensar em estampas e cores legais para cada ocasião.

Você  vai precisar também  de alguns metros de viés largo, alfinetes e uma tesoura ou cortador circular. E máquina de costura, claro – ou cola de tecido.

band1

Risque um molde em formato de triângulo em um papelão grosso e corte. Para bandeiras com tamanho final de 16 cm de altura X 16 de largura usei um molde com 17cm  de largura X 17 de altura – para uma margem de costura de 0,5 cm. Acho que é um tamanho legal para se usar na decoração mas, fica a seu  critério  bandeirolar em um tamanho maior ou menor.

band2

Para fazer um set de 9 bandeiras dupla face cortei 18 triângulos de tecidos em estampas variadas usando o molde. Se quiser mais comprida é só cortar mais, à vontade!

Faça duas filas com 9 cores de tecido cada, na ordem que quiser montar. Cortei os meus triângulos com um cortador circular e base de corte. Facilita a vida, viu? Mas a boa e velha tesoura de tecido (bem amolada) também faz o serviço.

band3

Agora vá montando pares de bandeirolas na ordem, começando pela direita ou esquerda de ambas as fileiras. Coloque cada par lado direito com direto da estampa e alfinete, para facilitar na hora de costura. Lembre-se que uma boa alfinetarem é o caminho para costura sem suadeira! Faça o mesmo com todos os pares.

band4

Costure as duas laterais, deixando uma margem de 0,5 cm. Deixe a parte superior da bandeira aberta. Repita com todos os pares de bandeiras.

band5

Ainda pelo avesso, corte a potinha de cada bandeira com cuidado, para não pegar na costura. Isso evitará que a sua bandeira fique com um volume na ponta. Queremos bandeirolas pontudinhas :)

band6

Elas foram costuradas do lado avesso, certo? Agora desvire as bandeirolas para o lado direito, acertando bem a ponta com ajuda de um lápis ou palito. Elas ficarão assim meio estufadinhas! Hora de colocar o ferro de passar em ação e passar as costuras bem esticadinhas.

band7

Por fim, pregue as bandeiras no viés. Deixe sobrar bastante viés nas duas laterais no indicio e no final da tira. E na hora de pregar os triângulos pode ser uma bem ao lado da outra ou deixar 2 cm entre cada uma, como eu fiz.

Minha dica é alfinetá-las no viés, para que não se mexam na hora de costurar.

band12

Aqui estão as minhas bandeirolas prontas! Um projeto legal para quem está começando a mexer na máquina de costura. #alfineteévida

band8

E, como falei no início do post, vale fazer a versão express é usar cola de tecido no lugar da costura.

Eu vi gente que pendurou um sininho em cada ponta ou um botão entre uma ou outra. Dá para pirar e inventar coisas diferentes com estes triângulos!

Decida qual é a sua e mãos à obra. Me contem como ficaram as suas bandeirolas!

9 ZigZags
  1. 12 de fevereiro de 2014 às 10:16

    Fácil e muito giro para fazer. Estou a pensar decorar a minha cozinha também :). O próximo DIY podia ser aqueles penduros com galinhas/passarinhos :).

    Responder
  2. Renata fermont disse:
    14 de fevereiro de 2014 às 12:31

    Amei meninas, vcs sempre surpreendendo com muita fofura. Beijos.

    Responder
  3. Lan Succi disse:
    15 de fevereiro de 2014 às 18:15

    Fofíssimas. Bom projeto pra eu “enfrentar”, agora que regulei minha máquina e comprei um pé calcador que ajuda muito. Parabéns Andrea e obrigadinha pelo PAP. Ah!… o tecido de “pois” e o de “abelhinhas” estão uma graça. Bjinho.

    Responder
  4. Thalita disse:
    05 de março de 2014 às 11:06

    O melhor P.A.P. Ever! Vou inaugurar minha máquina fazendo!

    Responder
  5. Vania disse:
    07 de março de 2014 às 14:20

    Oi meninas, fiz esse projeto junto com a minha sogra e amamos o resultado final! O quartinho do meu filhote ficou demais!

    Responder
  6. Maria ines disse:
    15 de março de 2014 às 21:31

    Adorei! Irei fazer!
    Bjs queridas.

    Responder
  7. César disse:
    01 de julho de 2014 às 18:21

    Olá, você poderia me informar o nome desta fonte que aparece na primeira foto?
    Obrigado.

    Responder
  8. 25 de junho de 2015 às 16:58

    Adorei o pap, vou tenta fazer me pareceu tão fácil.
    Bjos e obrigada por ensinar.

    Responder
  9. Renata disse:
    01 de junho de 2016 às 14:11

    Oie! Acompanho vocês há um tempão, mas acho que é a primeira vez que comento. Fiz essas bandeirolas que ficaram muito fofas! Amei o projeto, obrigada pelas dicas! Beijocas

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»