19 mar 14
casa craft
Casinha de madeira versão 2014
por Andrea

casa_abre

Você lembra destas casinhas de madeira? Quem foi criança nos anos 80 com certeza teve uma! Eu tive e lembro muito bem da minha. Era um condomínio aberto, cheio de bichos feitos com bola de gude e miniaturas de perfumes do Boticário, todos itens ‘must have’ entre a garotada da época.

Infelizmente a minha primeira casinha de madeira se perdeu com as mudanças, mas ficou na memória. Foi então na há algumas semanas ao visitar uma loja de coisas velhas vintage dei de cara com esta belezinha direto do túnel do tempo. Sem pensar muito arrematei por um precinho super amigo e é claro, já pensando em uma reforma no melhor estilo DIY.

Seria digno trazer a boa e velha casinha de madeira para o ano 2014? Ou certas coisas devem ficar preservados no passado e permanecer apenas na memória? Está lançado o desafio.

casa2

A minha casinha estava bem detonada e suja. É feita com ripas de madeira mesmo e não mdf como algumas casinhas atuais que existem para comprar.

Registrei como fiz a pintura pois achei que seria útil para quem quiser saber como dar um up em qualquer pequeno objeto de madeira crua como caixinhas, bandejas e outros. Sou do time que acha que sempre dá para dar uma vida nova a coisas velhinhas desde que tenham uma boa qualidade.

casa1

Usei poucos materiais, a maioria tinha em casa, exceto as tintas para artesanato que comprei por R$ 3,00 cada pote.  Ah, estas que usei são foscas. Decidi que minha casa seria branca e amarela :). Dei uma boa limpada com pano úmido e deixei secar bem antes de partir para a reforma.

casa3

No caso de madeira a preparação é tudo #fundamento. Comecei lixando bem a casa, prestando atenção para retirar todas as rebarbas e partes ásperas. Se a peça estiver muito detonada ou tiver tinta antiga, comece com uma lixa mais grossa e depois passe a fina por cima para dar um bom acabamento.

casa4

Lixei com carinho as pontas onde a madeira estiva mais áspera. Ao terminar, limpei com uma pano seco para tirar todo o pó.

casa5e7

Coloquei a tinta num pires e com o rolinha, passei a primeira demão de tinta. O rolinho é sem dúvida a melhor que o pincel neste caso pois cobre melhor e não deixa riscos na madeira. Recomendo investir em um!

Como podem ver a primeira demão não cobriu muito bem, tive que passar uma segunda demão bem grossa para conseguir deixar a madeira realmente branca. Se precisar passar três vezes, se joga!

casa6

No caso de um objeto cheio de cantos como a casinha é imprescindível usar um pincel chato para conseguir cobrir com tinta os cantinhos que o rolinha não alcança. Deu um trabalho razoável pois como podem ver, a casinha é super compartimentada.

casa8

Por último, com a base branca já bem seca, parti para a pintura da fachada amarela – a parte mais legal :). Com o mesmo pincel que usei para os cantinhos passei duas camadas de tinta amarela  por toda a frente da casa.

Ufa, e a vontade de colocar na parede já ? Mas é importante esperara secar bem…. Paciência…. Ommmmmm.

casa10

Coloquei na parede do meu home office/ craft room e já arrumei alguns moradores para a casinha de madeira versão 2014. No lugar dos bichinhos de bola de gude, miniaturas de costura e outros badulaques que vou ajuntando por aí.

Agora tenho uma casinha de madeira… De novo! Um pouco de boa nostalgia não faz mal a ninguém ;).

 

12 ZigZags
  1. Renata disse:
    19 de Março de 2014 às 15:24

    Adorei a ideia. eu ainda tenho a minha casinha guardada e agora fiquei com vontade de reforma-la pra abrigar as bugigangas que eu trago de viagem!

    Responder
  2. Cassia disse:
    19 de Março de 2014 às 17:14

    Tenho ainda duas. do tempo de criança. Amo elas… e acho que chegou a hora de colocar na parede de novo…

    Obrigada pela lembrança boa..

    Responder
  3. Solange disse:
    19 de Março de 2014 às 18:09

    Nooosssaa!!! deu saudades mesmo! Fiz para a família inteira, algumas com direito a janelinhas com cortina de pano e rendinha. Aí colava flores secas para parecer jardineira.
    Ficou muito lindinha , e amarelo é a cor da alegria! Animadas prá fazer mais coisas bonitas?

    Responder
  4. Lan Succi disse:
    19 de Março de 2014 às 21:14

    Puxa…foi longe buscar essa inspiração :D Não no teu caso, mas no meu…
    Eu tinha uma casinha no meu quarto, onde colocava minhas fofoletes e bichinhos de bolinha de gude com epóxi e uma plaquinha,lembra? Não sei que fim levou. Ficou muito charmosa a tua. Hoje as lojas abundam em miniaturas crafts, não é! Aliás, parabéns pelo dia do artesão, a você e Claudia. Bjinho
    Lan Succi

    Responder
  5. maria do socorro disse:
    19 de Março de 2014 às 23:26

    Saudade…..eu sempre quis ter outra casinha cheia de coisinhas…. como era linda a minha casinha…..(do quarto da minha filha) claro…..

    Responder
  6. Monise disse:
    20 de Março de 2014 às 00:19

    Andrea, que trabalho fofo! Nossa, essas casinhas eram objeto de desejo… Amei ver a Pocket Macumba exposta ali nesse espaço tão bacana! Beijão

    Responder
  7. Claudia Miguel Romstad disse:
    20 de Março de 2014 às 12:49

    Que bacana!!

    Responder
  8. Claudia Miguel Romstad disse:
    20 de Março de 2014 às 12:50

    Muito bacana!

    Responder
  9. Marta Chan disse:
    20 de Março de 2014 às 19:20

    Deste uma nova vida a casinha. Eu sou apaixonada por coisas velhas ou o termo mais bonito agora utilizado vintage e penso que ha coisas que nao devemos tocar pois estao ali paradas no tempo, outras podemos dar um restauro e outras devemos mesmo pintar e mudar…. depende muito do objeto em si, a sua historia e valor.
    Podem postar mais sobre diy e vintage juntinhos que adoro demais!

    Responder
  10. Marcela disse:
    21 de Março de 2014 às 14:06

    Fofa demais que ficou.

    Responder
  11. 21 de Março de 2014 às 15:11

    Também tinha e cheia de bichinhos de bola de gude… quero uma também.

    Responder
  12. 19 de Maio de 2014 às 11:59

    Amei tanto a ideia que acabei de arrematar uma no Mercado Livre por 37 reais com frete! É tipo a sua, “vintage”… Bjos

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»