02 abr 14
costurareciclagem
DIY: porta-trecos de bicicleta
por Claudia

Bolsa para bicicleta

Faz umas semanas, publiquei aqui no Superziper uma capa de almofada feita com uma camisa que eu não usava – quem não viu, clique aqui para acompanhar o processo! Acontece que eu usei só uns 50% da camisa e sobrou muito tecido. Tudo irregular, claro! Manga, gola, muitos recortes e costuras. Mesmo assim, guardei.

Bolsa para bicicleta

Na verdade, não guardei no armário – deixei ele jogado no sofá. De vez em quando eu pegava aquilo e ficava pensando se ainda renderia alguma coisa. Xadrez tão bonitinho, dó de jogar fora. Daí que um dia veio a luz e pensei que os três botões da parte de cima ainda poderiam servir de “fecho” para uma bolsa ou algo parecido. E a maior sacada… a gola poderia virar uma alça! Afinal, já estava costurada em um ponto estratégico :)

E foi assim que nasceu essa bolsinha para guardar meus trecos de bicicleta. Eu estava precisando mesmo organizar as coisas que preciso levar quando vou pedalar. Se não fica sempre aquela correria, tudo espalhado, tendo que lembrar o que levar e onde está guardado.

Como foi um projeto de impulso, pensei e costurei, não fotografei o passo-a-passo. Então fiz uns desenhos que explicam como fazer esta mágica. O projeto é mega simples, mais um super recomendado para costureiras iniciantes.

Bolsa para bicicleta

Mais algumas coisinhas pra contar:
– neste corte, só usei a parte da frente da camisa
– poderia ter descosturado e recosturado a gola de padre para dar um melhor acabamento, mas só cortei o tecido em volta mesmo, ou seja, ficaram uns fiapos, mas pra mim não é problema
– o tecido era super fino, então costurei um forro por dentro
– os três botões servem de fecho, mas não é uma vedação completa. Como estou usando para objetos grandes/volumosos, não devem escapar pelos espaços. Para este uso também não é um problema
– fiz as costuras à máquina, mas também poderia ter feito à mão. Use o que você tem!

E, para quem ficou curioso, mostro o que eu levo na bolsinha:

Bolsa para bicicleta

Pra terminar, vou contar um segredo! Ainda não descartei o resto da camisa. Tenho duas mangas e uns retalhos que ainda podem render mais um ou dois projetos, rsrs. Isso me lembrou de um texto que li esses dias da Neide Rigo, do Come-se, que tinha fez várias extrações da polpa antes de jogar fora o bagaço da jaboticaba.

1 ZigZag
  1. Silvia Orchidea disse:
    03 de Abril de 2014 às 08:47

    Bom dia!!
    As mangas podem render um porta pão ou um porta saquinho para lixo. Retalhos? Fuxico, flor para aplicar, paninho para bandeja.
    Superziper é show!
    Abç.
    S.O.
    Rio

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»