03 abr 14
outros bla bla blas
Passeio pela Brazil Patchwork Show 2014
por Andrea

tecido3

E foi dada a largada para a maratona das feiras de artesanato 2014! Começou ontem aqui em São Paulo mais uma edição da Brazil Patchwork Show, lá no Centro de Convenções Frei Caneca. Fui até lá conferir as novidades, encontrar amigas para colocar o papo em dia e, claro,  aproveitar para dar uma garimpada. Estar cercada de paninhos lindos é uma tentação para qualquer caráter e eu não sou de ferro – embora meu acervo só aumente.

Como era o primeiro dia, tinha uma filona para entrar. Me parece não houve pré venda de ingressos então o jeito era comprar na hora. Será tanta vontade de chegar primeiro e conseguir arrematar os tecidos mais disputados? Lá dentro idem, em alguns estandes era difícil circular e até pagar. Apesar disso a movimentação nos corredores estava tranquila, ufa! Dá sim para visitar na boa, gente.

tecido_abre

Se você faz ou quer começar a fazer patchwork e costurinhas em geral uma feira assim é um prato cheio para garimpar tecidos de algodão. Alerta fabric descontrole no máximo! Tem muita variedade estampas, tanto nacionais como importados. O preço é praticamente igual a fora da feira, tirando uma promoçãozinha ou outra, mas a vantagem é encontrar muita variedade em um só lugar.

Muitos estandes vendem os já famosos ‘rolinhos’ ou pacotinhos de tecido já cortados, basta saber garimpar cores e estampas legais. São ótimo para montar um acervo de estampas para seus futuros projetos. E também para achar tecidinhos básicos, lisos, poazinhos, listrinhas, florzinhas aquelas estampas que são coringas nas composições modernas. A textura dos tecidos também varia muito. Você encontra tanto o algodão mais encorpado, característico dos tecidos americanos, como tricoline nacional mais fino. O bom é que tem para todos os gostos.

estampas3

Cliquei as estampas que mais me chamaram atenção. Seleção totalmente baseada no meu gosto pessoal, ok ;) ?. Desculpe mas não lembro a procedência de todos eles, se vocês souberem ou acharem algum crédito errado, por favor me avisem ;).

Adorei o tecido importado de elefantes. Este florais  da boto logo abaixo não são novidade, acho que já vi vendendo em outras edições mas desta vez os tons de rosa, amarelo e verde me encantaram.

estampas1

Minha estampa TOP favorita da feira são estas com temas Londres!  Todo mundo estava louco por elas que é, na verdade, um trio – a estampa de bandeiras que não apareceu na foto. Acho que vão acabar logo, visto o grau de empolgação da mulherada. É um tricoline nacional que achei no estande do Clube dos Paninhos e em vários outros. Very british indeed!

Também adorei as estampas ‘modernas com carrinha antiga’ nos tecidos nacionais da Cris Mazzer a venda na Poá Paninhos.

Desta vez não curti tanto os tecidos importados. Achei que estavam caros e os nacionais apareceram com estampas bem legais. Será que a febre dos importados ficou pra trás?

estampas2

Estes xadrezes, da Casa Belem são mais grossos, uma espécie de lonita, para decoração. Estavam meio escondidos, as  cores, qualidade e textura eram ótimas.

Eu virei fã dos composês e cartela de estampas da Cris Mazzer. Numa feira cheia como esta, facilita a vida escolher os tecidos já assim combinadinhos, por cor e estampas.  Não era a toa que este era um dos estandes mais cheio.

favo4

Também vi muito tecido nesta pegada de azulejo colonial. Pelo visto a tendência azul e branco também chegou nos tecidos pata patchwork. Vocês gostam?

fada3

Mas nem só de tecidos vive a feira. Também tem muito produto pronto, material e máquinário para quem costura. Vi muitas bonecas fofas, com projetos e moldes para fazer em casa. Estas bailarinas são da Amelie.

fada1

Mini Tildas anjinhas da Nanatoys, no estande da Ana Leal.

colegos_lugastal

Coelhos para lembrar que a Páscoa já vai chegar, da Lu Gastal.

carimbos

Estes carimbos para tecido são do Atelier das Artes, que bate ponto nas feiras de artesanato. Desta vez elas trouxeram desenhos novos que podem virar etiquetas de tecido para as suas criações. Uma ótima sacada!  O segredo para carimbar com definição? Espalhar bem a tinta (de tecido) com um rolinho de espuma e passar no carimbo, sem encharcar.

serenissima

Mais fofurices com um perfume vintage, do Atelie Sereníssima, no estande da Ana Leal.

make

O sempre presente e querido estande da Revista Make, da nossa parceira Rita Paiva, abusando das cores e com beringelas voadoras que esqueci de fotografar.

milacamila_abre

Trabalho em chochê de malha que sempre surpreende, desta vez as corujas com olhos arregaladíssimos deram o tom dos agulheiros e cachepôs. 

milacamila

Cachepôs de crochê da Milacamila de Botucatu, no estande da Casa de Vovó. Sou suspeita pois amo crochê de malha.

cogu

Para terminar, uma fofura que estava pendurara na porta de um dos estandes.

Gostaram do meu tour? Tinha muito mais…. para encher os olhos e  esvaziar os bolsos. Eu até que resisti as tentações e comprei alguns tecidinhos de estampas básicas para patch e um daqueles alfineteiros com ímã super power ultra forte.

Acho que se pudesse  ficaria mais tempo e daria uma volta pela feira de Scrapbook que rolava no andar de baixo (olha a oportunidade, 2 feiras no mesmo lugar) meus pés aguentaram apenas 3 horas.

A Patchwork Brazil show vai até o dia 05, confira todas as informações no site. 

Centro de Convenções Frei Caneca
R: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo – SP – Brasil
Próximo ao Metrô Consolação Ver mapa 

De quarta a sexta: das 13 às 20 horas.
Sábado: das 11 às 17 horas

Ingresso R$ 14,00.

Se você foi nesta edição me conta quais foram os seus achados!

11 ZigZags
  1. 03 de Abril de 2014 às 14:38

    Amei ver a feira através do seu olhar!! Amanhã será a minha vez de ir até lá e espero que ainda tenha os tecidinhos da Cris Mazzer (adoro suas estampas)!! Um abraço.

    Responder
  2. Nubia disse:
    03 de Abril de 2014 às 15:18

    Amei ver a feira por aqui. Tecidos com estampas novas e lindas, entre muitas outras coisas.

    Responder
  3. 03 de Abril de 2014 às 16:39

    Oi, Andrea!
    Eu visitei também só a feira de Patch, também na 4a feira. (Pena que a gente não se encontrou!)
    Comprei tecidos lindos da Cris Mazzer e na Casa Belém comprei dois tecidos importados com estampas bem orientais (e com detalhes dourados, um luxo só).
    Eu e uma amiga chegamos às 17 horas e ficamos por lá até umas 19h30, o movimento estava super tranquilo!
    Beijos!

    Responder
  4. Rita disse:
    03 de Abril de 2014 às 17:50

    Com muita pena de estar longe e não poder ir mas muito feliz de ver a feira através do teu olhar. Obrigada mesmo. Vais mais algum dia? Se sim faz mais um post. Adorei.

    Responder
  5. 04 de Abril de 2014 às 00:29

    Amei as corujinhas! e quero um carimbo personalizado também! Tem alguma dica daonde faz? uma loja virtual… igual ao de vocês! Ganhei o mimo do sorteio e notei a folha carimbadinha! muito fofo!

    bjos

    Responder
  6. 04 de Abril de 2014 às 07:11

    Amei, obrigada por compartilhar conosco as maravilhas que você viu! Só assim eu que moro longe, posso ter idéia da beleza que é esta feira. Se fores outro dia, por favor, nos leve com você através de suas fotos. Mais uma vez , muito obrigada.

    Responder
  7. Kika disse:
    05 de Abril de 2014 às 12:57

    Olá, Andrea, tudo bem? Muito bacana ver a feira sob o seu olhar.
    Teve pré-venda sim, vendemos ingressos antecipados no ateliê, mas tirando alunas, clientes e pessoas que moram por perto, a maioria acaba deixando para comprar na hora mesmo, e como os primeiros dois dias costumam concentrar as caravanas do interior, a Brazil Patch sempre começa com filonas. Mas fora os horários de abertura, o movimento está bem distribuído.
    Quanto aos tecidos, (a foto do tecido de elefante é do nosso estande) este ano levamos menos importados, só os lançamentos mesmo e estão saindo bastante. Mas os tecidos nacionais em packs de 2 e 4 tecidos combinando e os tecidos digitais estão vendendo ainda mais.
    Bjs
    Ateliê Ida e Kika

    Responder
  8. Andrea Riserio disse:
    06 de Abril de 2014 às 18:18

    Visitei no sábado de manhã e achei bem tranquila a feira. Tinha bastante promoção mais muita coisa já havia acabado. Aproveitei para comprar um ferrinho de passar para usar nas futuras criações de patchwork, uma manta para estruturar bolsas (um achado! ) e mais umas fofuras da feira de scrapbook. Sempre bom acompanhar as novidades e encontrar tudo no mesmo lugar, valeu a pena! Bjs

    Responder
  9. Sabrina disse:
    30 de julho de 2014 às 13:32

    Adorei as novidades da feira… os tecidos são lindos!!!
    Gostaria de saber mais ou menos os preços da tricoline nacional… seria possível?
    Muito obrigada, um abraço!
    Sabrina

    Responder
    • Andrea disse:
      31 de julho de 2014 às 11:50

      Depende muito do fabricante mas o metro sai em torno de R$ 15,00. bjs

      Responder
Deixe seu Comentário

«
»