10 abr 14
inspiração
Superziper visita: Exposição Panos, Sesc Bom Retiro
por Claudia

Panos Sesc Bom Retiro

Domingo dei um pulo no Sesc Bom Retiro e aproveitei para conferir a exposição ‘Panos, usos e costumes’, que estreou recentemente por lá. É uma exposição que tem de tudo um pouco. Imagina quanto assunto o tema ‘panos’ pode render… Então quem organizou optou por mostrar como eles são importantes na história da humanidade e como estão presentes entre nós, apesar de todas as modernidades do dia a dia. Aliás, o fato de ter sido organizada na unidade do Bom Retiro é proposital, bairro de São Paulo historicamente conhecido pelas confecções.

Fotografei o que mais gostei para mostrar aqui. Eu sugeriria o deslocamento não apenas pela exposição, mas para conhecer o Sesc Bom Retiro, que é relativamente novo (inaugurou em agosto de 2011). Vale conferir a agenda de shows e teatro. Se interessar alguma coisa, já aproveite o passeio para ver a exposição antes do evento, algo assim.

Reparem que a exposição se espalha pelos vários andares da unidade e ocupam os vários espaços. Tem tecido até no teto, me lembrou tendas de beduínos. Como o tema são usos e costumes, há um setor que exibe os panos como vestimenta.

Panos Sesc Bom Retiro

Mas eu gostei mesmo deles na cabeça – os arranjos e amarrações são lindos e complexos. O azul, meu favorito, é um lenço dos anos 1940. O outro é um pano de Chichicastenango (Guatemala).

Panos Sesc Bom Retiro

Nos corredores, eles fizeram essa brincadeira sensorial, de passar por um degradê de cores e texturas. Não esqueceram do varal. Quem nunca pendurou um pano assim? No catálogo, o Sesc diz que é uma exposição interativa. Além do telão na sala dos manequins, na biblioteca há uma mesa computadorizada para você ler mais. Mas são só alguns parágrafos. Eu particularmente anotei os temas que mais me interessaram e vou procurar na internet.

Panos Sesc Bom Retiro

Isso aqui foi uma das coisas que mais gostei de ver – a obtenção do fio. Primeiro com a lã. Lindas texturas e variações. Um fio industrializado fica até sem graça perto de um assim, todo irregular.

Panos Sesc Bom Retiro

Mas foi a seda que me impressionou. Nunca tinha visto ao vivo o casulo do bicho da seda e nem o fio assim tão fininho. As fotos mostram a delicadeza do material.

Panos Sesc Bom Retiro

Esta cartela de tingimento natural também é inspiradora. Para quem faz em casa, fica a dica das misturas.

Panos Sesc Bom Retiro

As etapas da trama, no tear, fazem pensar… e dar valor ao trabalho (e criatividade) de quem faz pano manualmente!

Panos Sesc Bom Retiro

Na seção de enfeites, blocos de madeira para impressão da Índia. E ao lado, a técnica japonesa chamada ‘shibori’, enfeitado com nozinhos de linha, marcando as áreas que não serão afetadas pelo tingimento.

Panos Sesc Bom Retiro

A escova de madeira é para pentear lã e algodão. E mais exemplos de tramas e trabalhos geométricos. Muita coisa da América Latina. Aliás, este marrom bordado, é arte indígena do Peru (etnia Shipibo) – o pano primeiro é estampado em preto para marcar os desenhos e depois enfeitado com bordados.

Panos Sesc Bom Retiro

Antes de ir embora, reparem nos painéis que foram colocados do lado de fora. São fotografias de bordados feitos em tecido, com frases que brincam com a palavra pano, como ‘dar pano para manga’ ou ‘por baixo dos panos’.

Panos Sesc Bom Retiro

Vai lá!
Exposição Panos – Usos e Costumes
Até 25 de maio
De terça a sexta, das 9h às 20h30
Sábados, das 10h às 18h30
Domingos e feriados, das 10h às 17h30
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185
Telefone: (11) 3332-3600

2 ZigZags
  1. Marta disse:
    11 de Abril de 2014 às 09:23

    Reconheci logo os trajes da guatemala, sao unicos! Quando la estive fiquei encantada com o pais, onde 50% da populacao ainda e maia.

    Responder
  2. Eliana disse:
    11 de Abril de 2014 às 15:48

    Adorei!Já copiei a dica no meu blog,obrigada,bjs

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»