26 maio 14
casa crafttricô e crochê
Porta barbante com tampa de crochê
por Andrea

vidro_porta-barbante

Já pensou em reaproveitar embalagens de vidro com formato legal para embelezar sua casa ou o seu ateliê? Nós gostamos tanto de pensar em novos usos para eles que a vida secreta dos potes de vidro já virou tema recorrente aqui no blog. Tantas possibilidades para transformar estas singelos potinhos que acabariam no lixo….

Fique de olho em potes com formato legais que aparecem por aí. Um clássico que já virou cliché, é o pote de geléia Bonne Mamma com sua tampa xadrez. Mas convenhamos, a geléia francesa é cara e já existem outros tão legas quanto e que pesam menos no bolso. Há pouco tempo descobri estas pontinhos de iogurte sem Lactose da Danúbio. Levei, claro, já pensando no que fazer com estas fofuras.

Decidi fazer  porta barbantes para colocar aqueles fios que merecem um lugar especial no ateliê. Ou barbante comum mesmo, para pacote, afinal num display bonito tudo fica mais fofo. O toque craft fica por conta do crochê que cobre as tampinhas e esconde a logomarca. Te mostro como fazer!

IMG_7915

Separe martelo, prego, agulha de crochê e fios coloridos para crochê ou tricô de bebê. Qualquer restinho de lã serve! Lave bem os pote se retire os restos de cola do rótulo. Se não sair com água, uma boa dica é usar removedor.

pote_prego copy

Primeiro fure a tampinha com um prego. Ache o o centro da tampa e marque com uma caneta. Apoie a tampa numa base, usei uma cortiça mas um paninho grosso serviria. Perfure de um lado e dê batidas do outro para assentar rebarbas da tampa, se sobrarem.

croche_tampa copy

Para crochetar a capa da tampinha basta saber fazer ponto baixo e alto! Não há uma receita certa, basta ir corchetando em círculos de acordo com o tamanho da sua tampinha.

Receita, pero no mucho

Comece fazendo 8 correntinhas. Feche formando o círculo central.

Depois com pontos baixos, vá crochetando os círculos  em carreiras ao redor. Vá aumentando o número de pontos baixos a cada carreira de modo a deixar o seu círculo plano. Eu aumentei 1 ponto a cada 2 pontos até a 3 carreira e depois a cada 3 pontos a partir da 4 carreira. Feche sempre cada ferreira com um ponto baixíssimo.

Quando atingir a largura da tampa, faça a borda com pontos altos, diminuindo o número de pontos a cada 3 ou 4 pontos da carreira. Isso fará com que a borda fique menor que o topo da tampa.

tampa final

Como falei não há uma receita precisa para a capa, depende muito to tamanho sua tampa. Fui fazendo, medindo e ajustando conforma necessário. No final fiz uma última carreira de pontos baixos para segurar a borda. Coloque a ‘touquinha’ na tampa.

IMG_7947

IMG_7945

Coloque barbante dentro do seu potinho e puxe o fio pelo furo central.

IMG_7936

Agora, quando precisar, é só puxar se servir!

IMG_7941

Espero que goste da ideias comece a enxergar potencial criativo nos potes de vidro ao redor. Não faz crochê? Tudo bem, pinte a tampa com tinta spray ou decupe com tecido. Potes no lixo nunca mais!

6 ZigZags
  1. Édina disse:
    27 de Maio de 2014 às 08:24

    Andrea, bom dia, me socorre! Eu amei esse DIY e estou louca pra fazer um desses pra mim, mas eu não entendi muito bem esse trecho: “Eu aumentei 1 ponto a cada 2 pontos até a 3 carreira e depois a cada 3 pontos a partir da 4 carreira.”
    Você me indica algum tutorial ou vídeo pra eu aprender como aumentar o número de pontos a cada carreira? Obrigada, =)
    Beijocas

    Responder
    • Andrea disse:
      28 de Maio de 2014 às 09:55

      Oi Édina! Estes aumentos ocorrem porque para o circulo ficar plano é preciso aumentar os pontos a cada carreira. Quantos aquando depende muito da sua tensão de ponto e do tamanho do circulo que você quer fazer. Este video explica bem quando e como fazer os aumentos https://www.youtube.com/watch?v=8AZtmr3acEk . Espero que ajude! bis

      Responder
  2. wilikeit disse:
    27 de Maio de 2014 às 20:31

    Adorei a ideia do crochê que cobre as tampinhas, uma ideia muito simples de fazer mas também criativa.

    Responder
  3. rosana portela disse:
    15 de julho de 2014 às 22:07

    tenho um sonho de aprender a dazer croché mas nunca encontrei alguém para me ensinar nao sei como começar.Snifff

    Responder
  4. Milli Narducci Leite disse:
    06 de outubro de 2015 às 11:38

    Adorei a ideia! Muito bom! Ótima!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»