04 jul 14
costura
Primeiras costurices: Bolsinha com zíper
por Andrea

bolsinha_abre

Você desejou, pesquisou muito por aí, até que  finalmente a sua primeira máquina de costura chegou! Liga, testa, aprende a fazer pontos aqui e acolá, vem aquela vontade de começar a costurar enlouquecidamente, certo? Mas por experiência própria, escolher o projeto errado pode ser meio frustrante para a costureira novata. Mas estamos aqui justamente para te ajudar :). Hoje vamos começar um série de posts com projetos bem basiquinhos e bacanas para quem é iniciante na costura.

A pedida de hoje é costurar uma bolsinha com zíper e forro, projeto que tem alguns fundamentos legais (zíper, construção, acabamentos, etc) e é ao mesmo tempo super utilitário na sua vida. Afinal, quem no mundo não curte uma bolsinha porta-tudo? São o BomBril feminino, com mil e uma  funções.

bolsinha1

Separe os materiais:

– Tecido estampado externo (2 retângulos de 17X 15 cm)

– Tecido para forro (2 retângulos de 17X 15 cm)

– Ziper 15 cm (meça apenas o comprimento dos dentes, sem as bordas laterais)

– Alfinetes

– Sapatilha para zíper

– Tesoura

– Tira lateral (opcional)

Obs1: Estas medidas são para uma bolsinha pequena, de tamanho final 15 cm X 15 cm. O tamanho do zíper vai determinar o tamanho da bolsinha! Se quiser uma bolsinha maior, com zíper maior, é só acrescentar 2 cm (1 cm de cada lado à largura do zíper) e a altura que quiser.

bolsinha2

Posicione um retângulo do tecido externo e alinhe a parte superior com o zíper, ambos com o lado direito virados ‘para cima’.

Note que o meu tecido está cortado em viés 45 graus. Não se assuste, não é necessário cortar o tecido desta forma! Usei retalhos de tecido antigo que já vieram cortados maneira. Mantive assim para aproveitá-los.

bolsinha3

Em seguida, posicione por cima deles, um retângulo do tecido de forro com o lado direito para baixo. Alinhe os três muito bem pela parte superior e alfinete, formando um ‘sanduíche’ de tecido/zíper/tecido. Se sobrarem pontas do zíper nas laterais não há problema, elas serão aparadas depois.

peziper

Agora vamos falar coisa boa, vamos falar de de sapatilhas. Vê a diferença da sapatilha de zíper comparada com a sapatilha de uso geral? Elas variam de máquina para máquina. A minha é um Singer Brilliance então a sua pode ser levemente diferente. Mas geralmente a de zíper é mais estreita, justamente para o volume do zíper correr solto pela lateral. É ela que vamos usar! Geralmente ela vem no kit da sua máquina mas você consegue comprá-la avulsa.

bolsinha4

Muita calma na hora de pregar o zíper! Primeiro abra o zíper até a metade. Com a sua sapatilha de zíper, costure em linha reta em cima do sanduíche, deixando uma margem de 0,5 cm paralela aos dentes do zíper. Na hora de passar com a sapatilha ao lado do puxador do zíper, um truque: deixe a agulha no tecido e levante a sapatilha, enfie a mão por dentro e puxe-o para a parte do zíper que você já costurou!

Confissão: Eu não tiro os alfinetes na hora de costurar, por isso gosto de usar estes alfinetes de patchwork que são bem finos e com a cabeça chata. A agulha passa por cima deles na máquina. Pode acontecer de quebrar uma agulha aqui e outra acolá mas isso nunca aconteceu comigo ainda. Gosto de costurar perigosamente ;).

Não esqueça de fazer o retrocesso no começo e no final da costura.

bolsinha5

Após a costura, vire o zíper para fora e cheque se ficou assim: tecido externo, zíper e forro com costura para dentro. É assim que deve ficar o primeiro lado da sua bolsinha. Se chegou aqui já ganha um semi parabéns!

Repita o mesmo sanduíche de tecido externo, zíper e forro do outro lado do zíper. Alfinete tudo no lugar e pregue o zíper a máquina, exatamente como fez do outro lado.

bolsinha7

Depois de costurados os dois lados você terá algo assim, um zíper no meio e dois tecidos presos de cada lado. Repare que as duas costuras ficaram voltadas para o lado de dentro, entre tecido externo e forro.

IMG_8099

Faça um pesponto por cima do tecido na parte externa, bem rente ao zíper (deixe mais ou menos 0,3 cm de distância). Eu alfinetei para manter tudo no lugar na hora do pesponto mas se preferir, passe a ferro para vincar bem. Faça pespontos dos dois lados do zíper.

IMG_8104

Agora abra a bolsinha, juntando as duas partes do forro e as duas partes do tecido externo, tecidos iguais e lado direito com direito. Alinhe muito bem as bordas e alfinete por todas as laterais.

Lembre-se de deixar uma abertura de 8 cm na base do tecido de fundo pois é por ele que a bolsinha será virada.

pendurador

Caso queira colocar uma alcinha na lateral, agora é a hora! Um detalhes opcional que dá uma ‘bossa’ a mais.

Usei uma tira de, mais ou menos 8 cm, dobre e posicione virada para dentro dos dois retângulos de tecido externo. Alfinete para ficar no lugar.

bolsinha9circulo

Usando a sapatilha de uso geral, costure em toda a borda, deixando 0,7 cm da margem. Comece e termine a costura pelo forro e deixando uma fenda aberta sem costura de 8 cm para virar a bolsinha. Na hora de costurar por cima do zíper vá bem devagar, se necessário gire a agulha da máquina manualmente nas partes mais grossas.

Com a tesoura apare todas as sobras. Apare sobras de tecido do ziper, da alcinha de tecido e dos quatro cantos forro e parte externa. Isso vai garantir que a sua bolsinha pronta não fique com volumes nas pontas.

Opcional legal: Depois da costura eu  gosto de passar um ponto tipo ziguezague em todas as  bordas para garantir que o tecido não vai desfie.

bolsinha10

Chegou a hora da virada! Pela abertura que você deixou no forro, vire a bolsinha para o lado direito.

bolsinha11

Alfinete a abertura que ficou no forro e costure por cima a máquina, deixando 03 cm da borda e assim fechando a sua bolsinha.

bolsinha13

Sua bolsinha pronta deve ficar assim. Bonita por dentro e linda por fora :).

bolsinha12

Agora que você já sabe os fundamentos, invente acabamentos e capriche nos detalhes. Puxadores de cordão são úteis e ficam fofos nos zíperes. Usei um pedacinho de sutache grosso com nozinho na ponta, ó.

bolsinha14

Esta é a minha bolinha finalizada! A alcinha e a puxadores dão fofura extra a um projeto que é bem simples.

A primeira bolsinha é sempre a mais demorada. Faça mais uma, depois outra. Depois de três você já estará craque na costura bolseira.

Outras dicas:

1. Atenção na hora de cortar o tecido. Um tecido cortado bem retinho e com precisão facilita (e muito) a costurice.

2. Alfinete, alfinete, alfinete. Nada pior que tecido se mexendo na hora da costura. Use alfinetes de cabeça pequena ou chata. Evite os alfinetes de bolinha na ponta, muito volumosos para costura a máquina.

3. Você pode aplicar uma camada de entretela colante no tecido externo para ficar com uma bolsinha mais estruturada.

4. Use uma camada de manta fina junto com o tecido externo e faça um martelassê para uma bolsa mais fofinha. Não recomendo para iniciantes pois o sanduíche grosso é mais difícil de costurar.

5. Eu usei uma tira pronta para a lateral mas fica muito legal se você fizer uma tira com o próprio tecido. Basta fazer com barra dupla e pespontar por cima.

bolsinha15

Eu não disse que bolsinhas de tecido se multiplicam rapidamente?

Se fizer a sua me conta como foi, ou melhor, me mostra como ficou e cerejas você colocou no seu bolo, ops bolsinha :).

14 ZigZags
  1. 04 de julho de 2014 às 21:36

    Ficou fofo, adorei. O que também fica legal é usar zigue zague ou um ponto decorado no pesponto, só tem que tomar cuidado com o zíper. Fica lindo <3
    Bj

    Responder
  2. Eliana disse:
    04 de julho de 2014 às 21:50

    O post veio em boa hora, bem no dia que ia encarar minha primeira necessaire com ziper, projeto do livro “Sew Darn Cute”! Só fiquei confusa com 2 coisas quando fui seguir o passo a passo de vcs: na primeira costura do ziper não diz que o forro deve ser com o direito pra baixo, mas esse detalhe tava escrito no livro que tô seguindo; fui alfinetar o “sanduiche” do jeito que vcs fizeram na foto, mas daí obviamente não consegui abrir o ziper até a metade… Tive que realfinetar tudo na horizontal. No fim das contas me ajudou mais um dos links de post abaixo desse, acho que era perdendo o medo do ziper! :-)

    Responder
  3. fernanda Rodrigues Vieira disse:
    05 de julho de 2014 às 15:44

    Muito bom!!!! Estava precisando de passo a passo de projetos fáceis!

    Responder
  4. JULIANA_SALLUM disse:
    05 de julho de 2014 às 18:12

    Adoro o site e essas dicas são incríveis para iniciantes. Vou dar mais duas dicas:
    – Quando chegar a hora de costurar toda a borda é importante dobrar o zíper para o lado do tecido de fora.
    – Para quem tem muitaaaa preguiça de alinhavar o zíper vi em um site gringo uma dica ótima e já testei: usar cola de bastão solúvel em água (cola pritt) para segurar o zíper no lugar.

    espero que essas dicas ajudem ;)
    beijos

    Responder
  5. Vera disse:
    16 de julho de 2014 às 17:10

    Ahhhhh sou uma negacao para colocar ziper, ja tinha feito outras bolsinhas mas sempre superviosinada (rainhas da costura). Segui passo a passo mas adivinha? A abertura o ziper ficou para dentro @___#. Afffff! E a paciencia para descosturar????

    Responder
  6. Carla disse:
    16 de julho de 2014 às 18:36

    Olá, adoro seus passo a passo, são maravilhosos.
    Qual o nome do tecido que você usou? Tenho um tecido igual a esse vermelho xadrez e quero muito saber o nome dele. Obrigada. Abraços.

    Responder
    • Andressa disse:
      10 de setembro de 2015 às 11:12

      estampa xadrez vichy (tecido tricoline)

      Responder
  7. 17 de julho de 2014 às 10:26

    Adorei, muito bem explicado! Só esperando minha máquina chegar pra colocar em prática!! :)

    Responder
  8. Marta disse:
    17 de julho de 2014 às 15:18

    Essa foi minha primeira “costurice” e deu muito certo. Adorei! Fiz duas necessaires: uma com entretela e uma sem e ambas ficaram boas. Espero ver por aqui outras propostas como essa para quem está dando os primeiros passos na costura.

    Responder
  9. Ana disse:
    18 de novembro de 2014 às 16:18

    Muito boas dicas!!! Há muitos anos não costuro nadinha, minha máquina coitada está num cantinho esquecida mas ultimamente estou querendo voltar a costurar e estas lições estão sendo muito úteis para relembrar. Parabéns!!!

    Responder
  10. wania disse:
    13 de dezembro de 2014 às 10:38

    Adorei as dicas, muito obrigada!!!!!!

    Responder
  11. Nina disse:
    25 de Fevereiro de 2015 às 14:17

    Tão bem explicadinho que não tem como errar!
    Obrigada, queridas!
    beijinhos da Nina

    Responder
  12. 05 de Março de 2015 às 13:48

    Gostei da dica…e eu com muita vontade de aprender!
    Bj

    Responder
  13. Paula disse:
    25 de setembro de 2015 às 17:31

    Tentei fazer mas ficou errado … Acho que o primeiro passo está errado…. a primeira foto o zíper esta em cima do tecido externo, os dentes do zíper está pra cima sendo que o correto é os dentes ficarem pra baixo.
    ¨Posicione um retângulo do tecido externo e alinhe a parte superior com o zíper, ambos com o lado direito virados ‘para cima’¨

    Fiz conforme vocês ensinaram e ficou errado…fui pesquisar no youtube e achei esse video
    https://www.youtube.com/watch?v=8HvqFgb37Ug&list=PLQvMnOJqhXcwM69ZFdmiRyyRP5DiqwBFi&index=5
    Nesse video da pra ver bem que é o contrário…

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»