28 jul 14
costura
Primeiras costurices: Shopping bag
por Andrea

sacolaabre1

Eu sou louca por sacolas. Sempre ando uma a tiracolo para carregar o que não cabe na bolsa, ou seja um monte de coisas ;). Tenho um monte de sacolas de tecido, de vários tamanhos e modelos, afinal uma sacolinha nunca é demais. Mesmo tendo muitas, de modelos e tamanhos diversos, ainda estou em busca da sacola perfeita! Uma sacola que seja funcional, tenha um tamanho legal (no meu caso, grande), alças confortáveis e longas e um bolso estratégico bem posicionado para achar fácil minhas chaves e outras coisinhas. E uma estampa bem bacana, claro. Procurei muito por aí uma sacola assim e não achei então, resolvi inventar uma, a minha sacola dos sonhos! É a shopping bag que mostro no post de hoje. Você pode fazer uma igual se gostar da ideia :).

Esta shopping bag fazer parte do nosso especial ‘primeiras costurices’, projetos bacanas para treinar fundamentos de costura básica à máquina. Desta vez vou mostrar como fazer o fundo da sacola fique plano e a técnica da costura embutida, que dá um acabamento interno perfeito, mesmo sem forro. Você pode usá-los para fazer uma sacola igual ou aplicar em seus outros projetos costureiros.

Vamos costurar juntos? Então coloca bastante linha na bobina e vem :).

sacola1a

Separe os materais. Uma pequena pausa para uma explicação sobre o tecido. Eu usei uma lona de algodão estampada de espessura média. Para este tipo de sacola não use algodão tricoline pois a sua bolsa ficará toda dismilinguida. Um tecido com espessura similar à sarja é uma boa pedida.

Todas as costuras serão feitas à máquina. Caso escolha um tecido muito grosso pode ser que não consiga costurar as partes grossas pois estaremos trabalhando com várias camadas de tecido dobrados. Nas parte grossas, costure devagar e se necessário gire a agulha manualmente para fazer os pontos.

sacola2a

Corte dois painéis para o corpo da sacola, dois para o bolso externo e 2 para as alças, seguindo as medidas acima. Se o seu tecido tiver um desenhocomo o meu, preste atenção nas partes de ‘cima’e de baixo da estampa, para não costurar os painéis de cabeça para baixo na hora da montagem. Repare também que os painéis do corpo da sacola são levemente retangulares, com a altura 2 cm maior que a largura!

sacola_bolso

Primeiro, vamos ao bolso externo que é costurado primeiramente separado do corpo da sacola. Posicione os dois quadrados, lado direito com direito. Preste atenção na posição da estampa, se houver.  Alfinete pelas laterais para deixar tudo no lugar. Costure a máquina deixando uma margem e 0,5 cm a partir da bordas. Deixe um buraco aberto de 5 cm na parte inferior para virar.

Terminada a costura, dê um pique com tesoura nos 4 cantos. Vire a peça para o lado direito, usando o buraco da parte inferior. Se precisar, use um objeto longo e pontudo (pode ser um lápis ou agulha de tricô) para empurrar os quatro cantinhos.

Passe a ferro e faça uma dobra de 0,5 cm nas margens do buraco da inferior. Ele será fechado depois, quando costurarmos o bolso na sacola.

sacola9

Para dar acabamento, faça um pesponto à máquina na parte superior do bolso, bem rente a margem e outro a 2,5 cm da margem, conforme a foto.

sacola10

Vamos fixar o bolso no painel maior que será a frente da sacola. Centralize o bolso bem no meio do painel e deixe uma distância de 15 cm de cada lado e uma distância de 15,5 cm da parte superior. Alfinete tudo no lugar.

sacola11

Pregue o bolso usando um pesponto a máquina, costurando bem rente as margens do bolso nesta ordem: primeiro o lado direito, depois a parte inferior (aproveitando para fechar o buraco do bolso) e finalize no lado esquerdo.

sacola12

A parte da frente da sacola com o bolso aplicado deve ficar assim. Tudo certo até aqui? Então vamos que vamos :).

sacola13

Vamos agora fazer o corpo da bolsa com costura embutida, o ‘tchananã’ mágico deste projeto. Este tipo de acabamento é muito bom para quem não tem ou não quer fazer overloque no tecido. Posicione os dois painéis maiores, avesso com avesso. Alfinete as bordas lugar e costure do lado direito, deixando uma margem de 0,5 cm da borda. Costure mais uma vez nesta ordem: lateral direita, fundo e termine na lateral esquerda.

sacola14

Passe a ferro para acertar as costuras. Agora,  vamos a costura invisível! Vire a sacola do avesso e costure, deixando uma margem de 1,0 cm da borda, mais uma vez, começando a costura pela lateral direita.

sacola14a

Bibide bobide Bum! Veja como as margens do tecido ficaram embutidas dentro da costura. Uma pequena mágica costureira para deixar a sua sacola com um acabamento interno lindão.

sacola15

Vamos agora fazer o fundo da bolsa. Ainda com a peça virada do avesso, isole uma das pontas do fundo e alinhe bem a costura de fundo com a costura lateral (use os dedos e vá tateando até encontrar as costuras). Dobre e marque com lápis e régua uma linha perpendicular com 6 cm de distância da ponta. Repita do outro lado.

sacola16

Passe uma costura a máquina por cima das duas linhas marcadas. Preste atenção para que a dobra do fundo da bolsa fique virada para o mesmo lado, conforme a foto.

sacola_alca

Hora das alças. Passe as tiras a ferro dobrando as laterais de forma que se encontrem no meio. Dobre ao meio e alfinete por todo o comprimento.

Passe um pesponto bem rente à margem para fechar a abertura lateral das tiras. Repita o mesmo pesponto na outra lateral das duas tiras.

sacola20

As duas alças pespontadas devem ficar assim.

sacola_alça

Hora da bainha dupla de borda e fixação das alças. Dobre uma barra de 2,5 cm e passe a ferro para marcar. Dobre novamente e passe a ferro.

Posicione uma das alças no centro da bolsa, alinhando as alças com os dados dos bolsos centrais. Alfinete como na foto, posicionando a alça para baixo. Passe uma costura pesponto bem rente a parte inferior da borda. Em seguida levante a alça para cima e passe mais um pesponto desta vez bem próximo a parte superior da borda.

Repita o mesmo processo com a outra alça, centralizando do outro lado da sacola. Esta parte da costura deverá pegar várias camadas de tecido portanto se estiver usando tecido grosso respire fundo e vá com calma. Se for necessário, troque a agulha por uma específica para tecidos mais pesados e gire a agulha manualmente para fazer os pontos nas áreas mais grossas. Usar uma  uma agulha nova e apropriada para a o tecido escolhido também ajuda demais! Eu comecei costurando com a agulha 10 e isso simplesmente travou a minha máquina nas partes volumosas. Troquei para a agulha 14 e foi!

Missão cumprida! Aquela passadinha magica final e sua sacola está pronta para passear  com você por ai!

sacolaabre1

Aqui nesta foto dá para ver bem o tamanho da shopping bag!

Este modelo é ótimo para carregar materiais para aulas, comprinhas (hello 25), acessórios de praia e todas aquelas coisas imprescindíveis que nós mulheres *precisamos* levar pra todo lugar e uma bolsinha só não dá conta.

Você também tem um modelo de sacola dos sonhos? Já andou costurando as suas próprias bolsas e sacolas em casa? Desenvolveu um modelo próprio? Me conta!

29 ZigZags
  1. 29 de julho de 2014 às 08:45

    Amei! Adoro sacolas e bolsas! Fiz a minha primeira antes mesmo de ter feito curso, e ficou muito legal. Claro que vamos aprimorando, descobrindo novos acabamentos com o treino e pesquisa. Hoje crio vários modelos, sempre baseados nas minhas necessidades, ou seja, bolsa pequena para carregar documentos, maior para levar no curso…e assim por diante. Beijos meninas!

    Responder
  2. Milena disse:
    29 de julho de 2014 às 09:44

    Adorei! Dúvida: vc corta os triângulos que sobram nas laterais do fundo da bolsa ou as deixa lá, quietinhas? Obrigada!

    Responder
    • Andrea disse:
      29 de julho de 2014 às 11:16

      Oi Milena. Eu deixo eles lá! Se quiser pode dar uns pontinhos pregando as pontas para não ficarem soltas. Bjs

      Responder
  3. Nelia disse:
    29 de julho de 2014 às 12:13

    Eu amo sacolas!!! Tenho várias!!
    A última, fiz a partir de uma calça jeans inspirada em imagens da internet (tote bag recycle jeans).
    Tomei as medidas de uma sacola da Aeropostale: larg.32 cm x alt. 37 cm x Larg.7 cm, o comprimento da alça: 60 cm.
    Assim como a Andrea Riserio, vou fazendo de acordo com a necessidade e o tamanho do tecido disponivel….kkkk
    Beijos!

    Responder
  4. Priscila disse:
    29 de julho de 2014 às 14:39

    Adorei!!! Até uma pessoa como eu, não muito íntima da máquina de costura deve conseguir fazer, certo? Obrigada!!!

    Responder
  5. Juliana Coelho disse:
    29 de julho de 2014 às 16:12

    Fiz uma BIG Bag com a minha avó me orientando na máquina. Fiz a alça mais comprida que dá pra por de lado atravessada. Uso pra tudo! Supermercado, praia, viagem. Vendo esse post de vocês, conclui: essa é a minha bag! Confesso que sem ela minha vida não seria a mesma rsrs Pena que não dá pra por foto aqui.

    Responder
  6. telmelize disse:
    29 de julho de 2014 às 17:15

    ADOREI!! vcs sao otimas com dicas basicas e salvadoras de vidas. OBRIGADA!!! achei show a ideia do bolso e muito mais a costura lateral (neste modo ali). eu tbm comecei a pouco tempo com costurices e estou cada vez mais apaixonada.

    Responder
  7. Andy disse:
    29 de julho de 2014 às 17:32

    Olá!

    Primeiramente gostaria de agradecer pela criação do superziper, que é um dos meus sites preferidos sobre craft e afins *-*! Nem sempre comento (vergonha rs), mas acompanho seeempre vcs por aqui e pelo face!

    sobre a bolsa: sou iniciante na costura, por isso vão ter que relevar minhas perguntas se forem irrelevantes rs.

    Olha, eu teria que comprar uns 2,5 m de tecido, para conseguir fazer uma bolsa desse tamanho, certo?

    Essa régua…bem é necessário ter uma régua dessas ou eu posso usar a fita métrica, ou outra régua escolar mesmo? Ainda não tenho uma régua como essa :s mas queria fazer a bolsa!

    uma dica: pq vcs não fazem um PAP de case para agulhas de tricô? rs

    Agradeço de novo pelas postagens e atualizações constantes ^.^

    Responder
    • Andrea disse:
      31 de julho de 2014 às 11:54

      Oi Andy, depende da largura do tecido mas acho que 1 metro é suficiente. Mas você precisa saber cortar aproveitando bem o tecido, encaixando as peças para não desperdiçar.
      Você pode usar fita métrica sim mas o metro é mais preciso. Pode ser régua escolar sim, use o que tiver em casa. Obrigada pela dica, vamos considerar para os próximos projetos :) . bis

      Responder
  8. Debora Galvão disse:
    29 de julho de 2014 às 18:42

    Meninas … saibam que vcs me inspiraram a criar meu blog , 1000 coisas pra Fazer !
    Confesso que ele anda meio esqueçido … rsrsrs…
    Mas de passar por aqui , não esqueço !
    Pretendo pegar na máquina de costura novamente e amei a dica da necessaire e da bag !
    Mas sabem o que gostaria ?
    Dica de market Bag com fechamento em zíper !!
    Quebrem essa pra mim , vai ?

    Responder
    • Ângela disse:
      07 de outubro de 2014 às 09:45

      Gostei muito da sacola. Já costurei algumas. Mas adorei as dicas de vocês. Vão me ajudar muito. Gostaria de saber se vocês podem dar uma dica de como calcular o preço para vender uma sacola destas.
      Abraços.
      Atenciosamente,
      Ângela.

      Responder
  9. 29 de julho de 2014 às 20:24

    Adorei! Acabei de fazer uma pra mim!

    Responder
  10. 30 de julho de 2014 às 02:38

    Adorei pois sou viciada em sacolas fiz uma e coloquei meus botões forrados formando o desenho de uma arvore, ficou maravilhosa!

    Responder
  11. Patricia Luck disse:
    30 de julho de 2014 às 08:41

    Queridas, muito obrigada por mais esse tutorial. Mas felizmente e graças à VOCÊS, já fiz váááárias bolsas, bolsinhas, quilts, almofadas, etc. Há alguns anos, encontrei esse blog lindo e inspirador, comprei uma máquina de costura e não parei mais! Não que eu faça disso uma profissão ou um hobby diário, mas vocês me fizeram perder o medo de TENTAR! Se preciso consertar uma roupa, eu faço. Se meu sofá está tristinho, capa de almofada nova nele! Bolsa de sarja já fiz algumas pra mim e dei de presente também…Enfim, foi lendo o Superziper que percebi a delícia de fazer algo pelas próprias mãos (além de cozinhar, que também adoro). E estou em pleno processo de montagem do meu craft room…oba!
    Beijos!!!

    Responder
  12. leni disse:
    02 de agosto de 2014 às 11:07

    Linda Bolsa, adorei a explicação passo a passo, muito importante para quem não sabe da arte.
    Parabéns adoro SUPER ZIPER. bjos. Aguardo novos projetos

    Responder
  13. yara disse:
    07 de agosto de 2014 às 18:27

    Você sabe como acertar o fio do tecido ? Vou fazer uma toalha de mesa e quero acertar o fio . Obrigadinha!!!!!!!!

    Responder
    • Wanda disse:
      13 de outubro de 2014 às 08:20

      Se a lateral foi cortada torta, é só pegar um fio do lado mais estreito, ou seja onde está menor no corte e ir puxando com cuidado prá não quebrar até o final, do outro lado do tecido. Depois é só cortar na linha desfiada. Há tecidos com dificuldade de puxar o fio. Você vai puxando, quando quebrar a linha, você corta no pedaço que conseguiu desfiar e tenta pegar outra ponta do fio prá continuar fazendo assim até o final. Se o tecido está cortado certo mas os lados não se encontram, você deve esticar o tecido no sentido diagonal, nas pontas que estão mais curtas. Espero ter ajudado.

      Responder
  14. Erika ( recife -PE) disse:
    15 de agosto de 2014 às 08:00

    Amei esta bag!!! Vou fazer uma pra mim, sim!! Grata a vcs. Bj

    Responder
  15. Dani Regis disse:
    22 de agosto de 2014 às 22:18

    Superziper, muitíssimo obrigada!!!! Consegui fazer a minha primeira bolsa!!! Estou começando neste universo da costura e vcs sempre foram fonte de inspiração!!! Muito obrigada, de coração!!!

    Responder
  16. Carolina disse:
    03 de outubro de 2014 às 09:53

    meninas, adorei e quero fazer para dar para a professora da minha filha no dia do professor, mas não encontro lona de algodão ou lonita! Na verdade encontrei a R$30 o metro. ´É isso mesmo??? Achei caro!
    Bj

    Responder
    • Claudia disse:
      08 de outubro de 2014 às 13:49

      Tenta em lojas de tecidos de decoração, tipo para sofá ou cadeiras. Boa sorte!

      Responder
  17. Renata disse:
    08 de outubro de 2014 às 09:58

    Amei, vou fazer uma hoje mesmo.

    Responder
  18. Jennifer disse:
    28 de dezembro de 2014 às 09:53

    Que linda!!! Vou fazer com certeza.

    Adorei, vou acompanhar sempre :)

    Responder
  19. Camille disse:
    06 de Março de 2015 às 17:54

    Nunca tinha costurado absolutamente nada. Segui o passo-a-passo e a minha shopping bag saiu linda! Até já me perguntaram se aceito encomenda!
    Me encontrei na costura, estou amando!
    Obrigada, super ziper pelas preciosas dicas!

    Responder
    • Andrea disse:
      09 de Março de 2015 às 19:19

      Oi Camille, ai que elgal saber que conseguiu fazer! Boas costuras , bis!

      Responder
  20. 09 de Abril de 2015 às 16:02

    Adorei essa dica do acabamento interno q vcs fizeram na sacola!Fora que é muito bem explicadinho!
    Obrigada!

    Responder
  21. 14 de agosto de 2015 às 14:34

    Olá então só para recapitular um metro de tecido com cinquenta centimetros de largura serve ou é melhor comprar mais? Aguardo a resposta.
    Estou a começar a adorar a costurar!!! Aliás posto algumas coisas no meu blog

    Responder
  22. Sérgio disse:
    05 de Abril de 2016 às 22:45

    Achei muito legal a sacola do Site, “show de bola”. Vou nessa meninas lindas… Fui!!!

    Responder
  23. Nathalia disse:
    21 de outubro de 2016 às 17:40

    Olá, meninas! Muito obrigada pelo PAP. Eu, sem querer, acabei pulando a costura externa da bolsa e só fazendo a interna. Isso é um problema muito grave? Obrigada!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»