27 ago 14
blogueira convidadaoutros bla bla blas
Faça você mesmo: Um casamento craft
por Andrea

casamento craft J&T 0001
Por Tê Pires, blogueira convidada

Casar ainda é um sonho de muita gente… Com a gente foi meio diferente, e rápido! Nos conhecemos “velhos” e certos do que sentíamos. Morávamos junto há um ano quando decidimos casar no papel e usar alianças! Casamos em cartório, numa tarde de uma segunda-feira de abril aqui na nossa cidade, Brasília. E para que a decisão não passasse em branco, comemoramos logo depois, à noite. Foi um casamento para apenas 40 convidados, os queridos que mais conviviam com a gente, afinal, “a felicidade só é verdadeira se for compartilhada”.

Já tínhamos pés (e mãos) no mundo craft. Eu, designer, artesã, encadernadora, bordadeira e costureira amo criar fofuras com minhas mãos. Ele, analista de sistemas, mas amante das artes. Nada mais natural do que criar nós mesmos a nossa festa de casamento! :) E assim foi!

casamento craft J&T 0002

Bem-vindos

Como palco para a celebração escolhemos um restaurante de Brasília super charmoso e que gostamos muito de ir, o Cantucci. Nosso casamento seria um “Mini-Weddings” – só depois descobrimos que o formato pequeno e inimista tinha este nome! Reservaram um espaço pra gente, mesas, iluminação. Para deixar a festa descontraída fizemos uma espécie de cartinha de boas-vindas, agradecendo a presença e explicando as opções de bebidas e comidas.

casamento craft J&T 0012

Muitos pompons

Tudo começou com a paleta de cores. Como estávamos muito felizes e iluminados com o momento, optamos por tons de amarelo! Fizemos tudo com amarelo, branco e bege. Como materiais usamos papel, fita de cetim, pom-pom e botão. Neste ponto as coisas ainda não tinham forma, mas tinham muita imaginação.
Compramos novelos de lã nos tons escolhidos e começamos a fazer pompons de vários tamanhos, ainda muito sem saber como usar. Para facilitar comprei uma ferramenta que ajuda a fazer, o “Faz Pompom” da We Care About. E comecei a fazer sozinha.Fui aí que o Jorge descobriu que usava a ferramenta de forma errada! Foi a “descoberta” e a partir deste dia ele virou o expert em pompons!

casamento craft J&T 0004

Buquê de botões

Mas eu tinha que ter um buquê de botões. Fui fazendo na intuição, sem muito método, porque não achei nenhum passo-a-passo muito bom. Fiz assim: usei arame de artesanato mesmo, maleável para unir os botões como queria, aleatoriamente, e fiz cada “flor de botão” individual. Depois de vários prontos fui unindo flor por flor pelos arames. Não consegui deixar os botões alinhados, não ficou um buquê perfeitinho, mas amei o resultado! Para o acabamento da parte que segura, usei fita de cetim. O mais legal, ao meu ver, é a variedade dos botões quando estão todos juntos no buquê. Tem botão de tudo quanto é tipo e tamanho. Amo isso! Mas deixo um aviso: fazer um buquê de botão É CARO! Botões são bem carinhos. É um projeto que exige paciência e tempo.

casamento craft J&T 0005

Lapela do Noivo

Ainda falando em botões, para meu noivo combinar comigo, nossa madrinha fez uma flor de lapela, com botões nos mesmos tons do buquê. E ficou super charmoso no blaser que escolhemos para ele usar no dia do casamento!

casamento craft J&T 0006

O móbile

Para a  decoração, juntei em móbiles muitos pompons e móbiles de coração. Os corações foram cortados com furadores de scrapbooking . Também penduramos fitas de cetim criando uma parede de móbiles que ficaria atrás da mesa de bolo. Os dois maiores desafios desse móbile que inventamos: 1) transportá-lo de casa para o restaurante: tivemos que enrolar um por um de forma que não se enroscassem e embalá-los individualmente; 2) Montar em uma área externa, onde venta, de forma que não se enroscassem.  Tivemos que montar na hora, um por um, e em baixo amarrar um fio de nylon até o chão para evitar que se mexessem muito. Mas ufa! Deu tudo certo e ficou lindooo de viver!

casamento craft J&T 0008

A lustração alí a direita na mesa foi feita pela ilustradora Luda Lima. Ela ilustra lindamente com aquarela. O Jorge encomendou com ela uma ilustração nossa nossa e me deu de presente quatro dias antes no meu aniversário. Chorei de emoção! Fizemos uma “cópia” da original e levamos para estar lá no dia com a gente também. Era um item muito especial!

casamento craft J&T 0007

A mesa

A mesa toda foi arrumada pela nossa amiga Ludmila que faz doces maravilhosos que “adoçaram” nossa festa! Tinha brigadeiro de paçoca, delícia de banana, Romeu e Julieta, tortinha de limão e o maravilhoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate! Simples e maravilhoso! O naked cake mais gostoso e lindo que já comemos em nossa vida!

E repararam, né? Tudo conceitual, até o bolo tinha que ser amarelo!

casamento craft J&T 0009

Enfeite para o bolo

Para o bolo ficar ainda mais charmoso fizemos bandeirinhas de papel mesmo com os dizeres  “Tê e Jorge” “Amo tu”. Fiz a arte das bandeirinhas no Corel, imprimi, recortei e colei na linha e depois arrumei nos palitos com o pom-pom colado nas pontas. Só no dia saberia como iria ficar e mais uma vez, deu super certo!

casamento craft J&T 0013

Enfeites de mesa

Para os enfeites usamos uns potes de vidro comum mesmo, desses de loja de 1,99. Mas deixamos ele lindos com papéis rendados, corações e uma linha encerada enrolando o potinho e dando um laço. A ideia era ser os potes das “flores” de pompons no centro das mesas. Catamos gravetos secos naturais em uma visita a Pirenópolis – GO, uma cidadezinha que amamos ir e pronto! Aí foi só colar os pom-pons nos gravetos e selecioná-los para cada pote! Para segurar os gravetos nos potes usamos bastante sal grosso – diquinha boa, bonita e barata e que ainda tira mal olhado! Alguns convidados levaram os enfeites para casa e lá estão emanando amor até hoje.

casamento craft J&T 0014

Alianças

Nossas alianças foram também feitas à mão, pela pela designer de joias Flávia Fagundes. Contamos a ela nossa história, como nos conhecemos, nossos sentimentos e certezas – ou não – e ela criou uma aliança inspirada por nosso primeiro passeio juntos foi de bicicleta. Ela desenhou a aliança com o conceito das duas rodas que se encontraram. Lindas! E para elas ficarem bem guardadinhas até a hora do “SIM”, usamos um porta alianças de tecido em formato de coração.

casamento craft J&T 0015

Minha mãe fez esses corações de tecido para serem jogados para as convidadas. Afinal, ninguém imaginou que eu iria jogar o buquê de botões, né? Além de ser pesado, eu não teria como me desapegar dele. Foi então que tive a ideia de fazer vários corações fofos e pedi para mamãe costurá-los! Claro que ela incrementou a ideia e colocou ainda essas alianças em cada coração. Assim, todas convidadas puderam ganhar um coração. Afinal, amor é de graça e quanto mais melhor.

casamento craft J&T 0016

Lembrancinhas

E você acha que acabou? Não!!! A última coisa que fizemos foram as lembrancinhas! Queríamos algo útil e que tivesse a ver com a gente então decidimos fazer um calendário de um ano. Eu fiz a diagramação e juntos, escolhemos as frases que acompanhariam cada mês, para trazer boas energias e amor. E, sugestões de algo diferente para fazer, como por exemplo: neste mês, faça um picnic no parque; ou neste mês leia um livro infantil; ou ainda, não podia faltar; neste mês ande todos os dias de bicicleta.

casamento craft J&T 0017

Uma coisa eu garanto a vocês: uma celebração  feita pelos noivos, amigos e familiares, tem é muito mais gostoso e pessoal. O casamento fica rico, cheio de detalhes e principalmente, tudo com a carinha de quem fez. Claro que em festas grandes fica bem mais complicado, mas se sua festa for um “mini-wedding” como o nosso, super incentivo você a fazer pelo menos alguns detalhes que fazem toda a diferença!
Deixo aqui o meu muito obrigada a toda a equipe do Cantucci, que foi maravilhosa! Aos amigos que ajudaram, a mamãe e a cunhada/madrinha/fotógrafa/cordelista mais linda, Mari! A amiga Lud em especial, pelos doces e bolo maravilhoso.

Ao meu amor, que me inspira e que faz com que juntos, sejamos cada um, melhor! Amo tu, Jorge!

Texto: Tê Pires
Fotos: Mariana Leal Fotografia
Restaurante, comidas e bebidas: Cantucci
Doces artesanais: Senhor Doce!
Peças da mesa alugadas: Mabbela
Designer de Joias: alianças: Flávia Fagundes
Ilustração: Luda Lima

15 ZigZags
  1. Luciana Ferreira disse:
    27 de agosto de 2014 às 10:40

    Prá uma festa lindinha dessas, só mesmo muito amor, criatividade e bom gosto nos bastidores. Amei! Longa vida ao casal!

    Responder
  2. 27 de agosto de 2014 às 11:29

    Encantada com tudo o que vi e li! Ai que vontade de casar de novo!!
    Parabéns pela linda história, pela dedicação e envolvimento de pessoas queridas na realização de um sonho… Toda a felicidade do mundo ao casal craft e obrigada às meninas do SuperZiper por sempre compartilhar coisas tão maravilhosas!! Beijinhos!!

    Responder
  3. Elizabete Nishimori disse:
    27 de agosto de 2014 às 12:20

    Parabéns !!! Tudo ficou lindo !!!
    Muitas felicidades aos noivos.

    bjs,
    Bete.

    Responder
  4. kerline disse:
    27 de agosto de 2014 às 12:22

    Lindo de viver!!!!
    Um dia, se eu casar, será algo assim!!!!
    Adoro ver felicidade+craft!!!
    Sejam felizes!!!

    Responder
  5. Lan Succi disse:
    27 de agosto de 2014 às 21:01

    Esplêndido!
    Sei muito bem o prazer de fazer com as próprias mãos. Fiz no meu casamento e no da minha primeira filha a casar-se. Além de ser um privilégio. Parabéns pelo post, meninas – Claudia e Andrea – e aos noivos pela linda festa/decoração. Que seja infinito o amor de vocês, cheio de cumplicidade, alegria, saúde e paz.
    Lan

    Responder
  6. 27 de agosto de 2014 às 22:19

    Meninas, adorei esse post. Parabéns à Tê Pires, pelo casamento e pelo jeito de nos mostrar cada detalhe da cerimônia, até parecia que eu estava lá. Adorei! Agora tem uma coisinha aqui me matando a curiosidade, eu fiquei muito afim de saber sobre o ¨lindo e delicioso¨ bolo de cenoura. O que tinha no meio? Era um recheio ou um bolo de chocolate? Será que vc pode me informar? Deu uma vontade louuuuuuuuca de saboreá-lo….. Beijos e parabéns a todas,Andréa Horta – Caçapava/SP

    Responder
    • Ludmila disse:
      28 de Abril de 2015 às 11:32

      Oi, Andrea. Eu que fiz o bolo do casamento. O recheio é de brigadeiro – e beeem caprichado, do jeito que os noivos (e todo mundo!) gostam!

      Responder
  7. Daniela Lima disse:
    28 de agosto de 2014 às 11:42

    Lindo… eu achei perfeito! Felicidades ao casal! Beios!

    Responder
  8. Emiliana cruz disse:
    28 de agosto de 2014 às 14:41

    ADOREI! Sigo este blog com muita atenção apesar de nunca ter comentado, mas este post é delicioso. Já não vou a tempo de fazer um casamento craft, mas a minha filha faz a primeira comunhão no próximo ano e as lembrancinhas já estão a ser preparadas e agora fiquei ainda com mais ideias para usar. Adorei a criatividade e o resultado final deixa transparecer todo o amor com que foram executados todos os trabalhos. Muitas felicidades aos noivos e continuem

    Responder
  9. Priscila disse:
    29 de agosto de 2014 às 16:39

    Sinceramente, acho mais lindo do que aqueles todos requintados, cheios de coisas caras e bolos que mais parecem caixas de presente empilhadas.
    Dá pra ver, tá na cara que foi feito com amor. Feito à mão.
    Se fez o momento com as próprias mãos.
    Leio sites especializados em casamentos DIY para ver dicas de decoração de festas em geral e fico com vontade de casar de novo.
    Adorei o post. Essa idéia tem se espalhar.

    Responder
  10. Sirlei disse:
    30 de agosto de 2014 às 18:52

    Tê, minha linda. Parabéns pra você e muitas felicidades ao casal. Que seja uma união de muitas e lindas comemorações.

    Responder
  11. Fatima Diniz disse:
    02 de setembro de 2014 às 09:36

    Esse belo casamento é a imagem de que as construções afetivas são possíveis e necessárias. Tudo foi pensado… muito foi declarado… lágrimas foram vertidas e eu, ali presente, me senti agradecida e renovada por poder brindar tão especial união. Parabéns infnitito TÊ e JORGE! Amo vocês <3

    Responder
  12. Claudia disse:
    07 de setembro de 2014 às 22:47

    Deus abençoe o casal.
    Festa cheia de originalidade. Amei. Super curti.

    Responder
  13. leilalampe disse:
    28 de Abril de 2015 às 11:19

    Tudo lindo!! Belo post, muito inspirador e de encher os olhos com tanta coisa bonita.
    parabens aos noivos.
    Beijos ;)

    Responder
  14. Ludmila disse:
    28 de Abril de 2015 às 11:23

    O casamento foi lindo e especial como a união que ele selou. Foi uma honra participar da construção desse momento. Amo vocês! Beijos

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»