23 set 14
costuraoutros bla bla blas
Uma escola de costura muito especial
por Andrea

abre_rainhas_costura

Aprender costura hoje em dia não é só para quem quer ser costureira profissional. Muita gente está aprendendo a técnica como um hobby, complemento de renda, terapia, ou simplesmente como uma nova maneira de viver, com mais criatividade e mais autonomia para criar suas próprias peças e dizer de boca cheia “fui eu que fiz”. Aqui no blog a gente sempre mostra (e ensina) alguns princípios básicos da costura à máquina. Muita gente aprende sozinha (yay!) mas outras ficam com gostinho de quero mais, mil dúvidas…. Para estes casos ainda bem que existem as queridas escolas de costura e suas professoras maravilhosas!  Porque, por mais dicas e projetos divinos que a Internet nos disponibilize nada melhor que ter um professora dedicada do seu lado, ensinando os macetes do mundo costureiro ao vivo e a cores.

Acredito que uma escola de costura não deve apenas ensinar mas também também inspirar os alunos a se encantar com o mundo maravilhoso dos crafts e manualidades. Por isso na semana passada estive visitando a nova sede da minha escolha de costura preferida, o Rainhas da Costura.  Tive a sorte de acompanhar a trajetória das meninas Rainhas desde o comecinho, quando a sede era um quartinho pequenino. Pois o Rainhas cresceu, mudou de endereço, aumentou equipe está trazendo muitas novidades em termos de aulas e oficinas para quem adora costura e crafts em geral. O ambiente é super espaçoso e aconchegante, com todos os equipamentos e estrutura que precisamos para ficar horas e horas costurando e esquecer do tempo.  Durante o horário da minha visita aconteciam duas aulas de costura, o módulo básico e a intermediário. Claro que fui espiar :).

IMG_8694

IMG_8649

Esta turma é para aprender zero. Se nunca sequer pegou numa agulha e morre de medo de encarar uma máquina, este é o curso para você. As meninas vão te ajudar a ganhar confiança para dominar a máquina e conseguir fazer costuras básicas sozinha.

Quando estive lá o tema da aula era barra. As alunas estavam aprendendo na teoria e prática como fazer barras em calças, em jeans e até a barra manual com costura invisível. Conhecimento super útil para a vida!

IMG_8671

A Eli, professora da turma de costura básica ensinando a fazer a barra na calça. Primeiro a explicação teórica.

rainhas_mosaico1

Em seguida, a postos, cada uma na sua máquina, aplicando os conhecimento na prática.

IMG_8701

Quer coisa melhor que conseguir fazer sozinha a barra de suas roupas? E não estamos falando só de calças jeans. Com conhecimentos básicos você consegue dar um tapa na suas calças de alfaiataria, cortinas e até vestidos de festa.

rainhas_mosaico

Estrutura é importante para quem está aprendendo a costurar. O ateliê das Rainhas conta com três salas de aula, cada uma com a sua bancada de corte e equipamentos. Tem máquinas de costura bem bacanas da Singer, uma por aluna,  e todos os acessórios necessários para costurices: bancada para ferro de passar, balancin, etc. Elas possuem aviamentos disponíveis na escola. Cada aluna pode levar os seus de casa ou comprar por lá.

IMG_8743

IMG_8709

Nas mesas um montão de tecidos, aviamentos e estampas. Para a gente que gosta de crafts, é o paraíso.

IMG_8690

E enquanto isso, na outra sala, acontecida simultaneamente a aula da turma de costura intermediária. Neste módulo as meninas já tinham um projeto-missão a cumprir! Costurar uma almofada redonda, com composê de tecidos e acabamento cheio de detalhes.

IMG_8682

A Elis, professora da turma com o modelo da almofada que as alunas estavam fazendo neste módulo!

IMG_8764

Cada uma trabalhava na sua máquina e em estágios diferentes do projeto. Foi muito bacana ver as etapas dos processos nas mãos da alunas e a composição que cada uma escolheu para sua almofada.

IMG_8717

IMG_8736

IMG_8721

O projeto da almofada redonda é uma ótima oportunidade para praticar fundamentos de costura básica como montar as partes, compor com tecidos estampados, fazer o acabamento em viés com cordão, zíper e acabamentos. Desta vez fiquei só olhando mas confesso que deu vontadezinha de pegar os tecidos, sentar numa máquina e costurar também.

IMG_8749

O ateliê é cheio de cores e móveis customizados pela própria equipe da escola. Tudo a cara das Rainhas!

IMG_8640

Nesta sala rolam outros cursos… mas por hoje vamos parar por aqui. Em breve mostraremos mais novidades que acontecerão por lá.

A agenda de cursos de Outubro do Rainhas da Costura já está no ar. Não deixe de dar uma espiada, quem sabe não era o empurrãozinho que faltava para aprender de vez a pilotar a máquina e sair  produzindo suas ideias por ai?

Se estiver em São Paulo, passa lá para conhecer:

Rainhas da Costura

R. Cardeal Arcoverde, 1668 – Pinheiros

Fone: 11 3063-5956

Email: contato@rainhasdacostura.com 

IMG_8706

15 ZigZags
  1. Carolina disse:
    23 de setembro de 2014 às 09:29

    Recomendo muito o curso do Rainhas! Para mim foi um divisor de águas entre o desejar costurar e me ver segura para sentar na máquina e fazer o que eu imaginar!
    Mudou minha rotina e me trouxe um prazer imenso, um orgulho de mim, do que sou capaz de criar!

    Responder
  2. 23 de setembro de 2014 às 10:33

    Que incrível isto! Ultimamente, tenho pensado em fazer um curso desse tipo mesmo, ter liberdade para criar suas próprias peças e não depender tanto da indústrias e mega polos de moda. Interessante! :) E amei o post.

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de setembro de 2014 às 11:31

      Ma, é isso aí, costurar significa independência e criatividade. Se se animar pode contar comigo :) bis

      Responder
  3. Branca disse:
    23 de setembro de 2014 às 21:17

    Estou na quarta aula do básico e simplesmente amando!!!!

    Responder
  4. 23 de setembro de 2014 às 23:09

    Como é legal ver o crescimento do Rainhas ! eu conheci a Pati quando as aulas ainda eram no ‘quartinho’, ela e a Eli são muitooooo dedicadas e merecedoras desse sucesso !

    Responder
  5. Bárbara disse:
    24 de setembro de 2014 às 08:06

    Que maravilha! adorei!!!
    Sempre acompanho o blog de vocês.
    Sempre incentivando a gente.
    Estão de parabéns!

    Responder
  6. rachel ximenes disse:
    24 de setembro de 2014 às 16:26

    sou doida pra aprender, mas não conheço nenhuma escola de costura aqui em Recife…

    Responder
  7. Marcia disse:
    24 de setembro de 2014 às 18:49

    Eu quero!!!!!

    Responder
  8. Priscila disse:
    25 de setembro de 2014 às 04:59

    Que iniciativa bacana. E dentro dos moldes do craft, que de alguma forma começa de baixo e nos leva devagar a uma melhor habilidade na costura. Amei essa almofada.
    O espaço é lindo. Pena que estou tão longe mas vou espalhar ‘prazamiga’ de SP.
    Beijos, meninas.

    Responder
  9. Michelle disse:
    25 de setembro de 2014 às 13:20

    Buuaaaa…..Eu quero!! Pena que moro longe, sou de Guaruja/litoral de Santos. :/
    Adoreii tudoo, parabéns

    Responder
  10. Saluli disse:
    09 de outubro de 2014 às 12:20

    Queria muito achar algo assim em Curitiba

    Responder
  11. Maria Sueli da Silva disse:
    18 de março de 2015 às 10:25

    Tenho uma noção mínima de costura que aprendi com minha mãe que era uma excelente costureira, mas os afazeres da vida como trabalhar e estudar não me proporcionaram tempo para me aperfeiçoar e hoje já não lembro de muita coisa. Gostaria de saber quanto custa o curso. Quantas aulas semanais e horário das aulas e o início de novas turmas.

    Responder
  12. Claudia Miranda disse:
    06 de maio de 2015 às 22:43

    Vcs conhecem algum curso semelhante no Rio de Janeiro? Adorei! Parabéns!!

    Responder
  13. eliana bonfà disse:
    02 de janeiro de 2017 às 21:48

    Olá meninas adoro vcs. Tenho uma siger que faz alguns pontos diferentes e agora comprei uma overclock da brother. Moro em São Caetano do Sul no ABC de SP. Vcs tem algum curso de costura legal por aqui para me indicar. Sei fazer algumas coisinhas … Mas quero a teoria. Bjs e obrigada

    Responder
  14. Mayara disse:
    26 de fevereiro de 2017 às 19:20

    Nossa que máximo!!
    As Rainhas da costura era tudo que precisava… Não tenho noção nenhuma de costura, nunca se quer mexi em uma máquina de costura. Eu ultimamente senti uma vontade enorme em aprender a costurar até porquê curto muito os stilos Vintage, acho lindo e chique os vestidos e as roupas daquela época, as mulheres eram muito mais elegantes coisa que hoje em dia quase não achamos
    modelitos assim… Quero muito aprender para criar os meus modelitos kkk Já que essa vontade aflorou dento de mim, quero aproveitar para mudar a minha vida! Em um modo geral… Só de olhar as fotos senti algo muito bom, todas alegres tanto as alunas como as professoras…Eu amei!!! Pena que estou longe … isniff

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»