10 set 14
costura
PRIMEIRAS COSTURICES: Babador com molde
por Andrea

babador_abre

Hoje é dia de mais um projeto para ‘newbies’ na costura. Pensei bastante sobre o que seria bacana e fácil de ensinar e….. resolvi mostrar como se faz um babador infantil em tecido. Sei que hoje em dia muita gente compra babador já vi babadores de plástico, curvados para não escorrer comida no nenê, coisas super high tech! Mas nada mais confortante um babador de pano, molinho e fofo, feito com carinho para o pequeno usar. Não tem bebê? Tudo bem, um babador de tecido pode ser um presente incrível para o chá de bebê daquela sua amiga querida, já pensou? E babadores são tão gostosos de costurar, dá para ficar brincando e fazer combinações malucas com estampas fofas que normalmente não seriam usada em projetos para ‘adultos’.  Novatas podem aproveitar para praticar a costura a máquina em áreas curvas – alô fundamento costureiro!

Enche a bobina da máquina e vamos lá :).

IMG_8608

Primeiro escolha os tecidos para o seu baby babador – amo esta etapa :D. Pense em temas de menino, menina ou unissex! O legal é aproveitar pedacinhos de tecido estampado que sobraram de outros projetos. Misture cores e estampas a gosto.
Para a frente da peça resolvi fazer algo diferente – um composê usando 2 estampas de tricoline e um pedacinho de fita galão. Mas se for seu primeiro babador e quiser simplificar, use um tecido só. Para o verso, usei flanela de algodão. Um tecido atoalhado também é uma ótima pedida para o verso pois deixa o babador ainda mais absorvente e evita meleca na hora da papinha.

mosaico_babador

Como resolvi fazer a frente do babador com 2 tecidos diferentes e um aplique de galão, primeiro costurei o painel frontal. Uni as suas estampas posicionando lado direito com direito e fiz uma costura de 0,5 cm na margem. Abri a costura pelo verso e preguei a o galão usando pespontos bem rentes à margem.

IMG_8609

Baixe, imprima e recorte  o molde do babador aqui. Está em tamanho P para facilitar caber em uma folha A4. Este tamanho é legal para bebês menores, de 6 meses a 1 ano. Se quiser um babador para bebê mais grandinho, acrescente 1,0 cm em todo o contorno ou aumente proporcionalmente na sua impressora (neste caso você irá precisar emendar duas folhas tamanho A4 ou ou usar uma folha A3).

Usando o molde, risque e recorte dois painéis no tecido da frente e na flanela que será o verso. Note que os tecidos cortados devem ficar como ESPELHADOS como na foto acima. Preste atenção na hora de cortar pois na pressa  é super comum cortar os tecidos sem a inversão.

IMG_8610

Posicione os dois painéis lado direito com direito. Alfinete por toda a borda para manter tudo nos trinques na hora de costurar.  Atenção! Não esqueça de deixar um espaço de aproximadamente 4 cm em uma das laterais para que a peça possa ser virada para o lado direito após a costura. Eu marquei este espaço com alfinetes verdes, use esta dica de mudar a cor do alfinete para lembrar onde fica o espaço.

IMG_8611

Ainda com a peça do avesso, passe uma costura reta a máquina a 0.5 cm da borda.

IMG_8612

Nas áreas curvas, a dica é ir bem devagar! Se precisar, tire o pé do pedal e gire a agulha manualmente, girando o tecido suavemente conforme for  costurando em curva. Não esqueça de deixar um espaço aberto de aproximadamente 4,0 cm para virar a peça e de fazer o retrocesso no início e final da costura.

IMG_8614

Vire a peça para  o lado direito através do buraco. Se precisar enfie um lápis ou agulha de tricô por dentro para mudar a virar os cantos. Passe e peça  a ferro abrindo bem as costuras laterais. Aproveite para passar a abertura, demarcando as margens do tecido da parte aberta.

IMG_8615

Chegou a hora do pesponto. Volte para a máquina e usando ponto reto, pesponte todo o contorno externo do babador mantendo a costura bem próximo a margem,deixando em torno de 0,3 cm de distância na mesma. Quando passar o pesponto por cima pelo buraco lateral aproveite para fechá-lo.

IMG_8616

Corte dois pedacinhos de velcro e posicione-os nas extremidades conforme a foto.  Não tem velcro? Pode usar um botão de pressão tamanho pequeno.

mosaico_babador_2

Costure o velcro fazendo um quadrado por todo o contorno. Vá devagar, principalmente na hora de fazer os cantos lembre-se de fazer o último ponto, levantar o calcador e girar o tecido  a 90 graus manualmente até completar todo o quadrado.

IMG_8625

E costura daqui costura dali, o seu babador ficou pronto. Não falei que era fácil e o resultado mega fofo?

Aproveite o embalo e faça vários usando os pedacinhos de tecido que sobraram de outros projetos. Tem presente mais lindo do que um babador feito com todo carinho por você?

 

10 ZigZags
  1. Cristina disse:
    10 de setembro de 2014 às 14:20

    Adorei!!! Há tempo procuro um passo a passo de babador!
    Obrigada!
    Cristina

    Responder
  2. Márcia disse:
    10 de setembro de 2014 às 14:38

    Usando esse modelo do babador da pra fazer um porta treco pequeno, é só colocar um bolso no formato do próprio babador na frente e pendurar no armário, num cabide, em algum ganchinho no seu atelier ou mesmo na maçaneta da porta. É um bom treinamento de costura pra quem não tem criança pequena por perto.
    Adorei o post, me deu muitas idéias :)

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de setembro de 2014 às 14:48

      Oi Márcia, é mesmo ! Que boa idéia. Para a maçaneta basta fazer um menor e como porta trecos um maior. Vou aderir, obrigada pela inspiração. bis

      Responder
  3. 10 de setembro de 2014 às 16:32

    Oi meninas!
    Muito legal o babador. Também já fiz alguns. Os primeiros foram estes dois, aqui do link. http://ninadeoliveira.blogspot.com.br/2013/06/coisas-de-nene.html

    Meu blog anda bem devagar, mas estou preparando a volta. Tive sérios problemas de saúde. :(

    Beijos

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de setembro de 2014 às 14:47

      Oi Nina, ahhh que lindinho, agostei deste formato arredondado nas laterais. Tem mil modelos de babadores, né? Todos são uma delicia de costurar. bis

      Responder
  4. Silvana Vieira disse:
    04 de novembro de 2014 às 13:41

    Adorei! Vou fazer para a minha netinha que chega em janeiro! Sucesso!

    Responder
  5. Denise disse:
    13 de novembro de 2014 às 09:30

    Olá meninas, consegui fazer e produzi logo 5 para uma amiga que teve um bebezinho agora. Muito obrigada pelo PAP. Continuem pois ajuda muito as iniciantes como eu.

    Bjos

    Responder
  6. elisangela disse:
    06 de abril de 2015 às 19:24

    Adorei a montagem do babador. Pois no mercado encontramos mas não confortaveis .parabens

    Responder
  7. Ana CLáudia disse:
    05 de junho de 2015 às 17:13

    Primeira vez que visito seu site e amei o posts, o passo a passo com as explicações são ótiiiimas, bem detalhado e fácil de entender. Comecei a costurar agora e ainda tô pegando a prática. Vou fazer um desses para minha sobrinha.

    Responder
  8. poliana disse:
    20 de maio de 2016 às 15:57

    ameeeei

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»