16 out 14
outras técnicasoutros bla bla blas
Aula de tear e bonecas de pano
por Andrea

IMG_8666 copy

Você reparou que quem gosta de craft sempre está atrás de uma nova técnica para aumentar o repertório? Comigo é assim, sou curiosa e sempre acho um  novo conhecimento que complementa o outro.  Nossas amigas do Ateliê Rainhas da Costura, que apesar do nome, não por sinal não é só de costura, estão com uma agenda vários cursos craft em técnicas variadas. Vale a pena conhecer a agenda do mês e ver se tem alguma nova técnica que faz seu coração bater mais forte, além do super conhecido curso de costura básica. Hoje vou mostrar dois cursos bacanas, o de bonecas de pano clássicas e de tear. Vem ver!

IMG_8667

No curso de bonecas você vai aprender diferentes tipos de boneca em tecido com a professora Ana Paula de Morais.

A popularidade das bonecas de pano vem crescendo muito nos últimos anos, né? Até eu tive minha fase ‘bonequeira’, anos trás cheguei a fazer algumas dolls a partir de moldes de revistas japonesas traduzidas ( ufa, dava um trabalho) já que na época não havia nenhum curso por aqui que ensinasse a técnica. Hoje aprender a ‘bonecas’  está bem mais fácil e acessível, com aulas e uma professora experiente ao seu lado. Bonecas artesanais são projetos super legais para quem gosta de presentear, para quem quer vender e também como decoração de quartos infantis e festas.

IMG_8660

Quando visitei as alunas estavam aprendendo a costuras os braços. Ao contrário da costura ‘normal’, você sabia que para fazer  os membros das bonecas bonecas tudo é riscado em um tecido cru, costurado e só depois a margem de costura é recortada?

IMG_8668

O make da doll tem técnicas a parte. Nas aulas você aprende a usar vários apetrechos como canetas e tintas especiais para pintar o rosto. E a partir do modelo básico de boneca é possível para colocar o seu estilo próprio diferenciando o make, o cabelo, roupinhas, etc e até transformá-las em bichinhos.

IMG_8662

IMG_8659

São muitos os modelos de bonecas possíveis de serem criados a partir de simples retalhos de tecido, desde as estilo Tilda até as mais estilizadas. Aaprender as técnicas dos modelos clássicos possibilita ir além e começar a criar suas próprias dolos, com suas características e assinatura.

IMG_7479

Uma outra aula bem legal que está rolando todo sábado é o de tear manual com o professor/ artista têxtil João Villares. A arte do tear voltou com tudo, tenho visto bastante este resgate em muitos blogs gringos e por aqui também. Pegando o embalo até ensinamos a fazer um tear de papelão aqui no blog, para quem quer começar a tecer em casa mesmo, do jeito autodidata.

professor e alunas
No curso do João Villares as alunas aprendem a tecer usando o famoso tear de pente liço. Sim, aquele tear clássico, grandão e de madeira, lindo! Ao longo das aulas além de ir se familiarizando com as técnicas também poderão tecer suas próprias peças utilitárias como cachecóis e golas.

IMG_7481

E olha só que delícia, as aulas de tear podem rolar ao ar livre, no quintal do ateliê, se São Pedro ajudar com um tempo bom :D. As aulas têm acompanhamento individual pois assim cada aluno pode aprender no seu tempo.

IMG_7471

As aulas de tear e bonecas rolam durante a semana e aos sábados (cursos livres que podem ser iniciados a qualquer momento) lá no Ateliê Rainhas da Costura.  Para saber mais detalhes sobre a aula de bonecas clique aqui, para a aula de tear aqui. Ou mande um email para contato@rainhasdacostura.com ou ligue para  11 3063-5956.

O Ateliê Rainhas da Costura fica na R. Cardeal Arcoverde, 1668 – Pinheiros – São Paulo-SP

3 ZigZags
  1. Juliana disse:
    18 de outubro de 2014 às 12:54

    Tenho um tear de pente liço novinho, nunca usado que gostaria muito de vender. Caso alguma aluna se interesse, poderia passar meu contato, por favor? jubrotas@hotmail.com
    Estou em SP, capital, Barra Funda.

    Responder
  2. Kátia disse:
    03 de novembro de 2014 às 11:48

    Adorei a “cortininha” feita com flores de fuxico que aparece na foto, que tal nos ensinar a fazer? :)

    Responder
  3. Renata disse:
    12 de fevereiro de 2016 às 19:48

    Por gentileza, gostaria muito de aprender a fazer bonecas. Qual o valor do curso ? Quanto tempo. Grata

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»