14 out 14
costurafashion
Costura com agulha dupla, a misteriosa
por Andrea

agulhadupla_abre

Sabe aquela costura dupla paralela, tão comuns em mangas e barras de peças de malha? A pequena ‘mágica’é feita com ajuda da agulha dupla, esta agulha misteriosa. Hoje vamos dedicar um post a ela, a misteriosa.

agulhadupla2

É bem capaz de você já ter uma agulha dupla destas rolando pela gaveta. As vezes ela vem com o kit de agulhas da máquina, como no meu caso. Se não tiver uma é fácil de encontra-la em lojas especializadas.

Se sempre quis saber como usá-la hoje é seu dia de sorte. O uso é super fácil, ao final do post você não vai acreditar porque nunca costurou com esta agulha até hoje ;).

agulhadupla3_colocacao

Primeiro, troque a agulha da máquina. Afrouxe o parafuso da agulha, retire a agulha atual e coloque a agulha dupla. Se você é daquelas que nunca troca a agulha fica a dica: a parte ‘achatada’ da haste deve ficar virada para trás. Encaixe-a e aperte bem o parafuso, fixando-a.

agulhadupla4

Para costurar a agulha dupla usamos também dois retróses. O primeiro retrós vai no suporte de sempre, topo direito da máquina. O segundo retrós vai no suporte de trás. Procure e veja se sua máquina possui este segundo suporte, a maioria das máquinas atuais têm.

agulhadupla5

Vou usar linhas em cores diferentes para fins didáticos mas, é claro que o normal é usar dois retroses da mesma cor. Uma dica é usar sempre uma linha um tom mais escuro que a malha que for costurar.

agulhadupla6

Encaixe os dois retroses nos respectivos suportes e feche o suporte posterior, para o retrós não escape.

agulhadupla7

Agora, o pulo do gato!

Faça a passagem das duas linhas como sempre guia-fio, discos de tensão, estica fio e desça até as agulhas. Isso mesmo, passe as linhas juntas pelos mesmos lugares até chegar no guia-fio, que é o anelzinho metálico que fica próximo a haste da agulha. O segredo todo está nele. Passe um dos fios por ele (o fio azul) e depois pelo buraco de uma das agulhas. O segundo fio (vermelho) não deve ser passado pelo guia fio e sim enfiado diretamente no buraco da outra agulha.

Resumindo a passagem, passe as duas linhas normalmente até o guia-fio. Uma linha entra nele e a outra não, depois cada linha passa pelos buraco de cada agulha.

agulhadupla8

A linha que sai por baixo, via bobina, deve ser passada normalmente. Estique bem os três fios e puxe-os para trás em aproximadamente 6 cm.

agulhadupla9

Pode começar a costurar! Faça os retrocessos normalmente, no início e final da costura.

agulhadupla10_comparativo

O ponto de agulha dupla fica assim, na frente duas linha retas equidistantes e no verso parece um acabamento de malha mesmo, com as duas linha unidas. Eu adorei o efeito e estou usando para acabamentos das mangas e barras de peças de malha.

IMG_8366

Eis a minha última criação, um top em malha ponto roma (veja aqui um post com dicas de malha para costurar em casa) e com acabamento de costura dupla nas mangas. O molde é o Coco da Tilly Buttons e troquei a sugestão original de usar ziguezague nas barras pelo ponto duplo. Achei que ficou muito mais digno e vocês ?

Agora só aguardando o calor baixar um pouco para conseguir usar minha última criação.

33 ZigZags
  1. 14 de outubro de 2014 às 17:54

    Oi, Andrea!
    Sua blusa ficou linda!
    Eu também substituí os acabamentos em ziguezague nesta blusa pelo feito com a agulha dupla. Fica bem melhor mesmo!
    Parabéns pelo post, com certeza vai ser muito útil pra bastante gente!
    Beijos!

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:13

      Oi Kátia, o acabamento que ela sugere, em ziguezague zangue ficou muito feio! Eu até fiz em ziguezague pela primeira vez (querendo seguir ao pé da letra) mas depois desmanchei e refiz com a agulha dupla. Ficou beeem melhor :). bis

      Responder
  2. Paula disse:
    15 de outubro de 2014 às 05:34

    Andrea,oi! Esse acabamento tb dá pra fazer na galoneira né? Estou pensando em costurar blusinhas pra estampar e vender e a única máquina que não tenho é a galoneira. Você acredita que dá pra usar comercialmente esse acabamento com agulha dupla substituindo a bainha na galoneira? Minha malha inicialmente seria pv ou pp.

    tô ADORANDO seus posts sobre malha pq realmente é MTO mais fácil de costurar do q tecido! rsrsrs Continue! Bjos!

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de outubro de 2014 às 17:12

      Oi Paula, eu acho que se for produzir comercialmente em grande escala não dá para usar a máquina doméstica. Ele é mais indicada para costuras de roupas para você mesma. Depende muito de quanto você vai exigir da máquina, do volume de produção.

      Responder
  3. 15 de outubro de 2014 às 14:50

    Boa noite!
    Primeiro, venho dar os parabéns pela qualidade da página e que fiquei surpreendida visto que é a primeira vez que visito.

    Achei o post fantástico pois estou a dar os meus primeiros passos na costura e é fantástico como se aprende com facilidade com uma ajuda assim!

    Fantástico! Beijinhos

    Responder
  4. Mirna Dias disse:
    15 de outubro de 2014 às 22:44

    sabe o que sempre me intrigou na agulha dupla? nunca vi nenhuma especificação de que ela vem com ponta bola, por isso tinha medo de usá-la em malha. mas agora já vi que funciona, muito legal! bjo!

    Responder
  5. 17 de outubro de 2014 às 23:43

    Uhu! Minha super dúvida era como enfrentar a passagem das linhas. Amanhã vou tentar fazer seguindo as dicas do post. Muito obrigada!

    Eu tbm não curto o zig zag proposto pela Tilly. Acabei mudando a outra versão do top Coco (sem essa gola 60´s). Ela pede para só dobrar a gola pra dentro e mandar ver no zig zag. Fiz e ficou tão pobrinho… Descosturei e mandei ver num revel com uma entretela fina. Ficou show! Brazucas rules!

    Beijo e bom fim de semana!
    Vivi Basile

    Responder
  6. Mariana de Luna disse:
    31 de outubro de 2014 às 08:54

    Nossa, ótimo!
    Sempre tive “medo” e muitas dúvidas de como usar a agulha dupla, nunca nem coloquei na máquina para tentar ver como funciona.
    Mas agora meus problemas acabaram!!!!!
    muito obrigado!!!!
    bjinhos!

    Responder
  7. Eliana disse:
    03 de novembro de 2014 às 16:03

    Poxa, já tentei na minha Elgin Genius sem passar uma das linhas no guia-fio, com as duas pelo guia-fio, mudando a direção de desenrolamento de um dos retróses, e ou as linhas enroscam ou pula um ponto (fica um ponto grande no meio dos outros)…. :-(
    Alguém mais já tentou usar a agulha dupla na máquina Elgin Genius??? Heeeeelp!

    Responder
    • Delbia disse:
      28 de junho de 2015 às 18:23

      Eu tenho uma Elgin Genius e não consigo costurar com a agulha dupla, pois ela trava quando entra pra retirar a linha da lançadeira. alguém pode me ajudar?

      Responder
      • Giovana disse:
        28 de agosto de 2016 às 00:20

        Olá tb estou com esse problema na minha Elgin, ela bate na hora que desce pra puxar a linha de baixo, será que uma agulha menor resolve?

        Responder
  8. 24 de novembro de 2014 às 14:30

    Isso eu aprendi no site da Singer, há muito tempo: para costurar malha, o mais indicado é colocar na bobina o fio que se usa em overloque; depois, aumentar o o tamanho do ponto para o nº 4. Infelizmente, ainda não encontre agulha dupla ponto bola. Eu faço assim e fica ótimo. Ah! Não posso me esquecer de lhe parabenizar pela qualidade de sua página.

    Responder
  9. Vania Maria disse:
    25 de novembro de 2014 às 11:48

    Oi! Parabéns pelas dicas. Já costurei várias peças de malha com agulha dupla e deu certo, mas agora não estou conseguindo mais : uma costura fica certa mas a costura da agulha direita sai com os pontos pulados. Já troquei as agulhas, repassei as linhas… Você sabe dizer o porque? Estou quase desistindo.

    Responder
  10. 01 de dezembro de 2014 às 13:35

    Nossa vendo aqui me dou conta de que nunca usei a minha, a dica de como passar a linha é maravilhosa, sempre me perguntava sobre como passar as linhas, talvez seja o motivo de nunca ter usado.
    Vou experimentar, abraços meninas.

    Responder
  11. IVONETE BIAJO disse:
    05 de dezembro de 2014 às 21:32

    Nossa eu costuro a mais d 10 anos e nao sabia disso! Muuuuuuito obrigada meninas, voces são anjos na terra!!! Deus abençoe muito voces…

    Responder
  12. CONCEIÇAO OLIVEIRA disse:
    07 de julho de 2015 às 14:51

    GOSTEI MUITO DA SUA DICA,VOU TENTAR FAZER APESAR DA MINHA MÁQUINA SER MAIS ANTIGA.

    Responder
  13. kelly ribeiro disse:
    03 de agosto de 2015 às 14:42

    ola gostei do post e uma duvida ela serve para maquina industrial???

    Responder
  14. Roberta disse:
    20 de agosto de 2015 às 13:40

    GOSTARIA DE SABER SOBRE OS MILIMETROS POIS EXISTE DUAS UMA DE 3MM E 4MM E SE PODE USAR A AGULHA DUPLA EM TECIDOS 100% ALGODÃO??

    Responder
  15. Andressa disse:
    10 de setembro de 2015 às 12:33

    ótima explicação, nao sabia desse pulo do gato!

    Responder
  16. Kedman disse:
    16 de setembro de 2015 às 15:15

    Ótima explicação. É possível usar a agulha dupla em uma maquina que não tenha 02 retroses?

    Responder
  17. Sandra disse:
    31 de outubro de 2015 às 21:39

    Boa noite, gostaria de uma ajuda se fosse possível.
    Tentei usar a agulha dupla para fazer acabamento em malha, porém apenas uma das linhas costurou a outra que passa pelo guia-fio não. Você pode ajudar-me?

    Responder
  18. cintia disse:
    22 de novembro de 2015 às 23:11

    também estou tentando costurar malha com agulha dupla na minha elgin genius mais uma costura bem e a outra costura e pula os pontos em outros tecidos ela costura bem

    Responder
  19. Miriam Oliver disse:
    05 de abril de 2016 às 18:18

    Gostaria de saber se existe algum molelo de máquina Singer em que a agulha dupla não possa ser usada?

    Responder
    • Alice disse:
      31 de agosto de 2016 às 11:37

      Oi! Que eu saiba, naquelas singer pretinhas (a máquina da vovó) não dá para usar a agulha dipla, mesmo porque ela tem um buraquinho redondinho que dá para entrar uma agulha só na direção da bobina. Nas outras não sei…A minha é a Brilliance e dá sim. Aliás, a singer arrasa! <3

      Responder
  20. Juliana disse:
    11 de junho de 2016 às 01:02

    Sabia que já existe agulha tripla?? Faço vários pontos de bordados com ela e fic lindo… cada agulha com uma cor de linha… experimente…

    Responder
  21. Vani disse:
    24 de junho de 2016 às 12:35

    Adorei !! Vou tentar novamente costurar com a agulha dupla…nao sabia desse ¨pulo do gato¨…quem sabe seja por isso q nao havia conseguido !!?

    Responder
  22. terezinha maciel disse:
    29 de junho de 2016 às 20:36

    naõ vou comentar porque naõ conheço o produto

    Responder
  23. Sandra disse:
    16 de agosto de 2016 às 20:27

    Eu coloco na bobina debaixo fio ao invés de linha, fica maleável.

    Responder
  24. nilma g prata barros disse:
    05 de setembro de 2016 às 11:12

    adorei esta dica para costurar com a agulha dupla, só q minha maquina não tem local para colocar 2 retrós, vcs tem alguma sugestão.

    Responder
    • Neusa disse:
      19 de outubro de 2016 às 20:18

      olá amiga. A minha máquina também não tem 2 colocações de retiros.
      Eu coloco um retiros dentro de um vidros (desses de maionese) e coloco no chão ou ao lado da máquina. Dá certo!

      Responder
      • Neusa disse:
        19 de outubro de 2016 às 20:20

        Amiga Nilma G. Prata ….eu quis dizer:Retrós!

        Responder
  25. Bruna disse:
    12 de outubro de 2016 às 22:53

    Ótima dica.
    Vou tentar usar agulha dupla. .

    Responder
  26. Ana Maria disse:
    20 de outubro de 2016 às 10:25

    Minha nossa !!! 30 anos olhando para essa agulha e não sabia pra que servia….. sofri tanto com barras em malha à toa… kkkk
    |Muito obrigada.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»