09 out 14
costura
Dicas para costurar malha
por Andrea

costura_malha_abre

Sempre quis costurar minhas roupas em casa! Mas para isso necessariamente teria que aprender a costurar malhas afinal nem todas as roupas podem ser feitas em tecidos planos. E eu gosto muito de roupas confortáveis, sabe como é…. malha sempre! Decidi que já era hora de acabar com este bloqueio e me jogar de vez no mundo das costuras flexíveis. Mas antes de investir em uma máquina de overloque, queria aprender a costurar malhas minha máquina velha de guerra doméstica tradicional (no meu caso esta aí da foto). Ouvi falar que é possível e resolvi tentar! Chamei a a Marina,  consultora da Singer,  para passar uma tarde comigo desvendando a costura a malha e me dando dicas práticas. São estas que compartilho hoje aqui com vocês.

malhas

1) Escolha a sua malha

O que difere a malha do tecido plano é a elasticidade. Ela estica (pouco ou muito) se puxada para os lados enquanto que os tecidos planos não esticam nada. Se for o seu primeiro projeto, recomendo usar uma malha de espessura média – eu escolhi a Ponto Roma, a malha cinza da foto acima. Lembra aquelas malhas de calça de ginástica que usávamos na escola. Ela nem chega a enrolar nas bordas portanto fica boa sem acabamento. O ponto negativo dela é que é grossa para usar no nosso verão, sendo mais apropriada para peças de Outono Inverno.

Já a malha branca da foto é daquelas bem levinhas, espessura de camiseta. Devido a espessura, ela enrola na pontas e é mais difícil de ser trabalhada pelas novatas.

agulhas

2) Use uma agulha ponta bola

A agulha mais indicada para costurar malhas é a Ponta Bola ou 2045. Não dá para ver na foto pois é um detalhe minúsculo, mas a ponta desta agulha é diferente, mais arredondada. A ponta bola não corta a trama do tecido, apenas escorrega entre os fios da trama, que por ser elástica, logo fecha.

A numeração é universal, de 9 a 18 sendo:

9 e 11 : indicada para malhas finas

14: indicada para malhas médias

16 e 18: indicada para  malhas grossas

As agulhas com ponta bola da Singer têm o cabo dourado. Já as agulhas de ponta universal são inteiramente prateadas e indicadas para tecidos planos, sem elasticidade.

IMG_8842

3) Lembre-se dos pontos mais usados (em qualquer máquina)

Lembre-se que a roupa em malha ela irá esticar ao vestí-la por isso, a importância de usar pontos flexíveis na hora da costura!

Para malhas os pontos mais usados são a costura reta e o zigzag. Se sua máquina tem estes pontos então pode comemorar!

Escolha o zig-zag para unir partes da roupa que serão esticadas e requerem flexibilidade, geralmente para costuras na horizontal. Lembre sempre de testar a tensão e tamanho do ponto. O zig-zaz pode ser regulado em sua altura e largura na maioria das máquinas domésticas. Neste exemplo usei o zig-zag  de 2.0 X 2.5.

Para unir partes do tecido que não serão esticadas (ex: costuras verticais) e fazer pespontos, pode-se usar a costura reta normal mas tome bastante cuidado com a tensão do ponto pois o mesmo poderá estourar ao ser esticado (ouch!).

tensão na malha copy

4) Observe a tensão do ponto

Costurar em malha, especialmente as mais finas, requer uma boa regulagem do ponto antes ir para a costura da peça final. Pegue um retalho do mesmo tecido da peça final e teste o ponto, tanto seu tamanho quanto a tensão. Se o ponto estiver com pouca tensão ele ficará quase solto no verso do tecido. Com muita tesão o tecido ficará franzido. O ponto com tensão ideal não deforma o tecido, não pula pontos,  tem aspecto regular tanto do lado direito como do avesso.

pontos felxiveis

5) Tente a costura reta flexível (disponível em algumas máquinas)

Algumas máquinas mais avançadas possuem a opção de ponto reto flexível. Ele tem um aspecto de ponto reto continuo mas permite que o tecido estique sem estourar a linha. A agulha faz pequenos vai e véns para formar a costura, deixando a mesma com esta aspecto mais grosso que a costura reta normal. Um aspecto negativo deste ponto é que fica grosso por isso dá um certo trabalho para ser desmanchado.

acabamento overloque

6) Use o ponto de Acabamento (disponível em algumas máquinas)

Algumas máquinas possuem este ponto de acabamento que, ao meu ver, tem um efeito bem similar ao overloque! Perfeito para dar acabamento em peças de  malha mais finas que costumam enrolar nas bordas.

sapatilha acabamento em aç copy

Para facilitar o uso do ponto de acabamento existe esta sapatilha de acabamento que dá uma levíssima levantada nas bordas, facilitando na hora fazer o ponto. Dá também para usar a sapatilha de uso geral mas esta é uma facilitadora da vida que me foi apresentada pela Marina. Eu não conhecia e amei!

As malhas grossas como a Ponto Roma não precisam de acabamento nas bordas. Fica a dica para quem está começando.

IMG_8361

7) Não repuxe a malha!

Não faça isso, por mais tentador que seja. Trabalhe com a malha esticada mas sem tensão, como se fosse um tecido plano. Ela tem que esticar no seu corpo e não durante a costura.

Na hora de unir as partes vale alfinetar para deixar tudo no lugar e as malhas não escorregrem na hora de trabalhá-las na máquina. Em áreas mais curvas, use mais alfinetes ou, se preferir, alinhave.

decorativos

8) Estabilize a malha com entretela

Para usar pontos decorativos em malha temos um segredinho! Basta aplicar uma entretenha termocolante do lado avesso da malha. Corte a entretela no tamanho desejado e passe a ferro com o lado brilhante da entretela voltado para o verso do tecido de malha. Fica assim ó :

entretela

Isso criará uma textura mais estável e deixará pontos decorativos mais definidos. Também evitará que a malha fique espremida entre pontos – problema bem comum ao costurar em malhas finas. Já planejei em usar esta técnica para customizar peças de bebê com pespontos decorativos.

E você, já costurou malha na máquina tradicional?  Como foi? Tem dicas bacanas para compartilhar?

O assunto costura em malha dá muito pano para manga então na semana que vem tem mais. Vamos falar sobre como escolher a malha certa para seus projetos e mostrar como usar a agulha de duas pontas, aquela agulha misteriosa! Até :).

 

79 ZigZags
  1. michele disse:
    09 de outubro de 2014 às 10:56

    ola!! adoro vcs!!!a minha maquina não é singer, mas tem varios pontos iguais a sua, e no manual diz que os(respectivos) pontos 10 e 11 são overlock de acabamento. será que dá pra costurar malha?

    Responder
    • Andrea disse:
      09 de outubro de 2014 às 11:58

      Oi Michele, acho que sim, testa eles e veja como fica. Geralmente são identificados como “tipo overloque”. bis

      Responder
  2. Cadma Suzart disse:
    09 de outubro de 2014 às 10:57

    Qualquer máquina de costura pode ser utilizada? Não sei se a minha tem sapatilha de acabamento.

    Responder
    • Andrea disse:
      09 de outubro de 2014 às 11:57

      Oi Cadma, para o ponto tipo overloque teria que ser uma máquina que tenha este tipos e ponto. A sapatilha não é obrigatória, dá para fazer o ponto com a sapatilha de uso geral que vem com a máquina.

      Responder
  3. 09 de outubro de 2014 às 11:38

    Adorei as dicas, já passei para uma amiga, obrigada bus Adriana

    Responder
  4. Cristiane Yumi Suzuki Da Silva disse:
    09 de outubro de 2014 às 14:14

    Obrigada pelas dicas! Tenho muita malha em casa, de projetos anteriores, e estava a ponto de comprar uma overloque usada mesmo, para não desperdiçar o material… agora vejo que posso usar minha máquina convencional sem medo de ser feliz!

    Responder
  5. 09 de outubro de 2014 às 14:50

    Dúvidas dúvidas.
    Apesar da Cadma ter perguntando e você ter respondido, ainda fiquei com a dúvida. Este ponto de acabamento vem com a máquina? É possível usar esta sapatilha com máquina que não tenha o tal ponto? Este ponto é tipo um caseado? Quando costuro malha, dependendo do lugar da costura, eu uso o ponto 3 pontinhos e para as barras eu uso a agulha dupla, que faz aquelas duas costuras paralelas.
    Bjs

    Responder
    • Andrea disse:
      09 de outubro de 2014 às 16:10

      Oi Nina, sim ele vem na máquina, na minha equivale ao ponto 28 ou 9 mas isso depende da máquina. Dá para usar este ponto com a sapatilha de uso geral sim, a sapatilha que mostrei no post é opcional. Pode usar sim os 3 pontinhos e o de agulha dupla para barra, são boas opções. bis

      Responder
  6. Priscila disse:
    09 de outubro de 2014 às 20:06

    Oi Andrea! Adorei o post! Muito esclarecedor! Mas ainda ficou uma dúvida: qual linha você usou para costurar a malha?

    Responder
    • Andrea disse:
      10 de outubro de 2014 às 19:08

      Oi Priscila, usei a linha Corrente Laranja, que é misto de algodão com poliéster. bis

      Responder
  7. AlessandraAlessandra Pereira Masso disse:
    10 de outubro de 2014 às 02:57

    oi… Eu já costurei malha na minha máquina doméstica e aprendi um truque com a minha professora de costura, usar fio de overloque na bobina, a costura fica bem mais flexível. Ou tra dica pra fazer acabamento de barra, eu uso agulha dupla com o fio de overloque na bobina. Dá super certo. Já fiz muita coisa assim. Espero q ajude. Bjão.

    Responder
  8. Nine disse:
    10 de outubro de 2014 às 17:28

    Olá! Adorei o post, só fiquei com uma dúvida… Pras que tem máquinas mais simples e antiguinhas (assim como eu) e sem pontos tipo overloque, qual a melhor opção? Fazer ziguezague na bordinha, cortar com tesoura de ziguezague…? Existe alguma opção que fique durável?

    Responder
    • Andrea disse:
      10 de outubro de 2014 às 19:07

      Oi Nine, fazer o ziguezague na bordinha é uma boa opção!

      Responder
  9. Sol disse:
    13 de outubro de 2014 às 09:30

    Comprei essa sapatilha de acabamento mas quebrei na primeira vez usando porque usei o ponto errado :(
    Qual o ponto certo pra usar com essa sapatilha?

    Responder
    • Andrea disse:
      13 de outubro de 2014 às 11:20

      Para a Singer Brilliance o ideal são os pontos 03 (zigue zague com largura do ponto = 5) para prevenir que o tecido desfie e os pontos 10 ou 14 (de acabamento, com largura do ponto entre 5 e 7) servem para unir partes e fazer acabamento ao mesmo tempo. Consulte o seu manual para ver quais são pontos equivalentes. bis!

      Responder
  10. Cristina Coelho disse:
    17 de outubro de 2014 às 12:20

    Amei o post…sensacional….minha máquina é uma Janome, mas acho que essa agulha é compatível….
    uma vez procurei essa agulha e a atendente disse que não tinha para máquina domestica (ainda me tratou como uma desinformada…mas como eu sou mesmo, fiquei na minha, srsrsrss…)
    ai ai , não vejo a hora de tentar…também adorei o posta da agulha dupla, nunca me arrisquei porque não entendia como seria a costura só uma bobina apenas, (é, sou uma grande desinformada mesmo)
    Obrigada, obrigada, obrigada
    bjs
    Cris

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de outubro de 2014 às 14:10

      Cristina, não se deixe intimidar, tenta sim… Depois me conta se deu certo! Bjs

      Responder
  11. 10 de novembro de 2014 às 16:56

    Que dicas preciosas ;)

    Responder
  12. Silvia Nunes disse:
    20 de novembro de 2014 às 02:49

    Numeração de agulhas, tensão do ponto, sapatilha de acabamento. Nossa, quantos ensinamentos! Estou animadissima para tentar fazer uma blusa de malha na minha querida maquina caseira. Eu iria me matricular em curso, super caro, de malharia semana que vem e teria que comprar máquina de overlock. Andrea, voce me salvou de um grande prejuizo, obrigada! Gostei também da sugestão da Alessandra, de usar linha de overlock na bobina!

    Responder
    • Rafaela disse:
      09 de setembro de 2016 às 14:50

      Eu tbm uso fio de overlock na bobina e da super certo. So tem que tomar cuidado na hora de carregar ela com a linha, pq não da pra esticar a linha de overlock senão ela desmancha. O ideal é vc ver um vídeo antes no you tube tem, ensinam certinho. bjos

      Responder
  13. Helena disse:
    12 de dezembro de 2014 às 19:48

    Olá, boa noite.
    Costurei um sling para o meu filho só que com agulha normal, e ela cortou o tecido. Pois bem comprei duas agulhas ponta bola, uma 9 e outra 11 para refazer a costura. Porém a máquina não faz o ponto. Não sei se é porque são 4 camadas de tecido, se eu tenho que usar uma agulha mais grossa…. o que você acha que poderia ser ? Obrigada

    Responder
    • Patricia disse:
      17 de dezembro de 2014 às 02:34

      Helena, seu sling deu certo?
      Quero comprar essa maquina exatamente para fazer isso.
      Funcionou?
      Tens alguma dica?

      Obrigada!

      Responder
      • Helena disse:
        20 de fevereiro de 2015 às 17:49

        Oi, então não deu certo…. inclusive hoje comprei um tecido de viscolycra para fazer um vestido mas não consegui costurar. os pontos vivem soltando… não sei mais o que fazer… acho que vou levar a minha máquina numa costureira pra ela ver pra mim o que pode ser….

        Responder
        • Danielle disse:
          06 de julho de 2015 às 13:53

          Helene e Patricia, vcs conseguiram fazer o sling?

          Responder
  14. Patricia disse:
    17 de dezembro de 2014 às 02:32

    Quero comprar uma maquina (pra ontem) para fazer exatamente o que tu explicou aqui. Fiquei bem inclinada a comprar igual a essa. porém, em um site vi uma pessoa falando mal dela, dizendo que é fraca, que a dela em 3 meses já estragou e onde ela mandou consertar, disseram que a maquina é fraca, de pouca durabilidade.
    Gostaria de saber se a tua ainda funciona ou se confere o depoimento dessa pessoa.
    Agradeço a atenção.

    Responder
    • Manoel disse:
      05 de fevereiro de 2016 às 17:43

      Patricia, procure a máquina da singer reta in dustrial nos. 188u é a melhor custa em torno de 1.200,00 mas vale a pena, se VC for de SP, eu te índico quem vende.

      Responder
  15. Isabelle Oliveira disse:
    12 de janeiro de 2015 às 10:16

    Quero saber se você usa fio ou linha.

    Responder
  16. mateus disse:
    16 de janeiro de 2015 às 23:08

    oii eu tenho uma pequena fabrica de congecçoes em casa …eu tenho dificuldades de comprar maquinas da singer que costuram malha? por favor me digam modelos da singer que fassam esse servico !!!

    Responder
    • Manoel disse:
      05 de fevereiro de 2016 às 17:46

      Boa tarde matheus, procure a máquina reta industrial singer mod. 188u, se for de SP, índico onde vende em preço bom

      Responder
  17. 24 de fevereiro de 2015 às 11:30

    Amei a dica! Agora vou ser obrigada a passar no armarinho e comprar as agulhas de pontas arredondas e fio de overloque para a bonina (dica preciosa da Alessandra). Coisa que nem gosto de fazer, rsrsrs
    Minha filha comprou umas camisetas num site e quando ela vestiu estavam compridas demais. Vou primeiro testar numa camiseta velha. Ótima hora que eu passei aqui. /
    Obrigada pela dica e depois te dou o retorno
    Bjs

    Responder
  18. Amélia disse:
    10 de março de 2015 às 22:27

    Amei, amei, amei as dicas, sou iniciante e tive aprendizados importantíssimos.
    Bjs

    Responder
  19. Dalva Ribeiro Veiga Castilho disse:
    11 de março de 2015 às 15:43

    Tenho uma maquina singer advance ,coloquei agulha dupla 2 vezes e as quebraram…o que fazer ?

    Responder
    • Joana disse:
      02 de abril de 2015 às 19:34

      Dalva, as agulhas duplas tem dois tipos de medida-. Tente comprar uma com uma medida menor.
      Joana

      Responder
  20. 22 de março de 2015 às 18:03

    Adorei a dica! Deu super certo! Postei no meu blog e coloquei um link para esta página.
    Obrigada, beijos
    http://tricoperfeito.blogspot.com.br/2015/03/necessaire-chevron.html

    Responder
  21. evade sousa nascimento disse:
    24 de março de 2015 às 11:16

    eu coataria de saber qual a linha para costura malhas

    Responder
  22. Andrea leão disse:
    20 de maio de 2015 às 11:57

    Tenho uma singer zig zag plus. Coloquei a agulha própria pra malha e mesmo sim não costura. O que fazer??? Obrigada

    Responder
  23. jucy disse:
    23 de maio de 2015 às 09:51

    bom dia minha maquina elgin superia nao esta segurando a costura,o que fazer.

    Responder
  24. Sandra disse:
    17 de junho de 2015 às 13:26

    Quando costuro malha, a máquina pula os pontos, uso linha de overloque na bobina e poliéster 100% para costurar, tem dia que a máquina costura que é uma beleza, em outros, não para de pular, e por mais que regule tudo, não sei onde estou errando. Na maioria das vezes uso viscolycra, malha de algodão ou malha canelada.

    Responder
  25. Bruna disse:
    01 de julho de 2015 às 21:17

    Olá! A linha usada para malha é diferente?

    Responder
  26. Rosiene Ferreira da Costa Inácio disse:
    11 de julho de 2015 às 01:11

    Oiii, obgda pelas dicas.Amei este espaço!

    Responder
  27. Ana Paula disse:
    30 de julho de 2015 às 18:01

    Olá Andrea , td bem? Por favor me ajude, tenho uma Singer Promisse 1408
    Se eu comprar uma agulha ponto bola dourada e uma sapatilha de teflon
    ou plástico usando o ponto zigue-zague, consigo costurar malha?
    Desde já muito obrigada!!

    Responder
  28. fabiola disse:
    17 de agosto de 2015 às 20:04

    tenho uma maquina brillhance tambem mas estou tao chateada pois depois de tanto c4 e aquele barulho horroroso ja ate desanimeide usa la. estou curiosa para saber como costurar plastico vinil sobre plastico vinil mas nao sei qual a melhor tensao para se colocar e qual a agulha ideal para usar.por favor me ajuda

    Responder
  29. celia maria de moura disse:
    25 de agosto de 2015 às 13:18

    como costurar ou o que fazer quando a malha enrrola as bordas a serem costuradas?

    Responder
  30. 04 de setembro de 2015 às 18:04

    Amei as dicas

    Responder
  31. Giovana disse:
    11 de setembro de 2015 às 23:22

    Olá, estou tentando aplicar o viés em body para bebe em malha com a galoneira janome, mas estou com certa dificuldade, o pedal original custa aproximadamente 500 reais, quase 1 terço do valor da máquina e estou tentando fazer sem o pedal, mas está bem dificil, vc teria alguma sugestão ate de outra máquina?

    Responder
  32. Neuriele disse:
    18 de setembro de 2015 às 20:05

    Boa noite
    Gostaria que vocês me ajudassem a escolher uma máquina de costura doméstica que costure malha, tecidos finos e grossos tambem.

    Responder
  33. Lizete disse:
    04 de outubro de 2015 às 16:58

    Quero comprar uma maquina igual a essa a onde posso comprar

    Responder
  34. Maria lucia disse:
    06 de outubro de 2015 às 15:20

    Amei a dica

    Responder
  35. nilda disse:
    20 de outubro de 2015 às 08:51

    sou iniciante gostaria de saber prq franze as malhas que eu costuro e os pontos fica fogados

    Responder
  36. Renata disse:
    23 de outubro de 2015 às 20:59

    Olá pessoal,
    Por favor, me ajudem. Essas dicas dadas no post são válidas para tecidos com elastano? Estou com uma viscose com elastano e quando fui costurar uma saia, não deu nada certo.
    Obrigada,
    Renata

    Responder
  37. Débora Passos disse:
    11 de novembro de 2015 às 14:04

    Boa tarde, estou tentando fazer uma capa para um livro com o tecido tricoline e com a fibra no meio. Mas a maquina não esta costurando esse tecido especificamente. Pois ela esta costurando outros tecidos. Alguém pode me ajudar? Já tentei de todas as formas, mas não esta dando.

    Responder
    • Clarissa disse:
      19 de novembro de 2015 às 09:19

      Débora, depende do erro que vc está tendo. Pode ser agulha ou linha fina demais para o trabalho, ou as camadas de tecido com a manta ficaram muito grossas, e vc precisa de um calcador de transporte duplo, pode ser regulagem da máquina ou a maneira como vc está passando a linha, pode ser a bobina colocada para o lado errado… ou ainda pode ser sua máquina. Eu tenho uma Singer Fashion que não presta pra nada, não costura mais que duas camadas e faz um barulhão. Agora estou com uma Janome e é infinitamente melhor. Singer nunca mais, já foi a segunda que infernizou minha vida.

      Responder
  38. danubia disse:
    03 de dezembro de 2015 às 11:00

    oi, estou procurando uma maquina para trabalhar em casa, por isso precisava de uma que pudesse fazer todos os tecidos leves até jeans e tambem diferentes tipos de ponto, enfim uma bem completa,vc me indica alguma?

    Responder
    • Manoel disse:
      05 de fevereiro de 2016 às 17:48

      Boa tarde tem a singer reta industrial mod. 188u costura qquer tipo de tecido, é costura reta, se VC for de SP te índico local q vende em preço bom

      Responder
  39. Débora Capulo disse:
    10 de dezembro de 2015 às 08:43

    Olá!
    Qual a linha indicada para trabalhos com malhas, lycra e tecidos mais elásticos?

    Responder
  40. carol disse:
    09 de janeiro de 2016 às 20:00

    Tenho uma livrematic 290 e estou tentando costurar com essa agulha ponto bola em vão… penando aqui, a linha simplesmente nao pega no tecido, que é tipo de biquini. a fantasia da pequena era pra amanhã…

    Responder
  41. sergio paulo disse:
    18 de janeiro de 2016 às 16:28

    por favor a linha da parte superior esta quebrando mito o que fazer para controlar

    Responder
  42. Ana disse:
    01 de fevereiro de 2016 às 14:23

    Adorei suas dicas e já troquei elástico nas bermudas de malha. Deu certo.
    Obrigada!
    Muito sucesso.

    Responder
  43. Julia disse:
    03 de fevereiro de 2016 às 14:10

    Que linha que pode usar?

    Responder
  44. Andrea disse:
    04 de fevereiro de 2016 às 17:50

    Oi, minha mãe pediu pra eu tirar o modelo e fazer um vestido igual o dela de malha com alcinha, mas não acerto a alcinha e o rolote na malha, posso costurar fita em vestido de malha? Ou tem alguma sugestão? Adorei as dicas…Obrigada! bjuss

    Responder
  45. Zela Sodre disse:
    11 de fevereiro de 2016 às 18:51

    Tinha uma Singer que não costurava quase nada (comprei novinha). Estava desistindo de costurar, ganhei uma brother SQ9000….costura tudo…como máquina doméstica é impressionante. ?..estou amando costurar e já fiz até edredom. Eu super recomendo meninas.todos esses pontos e agulhas mencionadas acima vem com a maquina. Abraço pra todas as arteiras que gostam de produzir suas peças como eu.

    Responder
  46. Silvia disse:
    12 de fevereiro de 2016 às 16:30

    Consigo fazer acabamento tipo overloque na singer facilita 2818?
    Muito obrigada

    Responder
  47. 06 de abril de 2016 às 13:08

    Olá!
    E para costurar malha não é necessário o uso de linha especial? Essa linha comum é adequada?
    Abraço!

    Responder
  48. Marcia Simoes disse:
    10 de abril de 2016 às 00:46

    Olá, gostaria de saber de alguma técnica para costurar zíper em um decote de uma blusa de malha sem deformar a peça. Poderiam me ajudar?

    Responder
  49. Aida Noeli Klug Diniz disse:
    12 de abril de 2016 às 23:59

    quero confeccionar regatas nadador e estou tendo dificuldades em fazer acabamentos com viés, me socorre. é feito com a propria malha ou preciso comprar viés pronto

    Responder
  50. Juliana disse:
    14 de abril de 2016 às 15:09

    Oi, onde vc comprou essa sapatilha? Achei uma no Mercado livre que se parece bastante, mas parece que preciso comprar uma haste junto… tenho uma Singer Precisa

    Responder
  51. tatiana gomes disse:
    11 de maio de 2016 às 13:31

    Boa tarde Meninas
    Desde novinha sempre tive o sonho de costurar fazer coisas de casa, artesanato, colocar barrinha em pano de prato, então resolvi aprender depois de velha 34 anos rs gostaria da ajuda de vcs qual máquina comprar para fazer pequenos ajustes, bainha. apertar roupas , fazer paninhos para a cozinha fazer babados em pano de prato, me indiquem uma máquina que faca essas coisas mas que nao seja muito cara, não quero investi muito pois não sei se eu vou gostar de costurar.

    por favor me ajudem

    Responder
  52. EVALDETE DA ROCHA PROFETA disse:
    29 de junho de 2016 às 22:55

    Adorei estas dicas, pois estou fazendo um curso de corte e costura numa loja de máquinas da Singer, mas não falam nestas oportunidades de costurar malha na máquina normal. já estava ficando desanimada pois achei que teria que comprar três máquinas para continuar costurando poucas coisas em casa. Acho que eles dão o curso para assim vender suas máquinas.

    Responder
  53. Marcia disse:
    29 de julho de 2016 às 01:01

    Muito bem explicado. Obrigadíssima. Bjo.

    Responder
  54. Eliane de Oliveira Costa disse:
    16 de agosto de 2016 às 20:19

    Muito bem explicado, obrigada

    Responder
  55. Maria glorete disse:
    30 de agosto de 2016 às 21:55

    Obrigada pelas dicas, era tudo que eu precisava!! Vou ficar anciosa esperando as próximas. Deus abençoe!! Bjs

    Responder
  56. Maria glorete disse:
    30 de agosto de 2016 às 21:58

    Tenho dificuldade em colocar viés em roupas de malha. Vc teria umas dicas!!! Obrigada

    Responder
  57. Maristela Pinto disse:
    04 de setembro de 2016 às 09:00

    Você é uma FOFA!
    Muito obrigada!

    Responder
  58. Jaqueline Tenório disse:
    23 de setembro de 2016 às 22:40

    Minha máquina é igual essa da foto é eu comprei o pezinho tipo overclock, mais quebrou umas 3 agulhas. Qual ponto devo usar?? Qual número na máquina

    Responder
  59. 26 de setembro de 2016 às 20:26

    eu gostaria de saber como costurar calça de ginastica

    Responder
  60. gaby disse:
    12 de outubro de 2016 às 13:55

    oi minha maquina na malha pula muito o ponto oque faço

    Responder
  61. 24 de outubro de 2016 às 15:21

    Para malha a linha melhor é de nylon, e para tecidos finos, como musseline e seda, pode-se fazer a barra lenço e com linha 100% poliester para nao estourar a costura

    Responder
  62. Cantinho da Lilica disse:
    14 de novembro de 2016 às 16:33

    Boa tarde meninas, estou apanhando com minha singer fashion 4220 para costurar uma barra de bermuda de helanca, pois a máquina não faz o ponto ou se faz fica todo estranho (o ponto fica saltado, por exemplo, dois pontos pequenos e um grande).
    Já fiz de tudo! já troquei linha 100% poliéster para linha de overloque embaixo, já troquei agulha normal para agulha dupla, tentei usar várias agulhas de numerações diferentes, já coloquei no seletor da máquina a opção “stretch”, já mudei a tensão, enfim, tudo que possam imaginar!
    Alguém tem alguma dica ou sabe se consigo fazer a bendita barra nessa máquina??
    obrigada!!

    Responder
  63. Cantinho da Lilica disse:
    14 de novembro de 2016 às 16:39

    Boa tarde meninas, algém sabe me dizer se a máqina singer fashion 4220 consegue costurar malha grossa (helanca)? É porque estou apanhando para fazer uma simples barra de uma calça que virou bermuda. Já fiz de tudo, troquei agulhas, linhas, tensões, pontos, seletor de tecido com elasticidade etc.. e os pontos continuam a saltar…

    Obrigada, bjo

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»