10 out 14
costurafashion
Escolhendo malhas para fazer suas próprias roupas
por Andrea

vest-coco3

Texto e fotos por Katia Linden, do Costura Katia Costura

Eu comecei a costurar malhas no ano passado, depois de um bom tempo fugindo delas. Hoje em dia eu nem sei por que. Eu sei sim. Eu achava que o resultado seriam apenas as tais roupas “de ficar em casa”, sabe?

Mas alguns fatores como escolher o modelo certo e o tecido mais adequado podem dar uma cara super legal para a peça, mesmo sendo feita em malha. A grande vantagem da malha é que, de maneira geral, a peça será bem confortável de usar.

A minha primeira dúvida foi: como escolher o tecido certo?
Eu estava mais acostumada a usar tecidos planos para roupas, principalmente de algodão, linho e seda. Com a ideia na cabeça ou o projeto em mãos, o melhor jeito que eu encontrei para comprar o tecido ideal foi ir às lojas especializadas (recomendo um passeio na rua Três Rios, no Bom Retiro) e perguntando ao vendedor.

É importante saber se a sua malha precisa ser muito ou pouco elástica. As que são pouco elásticas servem para peças que não precisam ficar muito justas ao corpo. As mais elásticas servem para itens como tops, leggings ou mesmo vestidos bem justos.

mosaico_katia

1. Saia e top feitos com ponto roma / 2. Vestido em jérsei / 3. Vestido feito com malha tipo camiseta / 4. Saia em ponto roma

No caso das malhas, outros nomes entram em jogo. O tecido que mais tem sido versátil para mim nas costuras em malha foi o ponto roma. Ele não tem muita elasticidade, não é dos mais leves mas também não é muito grosso. Com esse tipo de tecido já consegui fazer duas pantalonas, dois tipos de saia mais justas (mas não “agarradas”) e uma blusa.

Já comprei suplex, muito utilizado para fazer materiais esportivos e roupas de ginástica. Um dia eu crio coragem para usá-lo em uma calça montaria!

Como eu comentei no início, agora eu sei bem que nem sempre a malha vai ser aquele tecido que vai virar roupa “de ficar em casa”. Assim como nos tecidos planos, a modelagem da peça a ser feita também determina muito o resultado final. Por isso, a surpresa feliz de fazer pantalonas (que eu acho um tipo de calça tão elegante) em malha e ficarem bem legais. O que eu faço na hora de montar o look é, combiná-las com peças de tecido plano. Dá uma mistura muito boa! Até saia lápis em malha eu já fiz.

E existem malhas mais nobres? Sim! Usei um jersey de viscose lindo, que virou um vestido super bacana e que eu uso para sair à noite. Veja na foto acima.

As lojas em que eu já comprei malhas no Bom Retiro estão listadas neste post do meu blog. Espero que seja útil para você.

E se quiser dicas para suas primeiras costuras em malha usando uma máquina de costura comum vale ler este post aqui. 

Beijos e boas costuras!

5 ZigZags
  1. Thais Vargas disse:
    14 de novembro de 2014 às 12:00

    Adorei as dicas e tuas produções, Kátia. Tu costuma comprar malhas em lojas online gringas? Quais sites? Que tal um post sobre isso? Abs

    Responder
  2. maria do carmo disse:
    07 de março de 2015 às 12:34

    katia eu gostaria de saber se a malha ponto roma branca ela e pessado e um pouco brilhosa porque e dessa que eu fiz o vestido e adorei?

    Responder
  3. Rosane Magrath disse:
    15 de maio de 2015 às 17:22

    Estou na fase quero tentar costurar malha mas não sei quais máquinas são boas pra isso. Qual vc trabalha, qual recomenda?

    Responder
  4. Ivaneide Pruett disse:
    01 de junho de 2016 às 12:35

    Gostei muito de suas dicas!
    nome de malhas leves para fazer blusas , tipo batinhas

    Responder
  5. Any Nascimento disse:
    27 de julho de 2016 às 08:59

    Dicas excelentes obrigado

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»