19 jan 15
costuraoutras técnicas
DIY: Alfineteiro no pratinho com ímã
por Andrea

ima_abre

Quem costura a máquina sabe que usar muitos alfinetes é fundamental. Mas é uma chatice imensa ter que ficar recolhendo alfinetes espalhados pela mesa e pelo chão ao final e cada sessão. Sem contar que é perigoso deixar alfinetes caídos por aí se você tem animais ou crianças em casa.

Um dos modelos de alfineteiro mais eficientes é aquele com ímã, pois como num passe de mágica, ‘puxa’ todos os alfinetes e organiza a bagunça rapidinho. Tem aqueles modelos prontos e industrializados que eu super recomendo mas dá para fazer uma versão DIY econômica e bem mais charmosa!

ima1

Separe os materiais. O segredo para um power alfineteiro é usar ímãs BEM potentes. Comprei este pacote com quatro ímãs japoneses na Daiso do centro por apenas 6,90! Apesar do tamanho são super fortes, um achado!

Separe também um pratinho pequeno e bacana. Os pires de louça, para xícara de café, são os mais fofos mas é preciso ter cuidado, pois podem quebrar – isso já conheceu comigo :(. Uma alternativa boa é usar um simpático pires ou mini pratinho de plástico, bem duro na queda :).

Por último, uma cola forte, tipo super Bonder ou similar (usei a cola da Scotch).

ima2
A montagem não tem segredo, basta colocar um pingo de cola no verso do ímã e grudá-lo no fundo do prato.

ima3

Quantos ímãs usar irá depender da potência dos mesmos. No caso destes que comprei na Daiso usei apenas dois mas poderia usar os quatro, caso quisesse um alfineteira mais power, para um prato maior ou mais alfinetes. Fica a seu critério. Deixe secar bem!

ima4

Teste o seu pratinho e veja se os alfinetes estão grudando facilmente. Eles não podem cair se você virar o prato ao contrário! Se caírem talvez seja melhor colocar mais um ímã…

ima5

Taí o alfineteiro imantado facilitador da vida nas sessões de costura. Quem tem não troca por nada. Experimenta fazer o seu e me conta o que achou…

Boa costura!

6 ZigZags
  1. Lan Succi disse:
    19 de Janeiro de 2015 às 23:56

    Olá meninas, puxa! que ideia legal e que pratinho mais fofo! Aiaiai…qdo eu chegar na Daiso não vou achar mais nenhum blister!!! Bjinho proceis
    Lan

    Responder
  2. cris disse:
    20 de Janeiro de 2015 às 22:45

    amei,vou fazer
    !Obrigada

    Responder
  3. Thaís disse:
    29 de Janeiro de 2015 às 18:24

    Não encontro desses imãs aqui na minha cidade (São Luís-Ma)… Cada vez mais querendo empreender um armarinho vintage por aqui!!!

    Responder
  4. Cecília disse:
    02 de Fevereiro de 2015 às 11:50

    Adorei a ideia!! Prática e super original, basta agora encontrar os imãs para fazer o meu, pós estava querendo um destes alfineteiros “modernos”, mas me recusava a pagar o preço caro que estão cobrando por aqui perto. Obrigada, bjs e sucesso sempre.

    Responder
  5. Eliane de Sousa disse:
    20 de Abril de 2015 às 12:30

    Adorei a ideia do pratinho, no comércio existe um alfineteiro com ima mas é muito caro.

    Responder
  6. Mara Rúbia Cazé da Silva disse:
    25 de outubro de 2015 às 14:16

    Amei a idéea e fiz com uma forminha de pizza,deu super certo.Obrigada por partilhar .Beijos.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»