07 jan 15
costura
DIY: Como costurar capa para travesseiro
por Andrea

fronha-abre1

Em primeiro lugar, feliz 2015. Preparadas para mais um ano de muitos crafts? Espero que sim. Me contem uma coisa: qual foi o seu primeiro projeto neste ano? O meu foi este: fronhas handmade para a minha cama. Acredito no poder psicológico de começar o ano desapegando de objetos que não estão mais em uso e trazendo alguns com objetos novos, de preferência feitos por mim. Um ritual para trazer boas vibrações para a casa no ano que começa. Aqui em casa também fizemos uma sessão de desapego forte, descartando vendendo ou doando muitas coisas que estavam encostadas há tempos. Mas de todos os cômodos, o meu quarto foi o que menos mexi. Por isso resolvi agora costurar estas fronhas – um projeto rápido e de gratificação instantânea. Animou a fazer as suas? Um projeto bem bacana que faz parte da série primeiras costurices. 

fronha14

Os tecidos escolhidos foram todos tricoline algodão: branco, poá azul e xadrez amarelo. Eu gostos de roupa de cama clara, por isso optei por usar tricoline branco na parte de cima e deixei o amarelinho xadrez que por baixo. E claro que tive que colocar um toque decorativo – uma fita linda e antiga que comprei em uma viagem em 2011 e guardei até agora. Na verdade, toda a ideia da fronha foi uma desculpa para poder usar esta fitinha em algum projeto ;).

Mas vamos à fronha, que vou ensinar você a fazer. Este modelo é simples porém não é apenas um saco. Ele imita os modelos comerciais, pois tem aquela dobra lateral que esconde o travesseiro e não deixa ele sair nem aparecer por dentro da capa. Nada difícil de fazer e dá um acabamento melhor, você vai ver.

A capa serve para travesseiros tamanho padrão, mas se estiver na dúvida adapte usando como base uma fronha que tiver em casa.

fronha 1

Separe os materiais:

Tecido branco (parte de cima): 49 X 58 cm;

Tecido poás azul (dobra lateral):49X 40 cm;

Tecido xadrez (parte de trás): 49X 77 cm;

Fita galão decorativa (opcional);

Tesoura, régua, caneta para tecido, alfinetes e ferro de passar;

Máquina de costura.

IMG_9254

Primeiro posicione o tecido branco (parte de cima) e o de poás (dobra lateral) direito com direito, alinhando em uma das alturas laterais. O tecido branco ficara maior que o de poás, embora não apareça na foto. Alfinete a lateral a ser costurada para ajudar a manter tudo no lugar.

fronha3

Costure a lateral deixando uma margem de 1,0 cm. Em seguida abra a costura passando a ferro, abrindo-a do lado avesso.

fronha_fita

Agora chegou a hora de ornamentar a capa. Fica a seu critério aplicar a máquina uma fita ou galão decorado bem bonito bem na junção dos dois tecidos. Para aplicar a fita a máquina, posicione com alfinetes e depois pesponte a fita nas duas laterais. Se optar por não colocar nada, faça um pesponto em ponto reto simples do lado direito do tecido em toda a altura da capa.

fronha4-5

Faça o acabamento da lateral aberta da dobra, que ficará para dentro da capa. Com o ferro, vinque o tecido para  marcar uma bainha dupla de 1,0 cm (dobre o tecido 2 vezes com 1,0 cm em cada dobra) e depois vá a máquina e faça a bainha costurando pespontando bem próximo a dobra interna. Não esqueça de fazer os retrocessos no início e no final da costura!

Terminando a bainha, passe a ferro o tecido de poás dobrando e vincando-o ao meio, avesso com avesso na altura para criar a dobra que ficará por dentro da capa. Reserve.

fronha8

Para fazer o acabamento da parte de trás da capa (tecido xadrez), repita a bainha dupla de 1,0 cm (dobre o tecido 2 vezes com 1,0 cm em cada dobra) em uma das laterais do tecido. Esta será a abertura da parte de trás da capa.

fronha9

Agora que você já fez a parte da frente e de trás é hora de uní-las formando a capa. Posicione-as avesso com avesso e alfinete as laterais, exceto a que ficará aberta para encaixar o travesseiro. Use uma mesa grande, se não tiver estique no chão da sua sala como eu fiz! Note que o tecido de poá está  na lateral que está aberta, justamente para criar a dobra que ficará embutida por dentro da capa.

fronha-costura_avesso

Costure a máquina as três laterais da capa, deixando uma margem e 1,0 cm. Para um melhor acabamento, após fazer a costura reta passe um ziguezague nas bordas para não desfiarem com o uso e lavagens.

Vire a sua capa para o lado direito e acerte bem os quatro cantinhos com ajuda de um lápis ou objeto pontiagudo. Sua capa de almofada novinha está pronta :).

fronha12

Aqui você podem ver melhor o detalhe da dobra que fica embutida por dentro da capa e esconde o travesseiro.

fronha13

Ganhei este sachê de lavanda natural e vou colocá-lo junto com minhas fronhas para garantir aquele cheirinho fresco.  Dá para fazer em casa, basta secar bem as flores de lavanda e costurar em um saquinho de algodão. Hummmm.

fronha15

Taí minha capinha de almofada novinha já com travesseiro dentro e tudo. Me diz se não dá um up instantâneo no aconchego do quarto velho para enfrentar o ano novo.

Animou a fazer uma também? Não é preciso muita prática nem sequer habilidade, se você é iniciante pode ser um ótimo primeiro projeto costureiro para começar o ano.

 

5 ZigZags
  1. Nelia disse:
    08 de janeiro de 2015 às 23:12

    Feliz 2015 Meninas! Desejo a todas, um ano muito próspero, cheio de idéias, sonhos e realizações!
    O meu primeiro projeto 2015, foi colocar elástico num lençol!!!
    Sempre quis fazer mas não tinha coragem para testar, nos meus conjuntos de lençol fio 300…kkkk
    Comprei um conjunto lençol em micro fibra,, leve e fino, perfeito para levar para a praia. Daqueles baratinho , que na primeira lavagem desfiou as bordas mal acabadas!
    Sem opção, o jeito foi costurar a borda de todas as peças, antes da viagem… kkk
    Voltando para casa, decidi transformar o sobre-lençol num lençol com elástico.
    Gostei do resultado!
    Beijos

    Responder
  2. Maria Rita V. Saraiva. disse:
    09 de janeiro de 2015 às 20:23

    Olá meninas, feliz 2015 , adorei o porta travesseiro, vou comprar o tecido pra fazer. O Super zíper me incentivou muito para iniciar na costura e vou indo…. Vocês já ensinaram lençol com elástico? Gostaria muito de aprender. Super abraço.

    Responder
  3. 13 de janeiro de 2015 às 15:09

    Que graça, adorei!! A fita galão deu todo o charme! <3

    Responder
  4. Cris disse:
    13 de janeiro de 2015 às 19:09

    Que lindo resultado! Conheci seu blog hoje e já estou adorando! Me encheu de idéias para meu apê novinho!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    Responder
  5. Ícaro Vieira disse:
    13 de janeiro de 2015 às 20:38

    Vcs são ótimas!

    Pena q o intervalo entre as postagens está cada vez maior. =/

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»