16 fev 15
costura
Primeiras costurices: Lençol de elástico
por Andrea

lencol_abre

Hoje é dia de mais um PAP de primeiras costurices, nosso especial dedicado a costureiras iniciantesviagem que estão começando a pilotar suas máquinas. Desta vez escolhemos algo super utilitário, o bom e velho lençol de elástico. Pessoalmente não me aventuro a fazer o lençol de elástico para colchão de adulto devido ao tamanho do tecido a manipular. Mas, um lençolzinho infantil ou de berço é sim super rápido e possível de se costurar em casa. Com o desafio de montar um enxoval de bebê que não seja nem azul e nem rosa achei bem difícil encontrar no mercado lençóis amarelos e lisos. Nada que um DIY não resolva. Fui atrás de um tricoline amarelo de boa qualidade, elástico e coloquei as mãos a obra!

Uma etapa importante é calcular o tamanho do tecido a ser usado para o lençol, de acordo com o tamanho do colchão. Depois de alguns testes e alguns erros, para o colchão de berço tamanho americano 1,30 m X 70 cm X 10 cm cortei um retângulo de tecido de 1,60 X 1,0 m para o lençol. Se o seu colchão tem um tamanho diferente, basta adaptar as medidas. A ideia é acrescentar à medida do colchão + 30 cm sendo 20 cm (2X a altura de 10 cm) + 10 cm (virada e margem para as bainhas). Desta forma, irá sobrar tecido suficiente para prender na parte de baixo do colchão e para o acabamento. Corte o tecido na medida adequada ao seu lençol.

Separe também elástico de 0,5 cm de largura (mais ou menos 1,5 para lençol de berço), lápis, régua e máquina de costura.

lencol_esquema

Este é o esqueminha das costuras do nosso lençol de elástico. Primeiro costuramos as quatro quinas. Depois aplicamos o elástico nas duas laterais menores. Fazemos por fim o acabamento deixando uma bainha dupla nas duas laterais maiores. Vamos lá fazer o lençol?

lencol1

Para um colchão com altura de 10 cm (padrão americano) recomendo fazer a altura do lençol de 14 cm, para que sobre tecido para a virada e a bainha dupla. Caso o seu colchão seja mais baixo, diminua a medida proporcionalmente.

Com o tecido virado do avesso, dobrei a quina na diagonal e marquei uma linha reta de 14 cm com régua e lápis.  Repeti nas outras 3 pontas do lençol.

lencol2

Vá para a máquina e costure uma linha reta de 14 cm na linha marcada em cada uma das quatro quinas. Não esqueça de fazer um retrocesso no início e final da costura.

lencol3

Corte as pontas, deixando uma margem de 1 cm de tecido. Recomendo fazer um zigue zague para dar acabamento nas margens e evitar que o tecido desfie com o uso e lavagens.

lencol4

Chegou a hora do elástico. Vamos usar um elástico fino de 0,5 cm. Começando por uma das laterais, ajuste a sua máquina em ponto zigue zague. Comece dando alguns pontinhos e fazendo retrocesso para fixar a ponta do elástico ao tecido. Depois vá esticando bem o elástico e ao mesmo tempo fixando-o ao tecido conforme vai fazendo o zigue zague. Vá devagar para ter tempo de esticar o elástico enquanto costura. Enquanto fizer isso, mantenha o elástico bem rente à margem do tecido. O elástico vai franzir o tecido a medida que é fixado. Parece que vai dar errado mas dá certo! Terminada a costura, corte o elástico com a tesoura.

Repita a aplicação do elástico na lateral oposta do lençol.

lencol6

Vamos fazer agora a bainha dupla e o acabamento. Mude o ponto da máquina para ponto reto. Para fazer o acabamento e esconder o elástico, dobre o tecido duas vezes sobre o elástico já pregado para formar a bainha dupla de 0,5 cm (caso use uma elástico mais grosso, aumente a grossura da bainha proporcionalmente). Nas partes do lencól sem elástico basta virar a bainha duas vezes mantendo os 0,5 cm e pespontar por cima, bem rente a dobra interna da bainha. Nas aéreas com o elástico você terá que esticar o tecido que está franzido com o elástico já pregado, a medida que costura a bainha. Mais uma vez, vá com calma. O franzido volta ao lugar assim que você solta o elástico.

lencol5

Finalize fazendo a bainha dupla simples, sem elástico, até contornar toda a borda do lençol.

lencol7

O resultado final é este, as laterais menores com elástico escondidinho e as maiores com a bainha dupla simples. Seu colchão já tem roupa feita por você :).

lencol8

A mesma técnica pode ser usada para produzir capas com elástico para outros itensílios, como trocadores de bebê, por exemplo! Comprei um trocador liso que veio sem capa e em poucos minutos fiz esta capinha lavável usando a mesma técnica do lençol de elástico.

E você já se aventurou a costurar você mesma a roupa de cama para sua casa? Apesar da praticidade de se comprar lençóis prontos sempre vale a pena fazer algo especial com tecidos escolhidos por você e acrescentar o seu capricho no acabamento.

 

19 ZigZags
  1. Lan Succi disse:
    17 de fevereiro de 2015 às 15:58

    Estou feliz que você esteja gestando. É uma fase muito especial. Boas dicas. Ganhei uma máquina mais moderna e estou me aventurando. Vou procurar uma professora de costura aqui em Araçatuba…também quero fazer coisas pra bebês, para quando os netos chegarem :D
    Que você tenha muita saúde e que teu bebê venha cheio de saúde também, nem preciso dizer que é para alegrar a vida de você e teu marido, porque sei que vai. AH que vontade de ver a carinha dele/a, bebês orientais são os mais fofos do mundo. Quem sabe minha filha tenha alguns que saiam ao pai. Bjo querida.
    Lan

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de fevereiro de 2015 às 20:00

      Oi Lan, super obrigada pelos votos! Estamos aqui na expectativa com a chegada do baby e eu fazendo algumas coisinhas a máquina para o enxoval :). Talvez no próximo bazar você já consiga conhecê-lo(a). Beijos!!!

      Responder
  2. 17 de fevereiro de 2015 às 18:16

    Parabéns pela espera do baby, imagino quanta coisa fofa e criativa vem por ai.
    Inspirada pelo site de vcs, investi em uma máquina de costura com 60 pontos, computadorizada e tudo mais… rs. Não vejo a dela chegar e correr pra cá pra aprender cada vez mais. Quero conciliar minha profissão de professora com o artesanato da costura.
    Aprendi com uma amiga transformar os lençois comuns em lençois com elástico, já fiz 3
    Bjus

    Responder
  3. Erica disse:
    18 de fevereiro de 2015 às 15:05

    Menina, será que dá para colocar elástico nos lençóis de cama de casal nesse esquema? nos kits de roupa de cama eu nunca uso o lençol de vira e fiquei agora com vontade de tentar colocar elastico…

    Responder
    • Andrea disse:
      18 de fevereiro de 2015 às 19:46

      Oi Erika, acho que dá sim! O segredo é tirar as medidas certinhas e planejar antes de costurar, de acordo com a altura e tamanho do colchão. Se o seu lençol for grande acho que fica legal sim.

      Responder
  4. Yara Lucas disse:
    19 de fevereiro de 2015 às 09:19

    Owww um bebezinho!!! Parabéns! Eles são uma delícia, não existe amor maior! O meu tem quase 3 anos :o)
    Realmente, encontrar enxoval sem ser azul ou rosa é tarefa impossível. Consegui encontrar alguma coisa na Zelo: fronhas e lencois em malha, verdes e branquinhos….

    Responder
  5. Luciana do Vale disse:
    19 de fevereiro de 2015 às 10:04

    Oi Andrea,
    Quando fiquei grávida, também saí a caça de enxoval que não fosse só rosa e azul….. como não encontrava nem preço razoável, nem nada fora dessas cores, minha madrinha costurou 4 conjuntos de lençol para berço. Cada conjunto tinha um lençol de cima, duas fronhas com detalhes diferentes e dois lençóis de baixo, tudo coordenando. Por que, acredite, lençol de baixo e fronha suja MUITO mais que o de cima!!!!

    Responder
  6. Juliana disse:
    19 de fevereiro de 2015 às 16:41

    Oi Andrea! Parabéns pel bebê! Fiquei empolgada com este lençol! Acho que consigo! Só tive uma dúvida: qual o tamanho do elástico? Se for pequeno demais franze muito, se for grande não segura… Me ajuda? Beijão!

    Responder
    • Andrea disse:
      20 de fevereiro de 2015 às 07:50

      Usei um elástico de 0,5 cm de largura….Acho ideal, não é pequeno e nem grande. O segredo é costurar bem esticado! bis

      Responder
  7. 20 de fevereiro de 2015 às 15:13

    Uma dica boa É NÃO USAR TRICOLINE quando for fazer roupa de cama e sim PERCAL, que é indicado para enxoval, pois a tricoline é um tecido, quando não duro, gelado ao contato com a pele. O ideal é percal 100% algodão, de preferência acima de 200 fios que é macio, refresca no calor e aquece no frio, sem contar que a sua metragem vai de 2.30 a 3.00 de largura e a tricoline tem apenas 1.40 a 1.50 de largura. Fiz capas de edredons com tricoline e outras em percal. Faça a experiência.

    Responder
  8. 24 de fevereiro de 2015 às 09:05

    Ótimo PAP! Não sei nada de costura, mas adoro me aventurar com coisas práticas/úteis e lençol com elástico se enquadra nessa categoria.
    Grata por mais uma aula.
    Beijos, meninas!

    Responder
  9. Nelia disse:
    26 de fevereiro de 2015 às 20:19

    Parabéns Andrea!

    A gestação é um período muito especial, curta muito todas as fases.

    Minha sugestão para a próxima costurice do seu enxoval é um “saco de dormir”

    É uma peça muito útil, que mantém o bebê protegido e aquecido.
    Minha filha ganhou um, mas como era pequeno, foi útil apenas nas primeiras semanas.
    Pedi para minha mãe costurar um “bem maior”, a partir de um edredon infantil lindo do ursinho Pooh. (Ela costurou o saco de dormir e uma fronha), que minha filha usou até o primeiro ano.
    Há vários modelos para escolher, com ou sem capuz.

    Beijos e boa sorte

    Responder
    • Andrea disse:
      27 de fevereiro de 2015 às 10:28

      Oi neila, boa idea, já vi estes saquinhos, vou procurar um molde para fazer um :). bis

      Responder
  10. Sâmia Siqueira disse:
    18 de abril de 2015 às 14:13

    Andrea, parabéns pelo bebê! Quando nasce? É menino ou menina?
    Obrigada pelo PAP do lençol com elástico, vou fazer alguns para o Lorenzo Miguel, também conhecido como Lolo ou babyzilla – ele está com 2 meses agora.

    Ah, eu comecei a tricotar e a costurar por influencia de vocês, obrigada duplamente! Eu já fiz calças de pijamas para minhas filhas e uma saia pregueada para o desfile cívico da mais velha!

    Abraços e desculpe a indiscrição das perguntas

    Responder
  11. 13 de novembro de 2015 às 10:15

    Oi Andrea! Acabei de fazer um lençol de berço com a sua explicação. Usei um lençol de solteiro para teste. Agora já vou avisar as Amigas (avós) que pego encomenda. Obrigada,Deus te abençoe

    Responder
  12. Thais disse:
    02 de dezembro de 2015 às 18:58

    Boa tarde,
    Entrei no seu blog pois procurava profissionais para fazer lençóis com elástico.
    Se a Maria Alice (acima) tiver interesse, pode me passar algum contato pf?
    Obrigada e boa sorte com o blog.

    Responder
    • Fabiana disse:
      26 de fevereiro de 2016 às 18:49

      Oi Thais, eu faço, se quiser soh encomendar

      Responder
  13. Alyne disse:
    03 de janeiro de 2016 às 16:31

    Muito Legal, você ensinar, mas tem muitas que não sabe a largura do ponto da maquina e qual
    ponto. Se você puder passar agradeço.

    Obrigada por compartilhar

    Responder
  14. Marliiy disse:
    13 de junho de 2016 às 07:43

    Bom dia, estou precisando reparar vários lençois, cujos elásticos estão estragando, afrouxando, perdendo totalmente a elasticidade, bem como as costuas se desfazendo. Como os tecidos são de boa qualidade e seu estado está bastante bom, gostaria de saber se Vocês tem algum especialista que possam recomendar para esse serviço de reparo.
    Fico no aguardo e muito obrigada, desde já!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»