27 mar 15
blogueira convidadaoutras técnicas
DIY de Páscoa: Coelho articulado
por Andrea

coelho-capa

Projetos e fotos por Lívia Costa, da Coelhoshow

Olá leitora do Superzíper! Aqui é a Lívia Costa, da Coelhoshow, colaboradora a cada Páscoa e  sempre empolgada como se fosse a primeira vez – quem lembra dos Bunnegs e do saquinho orelhudo que apareceram por aqui em Páscoas passadas? Bem, mais um ano se passou e vou mostrar mais um projeto de DIY especial de páscoa, diretamente do meu ateliê. Espero que se empolguem!

Este ano tive a ideia de fazer um “Jumping Jack Bunny”. Eu explico! É um coelhinho de papel articulado e divertido que ao ser puxado dá um pulo parecido com um polichinelo. Talvez na infância você tenha tido um brinquedo com um mecanismo parecido – quem lembra do Palhaço Peralta da Estrela? Agora é hora de mostrar para a nova geração que os brinquedos simples e artesanais podem ser bem divertidos de fazer:

materiais

Você vai precisar de:
– Papel tipo canson ou cartolina;
– Tesoura;
– Lápis, borracha e caneta hidrográfica preta ( se for desenhar a mão livre);
– Colchetes para papel (veja este link para não errar);
– Linha de bordado ou lã fina.

– Fita para pendurar e argolinha para puxar.

IMG_7510

Primeiro, desenhe o corpo e a cabeça do coelho. Separadamente desenhe as perninhas e braços.
Caso você não seja muito pró no desenho eu deixo você “colar” do meu. Use os links abaixo para baixar um template  em tamanho real do coelho que eu fiz, basta imprimir e recortar.

Corpo :  https://www.dropbox.com/s/qv2djuq8k32dxb6/corpitcho.jpg?dl=0

Braços e pernas: https://www.dropbox.com/s/ebqhckqoh7rc3jv/patitas.jpg?dl=0

Se imprimir em papel sulfite, cole-o em uma cartolina. Ou desenhe direto em um papel grosso como a cartolina ou canson. O importante é que seu coelhinho de papel tenha alguma firmeza.

A

Faça dois furinhos com uma ponta de compasso, ou outro objeto pontiagudo, nas pernas, braços e um furo nos encaixes correspondentes no corpinho. Na imagem acima, as estrelas mostram onde posicionar os furos.

IMG_7513IMG_7514

Encaixe as partes usando os colchetes, e deixe sobrar um furo em cada membro.
Nesse furo que sobrou passe a linha de um braço para o outro e de uma perna para a outra.
Junte as linhas paralelas com uma linha perpendicular unindo as outras duas e deixando um fio mais longo. Desta forma ela vai puxar os braços e pernas criando o movimento de levantar os membros do coelho.

Agora que o mecanismo básico está pronto decore e dê vida ao seu coelho de Páscoa. Desenhe o rosto, barriga e orelhas. Não esqueça de  colocar uma cenourinha ou ovo de páscoa na mão dele.

coelho animado

Faça uma alça de fita e prenda atrás da cabeça do seu coelhinho e coloque uma argola no fio inferior para facilitar na hora de fazê-lo pular. Onde usar o Jumping Jack Bunny ? Onde quiser! Vale parede, armário, maçaneta, ele é um lindo enfeite.

Fácil e divertido de fazer, taí uma lembrancinha fofa, craft e diferente para dar nessa páscoa, acompanhando os tradicionais chocolates!

2 ZigZags
  1. 28 de Março de 2015 às 14:06

    Olá meninas! Que fofo, já ja farei o meu, nos últimos 4 anos, faço meus enfeites de Páscoa, baseados (copiados,rs) em vocês. O ano passado fiz os saquinhos de feltro, foi sucesso. Obrigada. Ah quero dizer também, que fiz a ecobag que a Andreia ensinou novídeo e to fazendo veeeeendendo, bjus que os anjos a protejam e dê a vcs cada vez mais criação

    Responder
  2. DaniBrito disse:
    01 de Maio de 2015 às 11:16

    Adorei o PAP..muito fofo. Sou fã de vocês!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»