05 abr 15
casa craftoutras técnicas
DIY: palavras em pregos e linhas
por Claudia

Decoração com pregos

 

Lá em 2012, quando montamos o quarto de costura na Casa da Mega Artesanal (memória: vídeo e post), usamos vários DIY na decoração do espaço. Um deles, e que fez muito sucesso, foi escrever SUPERZIPER na parede usando pregos e linhas. Resgatei as fotos da época, que acabamos não usando, e coloco aqui para dividir 0 passo-a-passo de como fizemos. É bem fácil, só requer planejamento.

O primeiro passo é comprar um pacotão de pregos – dependendo da palavra/frase você vai usar bastante. Pense que é um prego por quina de letra! Ah… e pregos pequenos se a ideia é fazer usar em um quadro de madeiraa superfície ou pregos maiores se for feito direto na parede.

Depois, você precisa imprimir a palavra em papel – é mais fácil assim. O site dafont.com tem fontes ótimas para isso.

 

Decoração com pregos

 

Nesta foto dá para ver que uma folha de sulfite não foi suficiente. Não tem problema. Imprima em páginas separadas e depois faça a emenda, tomando cuidado para manter a proporção certa no espaço entre as letras.

Faça furinhos e marque com lápis na parede os pontos onde vai colocar os pregos. A gente usou o próprio papel como máscara. Com a marcação feita, coloque os pregos usando um martelo delicadamente. Você não quer rachaduras na parede ou na madeira, certo?

Decoração com pregos

 

Os pregos precisam afundar apenas o suficiente para ficarem bem presos e firmes. O espaço que sobrar é por onde você vai enrolar a linha. E não se preocupe ao terminar – os pregos sem as linhas não vão parecer em nada com a palavra final!

 

Decoração com pregos

 

É bom deixar a palavra impressa de referência bem embaixo do local, assim você saberá quais pontos conectar com as linhas. No nosso caso, como a palavra era bem grande e precisava ser lida de longe, usamos lã – que é mais grossa e ficaria bem visível.

Demos cerca de 6 a 8 voltas de linha por letra. E no final arrematamos com um nó simples. Deixamos os fios à vista mesmo – era a intenção!

Decoração com pregos

Ter um esquema de cores pré-definido também ajuda. No nosso caso, foi planejado com antecedência – tanto para a compra dos materiais como para simular o resultado final.

Decoração com pregos

 

E assim ficou o SUPERZIPER feito de pregos e fios de lã. O pessoal que visitou a casa curtiu. Várias pessoas comentaram que iriam fazer. E fizeram mesmo?

Decoração com pregos

5 ZigZags
  1. Marta Chan disse:
    05 de Abril de 2015 às 17:48

    Ha um temPao que quero aprender a fazer isto, fica lindo demais. Tb gostava fazer uma mandala com esta tecnica, se fizer depois deixo aqui uma foto.

    Responder
    • Claudia disse:
      07 de Abril de 2015 às 09:44

      Mandala também é uma boa! Manda foto sim, queremos ver :)

      Responder
  2. Joyce disse:
    06 de Abril de 2015 às 00:44

    Achei lindo! Vivo querendo fazer aqui em casa, mas tenho duas mãos esquerdas para pregos e martelo D:

    Responder
    • Claudia disse:
      07 de Abril de 2015 às 09:43

      Depois da primeira ou segunda letra fica mais fácil :)

      Responder
  3. 31 de Março de 2016 às 17:49

    Ficou Muito Bonito no Meu Quarto, não tão quanto o seu, mas… e é isso, a prática leva à perfeição! ;)

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»