21 fev 16
outras técnicas
DIY: Balão para festas
por Andrea

balao_abre

Eu ando as voltas com os projetos de decoração do primeiro aniversário da minha filha (já!).  Como não podia deixar de ser, no quesito decoração, adivinha só….vamos  fazer tudo no melhor estilo faça-você-mesmo. Com o tema já escolhido comecei a arregaçar as mangas e colocar alguns projetos em prática. A primeira coisa que quis fazer  foram estes balões coloridos feitos com lanternas de papel arroz.

Resolvi registrar a produção para as mães  que já têm alguma festinha de criança na mira ou até para usar na decoração do quartinho dos pequenos. Dá para fazer em casa relativamente rápido e o efeito é muito bacana. Vem ver!

balao1

O que usei:

1 Lanterna de papel arroz 30 cm de diâmetro

1 Cestinha de palha

4 folhas de Wax paper. Explico: este papel que aparece na foto é o equivalente ao papel manteiga, mas em versão colorida. Comprei na Daiso, mas se não encontrar, pode substituir pelo papel de seda colorido, daqueles mais grossos, para não correr risco de rasgar.

Linha para pipa

Washi tape fina

Papel de origami em cores variadas

Cola branca e de bastão

Estilete, régua, pincel chato de cerdas duras, tesoura, base para corte.

balao2

Se for usar o Wax paper da Daiso, corte cada folha na diagonal, formando gomos conforme a foto. Coloque a cola branca em uma bandejinha de isopor, para facilitar a aplicação.

balao3

Abra a lanterna e encaixe  a estrutura de metal por dentro, conforme as instruções. Ela é que vai manter a sua lanterna esticada.

Com um pincel chato, espalhe uma camada fina de cola na parede da lanterna e vá colando as folhas do wax paper, formando gomos. Se usar o Wax paper da Daiso você terá que emendar os gomos no meio, mas nem se preocupe pois depois de colado o papel a emenda não aparecerá.

balao4

Faça quatro gomos de papel colorido na lanterna, conforme mostra a foto. Deixe secar.

balao5

Para dar um acabamento e uma cor a mais, cole tiras de washi tape fina nas laterais de cada gomo.

balao6

Corte dois pedaços de linha de pipa de 1,50 cm cada. Dê um nó bem apertado no centro, de forma a unir os dois pedaços de linha. 

balao7

Posicione o nó central das linhas bem no topo da lanterna e aproveite para dar um nó no arame que sai do meio dela.

balao8

Com os quatro fios pendentes pelas laterais, amarre as bordas da cestinha de palha nas quatro pontas, de forma deixá-la o mais  centralizada possível. Esta parte é a mais dificil, na minha opinião! Ajuda se você pendurar o balão em um varal e ir acertando manualmente o comprimento dos fios. Para ajudar nesta missão, fixe as quatro linhas na lateral da lanterna com pedacinhos de durex transparente.

balao9

Corte pequenas bandeirolas de 5 cm no papel de origami colorido e cole-as com cola bastão num fio de linha. Monte um fio de bandeirolas de aproximadamente 60 cm de comprimento.

balao10

Cole uma tira grande de washi por toda a circunferência da lanterna de forma a fixar o fio de bandeirolas

balao11

Amarre um pedaço de linha de pipa na parte superior e seu balão está pronto para voar, ou melhor, pronto para ser pendurado.

Su-per-fan-tás-ti-co!

Para quem quiser comprar o material em São Paulo #ficadica:

  • Lanterna de papel arroz: Rua Galvão Bueno, na Liberdade, onde você encontra em várias lojas, em todos os tamanhos e cores.
  • Washi tape, wax paper, linha de pipa: comprei tudo na Daiso.
  • Cestinha de palha: Tok Stok ou Puppets da 25 de Março.

Dá para bolar mais coisas, encher a cestinha de flores, doces ou um bonequinho viajando e balão.

E aí, mais alguém planejando festinha com tema balão? Outro tema bacana? Me contem!

11 ZigZags
  1. Ma Stump disse:
    22 de Fevereiro de 2016 às 16:53

    Lindo, Dea! Amo ideias de customização de luminárias japonesas! Como balão e com essas cores, ficou fofo e delicado demais! E que alegria saber que a pequena já vai completar um ano! Como o tempo passa voando mesmo! <3 Vai ser uma comemoração linda!

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de Fevereiro de 2016 às 08:39

      Oi Má, obrigada! Puxa, voou mesmo, nem acredito que já vai fazer um aninho! Aproveitei para escolher o tema por minha conta já que nos próximos anos provavelmente ela vai querer a festa da Pepa e cia…

      Responder
  2. Sheila disse:
    22 de Fevereiro de 2016 às 21:45

    Que gracinha, ficou lindo e inspirador. Também fiz um balão com luminária japonesa para a festa de um ano de meu filhote anos atrás, junto com estrelas de feltro penduradas no teto. Gostoso ver o post e relembrar…Ficou um charme. Parabéns para mamãe e filhota!

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de Fevereiro de 2016 às 08:40

      Obrigada! Estas memórias que ficam são o mais legal de produzir festinhas, né ? Vi as fotos da sua festa ficou tudo lindo, amei os barquinhas de feltro, lindos! bjs

      Responder
  3. Sheila disse:
    22 de Fevereiro de 2016 às 21:47
  4. san. disse:
    23 de Fevereiro de 2016 às 06:41

    Olá meninas, tudo bem? Tenho acompanhado seu blog já algum tempo e fico encantada com o talento e criatividade do trabalho desenvolvido por vocês. Gostaria de saber se vocês tem algum passo a passo, DIY, para consertarmos em casa sombrinhas e guardas chuvas. Nos dias de hoje não encontramos profissionais para tal serviço, já q estes produtos tornaram-se descartáveis. Acho que seria bem gostoso e divertido repararmos nos mesmo um objeto de estimação ou que gostamos muito. Desde já agradeço a atenção de vocês. San. Limeira-Sp.

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de Fevereiro de 2016 às 08:43

      Oi san. bem lembrado, os guarda-chuvas viraram itens descartáveis, precisamos bolar algo para reaproveitá-los. Vou tentar pensar em algo e se achar compartilho por aqui.

      beijos

      Responder
  5. Chaian disse:
    02 de Março de 2016 às 17:27

    Oii,
    que lindo ficou esse balão! Sou apaixonada por balões de ar quente e acho que vou fazer esse pra colocar no meu quarto mesmo. Obrigada pelo tutorial. Beijo!

    Responder
  6. 04 de Março de 2016 às 08:05

    Que show!!!
    Ameeeeei!! Fica super levando para pendurar, neanh?
    De repente, pode ser usado como decoracao da casa, e não só em festinhas!!!
    Woooong… Linda idéia!!
    Bju!

    Responder
  7. 04 de Março de 2016 às 08:06

    Meninaaaaas! Que show!!!
    Ameeeeei!! Fica super levando para pendurar, neanh?
    De repente, pode ser usado como decoracao da casa, e não só em festinhas!!!
    Woooong… Linda idéia!!
    Bju!

    Responder
  8. camila disse:
    28 de Março de 2016 às 17:16

    Adorei! Vou salvar para uma ideia futura!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»