27 out 16
casa crafttricô e crochê
Faça-você-mesmo: Cesto multiuso de raposa
por Andrea

raposa_abre

Aqui em casa nos policiamos não acumular brinquedos em excesso. Na linha do menos é mais, tanto para frear o consumismo e manter o espaço mais limpo e organizado, preferimos ter menos brinquedos, priorizando aqueles que sejam bons e interessantes. Mas não tem jeito, por menos que tenhamos, na hora de guardá-los parece que se multiplicam e sempre faltam recipiente! Já fiz dois cestos de malha simples que são ótimos, e estão em uso constante na organização. Mas, recentemente, começamos a querer mais um. E já que precisamos de um cesto novo que seja de raposa!

Não achei uma receita pronta do jeito que queria então adaptei um cestinho pequeno do canal do Pra Gente Miúda. Fiz vária alterações na receita, principalmente no tamanho geral e nas orelhas, que transformei em alças funcionais – super necessárias no caso de um cesto grande que eventualmente será ser carregado pela casa.

O pulo do gato (ou da raposa) deste projeto é trabalhar com 3 cores de malha para criar o desenho da cara de raposa. Isso é feito com a técnica do fio conduzido. Melhor do que eu tentar explicar com fotos é ver  este video aqui que mostra direitinho como é a ‘mágica’. Não recomendo o fio conduzido para iniciantes  ( a não ser os muito ousados) mas quem já tem uma certa habilidade no crochê vai tirar de letra o troca troca de cores.

Atenção para a espessura do fio de malha. Infelizmente ela costuma variar bastante de lote para lote. Todas as três cores de fio de malha utilizadas para fazer este cesto devem ser grossas, para dar bastante estrutura. Caso seja necessário, utilize dois fios juntos – foi o que tive que fazer com o fio creme.

Cesta multiuso raposa
(diâmetro do fundo = 27cm, aproximadamente)

Materiais
– Fio de malha em duas cores (1 kg branco/ creme e 500g laranja e 2 m preto).
– Agulha de crochê #10
– Marcador ou alfinete

Corr.: Correntinha
P.b: ponto baixo centrado ( pegando por baixo do ponto)
P.bx: ponto baixíssimo
p.a: ponto alto
Sempre fechar a carreira com com um p. baixíssimo e 1 corr.

Com malha na cor branca
Centro/início: Faça um ‘anel mágico ‘para ser o centro do fundo.
Carreira 1: 6 p.b passando por dentro do anel mágico (6)
(Para fechar ao final de cada carreira, fazer um p.bx seguido de uma corr.)
Carreira 2: (2 p.b passando por dentro de cada ponto da carreira anterior). Repetir até o final da carreira. (12)
Carreira 3: *(1 p.b no ponto da carreira anterior, 2 p.b juntos no próximo ponto). Repetir até o final da carreira. (18)
Carreira 4: (1 p.b em cada um dos 2 pontos da carreira anterior, 2 p.b juntos no próximo ponto). Repetir até o final da carreira. (24)
Carreira 5: (1 p.b em cada um dos 3 pontos da carreira anterior, 2 p.b juntos no próximo ponto). Repetir até o final da carreira. (30)
Carreira 6: (1 p.b em cada um dos 4 pontos da carreira anterior, 2 p.b juntos no próximo ponto). Repetir até o final da carreira. (36)
Carreira 7: (1 p.b em cada um dos 5 pontos da carreira anterior, 2 p.b juntos no próximo ponto). Repetir até o final da carreira. (42)

Carreira 8: 1 p.b. em cada um dos pontos da carreira anterior, pegando no meio do ponto pra formar a borda do fundo. (42)
Carreira 9 e 10 : 1 p.b em cada um dos pontos da carreira anterior. (42)

Usando o fio de cor branca e laranja (técnica do fio conduzido)
Divida o cesto em duas partes e coloque um marcador no meio, deixando 21 pontos de cada lado.

NARIZ Carreira 11: 4 p.b em laranja colocar um marcador. Continuar em p.b em branco até um ponto antes da metade com o marcador. Nariz: Fazer 2 p. a. duplo puxando o fio duas carreiras abaixo da carreira atual (para deixar o ponto alongado). Continuar com p. b. em branco e até 4 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 4 pontos baixos laranja (42).

Carreiras 12: 5 p.b em laranja. P.b em branco até 2 pontos antes da metade com o marcador. Trabalhar 4 p.b em laranja. Continuar com ponto baixo branco até 5 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 5 pontos baixos em laranja (42).

Carreiras 13: 6 p.b em laranja. P.b em branco até 3 pontos antes da metade com o marcador. Trabalhar 6 p.b em laranja. Continuar com p. b. branco até 6 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 6 pontos baixos na cor laranja (42).

Carreiras 14: 7 p.b em laranja. P.b em branco até 4 pontos antes da metade. Trabalhar 8 p.b em laranja . Continuar com p. b. branco até 7 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 7 p.b. na cor laranja (42).

OLHOS Carreiras 15: 8 p.b em laranja. p.b em branco até 5 pontos antes da metade. Olhos: Com o fio preto, fazer 2 p. a. duplo puxando o fio duas carreiras abaixo da carreira atual (para deixar o ponto alongado) e entrando no mesmo fio – não aumentar o numero de pontos. Trabalhar 10 p.b em laranja. Continuar com p. b. até 8 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 8 p.b. na cor laranja (42).

Carreiras 16: 9 p.b em laranja. P.b em branco até 6 pontos antes da metade. Trabalhar 12 p.b em laranja . Continuar com p. b. branco até 9 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 9 p.b. na cor laranja (42).

Carreiras 17: 10 p.b em laranja. P.b em branco até 7 pontos antes da metade. Trabalhar 14 p.b em laranja. Continuar com p.b. até 10 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 10 p. b. na cor laranja (42).

Carreiras 18: 11 p.b em laranja. P.b em branco até 8 pontos antes da metade. Trabalhar 16 p.b em laranja. Continuar com p.b. até 11 pontos antes do final da carreira. Finalizar com 11 p. b. na cor laranja (42).

ALÇAS Carreira 19: Usando somente o fio laranja a partir de agora. 6 p.b em laranja, 6 corr., 18 p.b, 6 corr., 6 p.b (42).

Alças e arremate
Carreira 20: p.baixissimo nos primeiros 6 pontos. Para fazer as alças em formato de orelha, trabalha envolvendo a corr. da carreira anterior: 3 p. b. 1 p. a., 1 corr 1 ponto alto duplo corr, 1 p.a., 3 p. b.. Trabalhar em p.baixissimo nos próximos 18 pontos. Trabalhar mais uma orelha na corretinha da carreira anterior, seguindo a receita acima. Trabalhar 6 p.baixissimos e fechar a carreira (54).

Corte o fio e arremate, escondendo as pontas por dentro da trama.

raposa2

Vejam como ficam as alças que fazem o papel de orelha! A construção as deixa levemente pontudas, embora não tenha ficado tão evidente na foto #falhou.

raposa1

O cesto foi sucesso por aqui. Ficou bem espaçoso, cabe bem um monte de livros pequenos ou brinquedos.

A receita é bem versátil e pode para ser adaptada ao gosto do mini freguês, que pode encomendar outro bicho. Espero que se animem em fazer suas raposinhas ou de repente uma fauna… Curtiram a ideia da raposa? Quais outros animais vocês fariam?

5 ZigZags
  1. Alaine Coelho disse:
    27 de outubro de 2016 às 08:37

    Olá meninas! São mesmo uma graça estes cestos. Já fiz alguns, mas nenhum com carinha de bicho. Vou tentar! Bjo pra vocês e um pra dona destes livros neste cesto de raposinha :-)
    Lan.

    Responder
  2. Yara Lucas disse:
    27 de outubro de 2016 às 14:21

    A que lindeza!!!
    Obrigada por nos ensinar!
    Para quem não consegue trabalhar com o fio conduzido, deve dar certo bordar por cima com o fio laranja, quem sabe….

    Responder
  3. Priscila disse:
    03 de novembro de 2016 às 17:29

    Nossa, que projeto lindo, Andrea!
    Meus parabéns! Vai entrar pra minha lista enorme de coisas lindas que ainda vou fazer! =)

    Beijos! ♥

    Responder
  4. Quedma disse:
    21 de novembro de 2016 às 14:43

    Oii meninas.
    Já fiz crochê mas á mais de 10 anos não pego na agulha e muito menos segui receita para fazer uma peça.
    Estou me aventurando nesta do cesto para os meus filhos, mas tenho uma dúvida. Na receita, no fim de cada explicação, tem um número dentro do parênteses. Estes números se referem ao número de pontos que deve ter em casam carreira?

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de novembro de 2016 às 08:54

      Exatamente :). Uma dica extra para este cesto é que os fios devem ter a mesma espessura nas três cores, ok ? beijos

      Responder
Deixe seu Comentário

«
»