27 dez 16
outros bla bla blas
Calendário 2017 para imprimir
por Claudia

Acabamos criando aqui no Superziper uma tradição de dividir com vocês o nosso calendário anual. Eu, Cláudia, que não sou lá muito organizada, acabei me encontrando com este modelo que venho usando há uns 3 ou 4 anos.

É legal porque é simples, cabe tudo em uma página só. Perfeito para imaginar o que vai vir pela frente. Como foi feito para imprimir em casa, o tamanho final é uma sulfite A4. Então imagine o tamanho dos quadradinhos de cada um dos dias do ano. Não é uma agenda, mas uma visão geral.

Gosto de criar símbolos para marcar aniversários, datas importantes e eventos. E também usar canetas coloridas como código visual também.

Se você curtiu este calendário, clique aqui para baixar o arquivo PDF e imprimir :-)

Ah, eu costumo prender na geladeira com ímãs e deixar a vista, para lembrar do andamento dos planos de vida.

* * * *

PS: falando em planos, como falta menos de uma semana para o ano novo, resolvi reler um livro que ajuda com metas e objetivos. Chama “18 Minutes: Find Your Focus, Master Distraction, and Get the Right Things Done”, (2011, Peter Bregman) que em tradução livre significa algo como ’18 minutos: encontre seu foco, dome as distrações e complete suas tarefas’. A ideia dos 18 minutos é separar esta quantidade de tempo diariamente para acompanhar como andam seus objetivos, sendo 5 minutos de manhã, 5 no final do dia e 1 minuto a cada hora trabalhada. Tem para vender na Amazon, mas procurando na internet tem vídeos, artigos e até resumos que podem ajudar tanto quanto o livro. Vale a pena dar uma xeretada se você está precisando de um empurrãozinho.

 

08 dez 16
tricô e crochê
Faça você mesmo: Estrela de crochê
por Andrea


Ligando o mode oi dezembro e logo mais tchau 2016. Confesso que não consegui fazer a metade dos projetos crafts que gostaria de ter feito neste ano. Tamo junto? Mas tudo bem, no ano que vem corremos atrás do prejuízo, né? Com mil novos planos sempre.

A parte legal desa época é que minha filha está pela primeira vez entendendo que o Natal é uma data diferente, especial. Já reconhece quando passamos na rua por uma árvore toda enfeitada. Fica eufórica, grita bóoooi (bola) e Papayeeeeel (Papai Noel). Mas ainda estou pensando se vamos ou não montar uma pequena árvore de Natal na sala – nosso espaço é reduzido e os enfeites seriam destruídos na primeira hora. Sei que tenho que decidir logo antes que seja tarde demais. Enquanto decido, comecei a fazer alguns enfeites natalinos que, senão forem para a árvore podem adornar algum outro cantinho da casa. Pesquisei algumas ideias por aí e decidi pelas clássicas estrelas de crochê! Tem muita receita gratuita na web. Testei algumas mas não pirei em nenhuma, resolvi inventar a minha –  um mix de todas.

Enfeites de crochê são um ótimo pretexto para usar sobra de lãs e linhas antes que o ano acabe! Aliás, tá na hora de marikondizar e fazer a organização de final de ano (já fica o tema para um próximo post hehe). Para as minhas usei sobras de fios de algodão natural mais grosso que sobraram de outros projetos, alguns tingidos e outros na cor natural. Também tentei usar linha fina – um pouco mais grossa que o fio Mercer Croche. Ficou uma estrela menor e mais delicada!

Vamos a receita, passo-a-passo. Esta é para fios mais grossos, no final anotarei a variação para fio fino.

star1

Faça um nó de correr e depois 5 correntinhas. Feche o anel com ponto baixíssimo.

star2

Carreira 1: Passando por dentro do anel, faça 5 ‘puff stitches’ com 3 laçadas (não consegui achar o equivalente a este ponto em português, se souber me avise!).  Este video mostra como deve ser feito. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.

star3

Carreira 2: ‘Ande’ dando 1 ponto baixíssimo até o espaço entre o primeiro e segundo ‘puff stitch’. Trabalhe a seguinte sequência *(2 pontos altos, 1 correntinha, 2 pontos altos e 1 correntinha).

star4

Repita a sequência * mais 4 vezes, sempre no meios dos ‘puff stitches’. Feche a carreira dando 1 ponto baixíssimo.

star5

Carreira 3: A partir de agora a estrela começa a se formar.

‘ Ande’ com 1 ponto baixíssimo até a correntinha da carreira anterior. Neste espaço da correntinha trabalhe a seguinte sequência (2 pontos altos, 1 ponto alto duplo, 3 correntinhas, 1 ponto alto duplo, 2 pontos altos) finalize a pétala com um ponto baixo, pasando a agulha por dentro da próxima correntinha da carreira anterior.

Repita a sequência por mais quatro vezes até formar as cinco pontas da estrela.

img_9463

Feche a carreira com 1 ponto baixíssimo.  Corte o fio e esconda a ponta na parte de trás da trama.

Nesta hora, na real, a estrela estará mais parecida com uma flor!

blocando

Para deixar a estrela bem pontudinha, vamos blocar! Calma, te explico o paranauê!

Basta molhar as peças com água e retirar o excesso com uma toalha. Depois, estique as estrelas em uma superfície plana, puxe as pontas com ajuda de alfinetes e deixe secar por um dia. Eu usei  como base uma folha de isopor mas poderia ser uma toalha dobrada em várias camadas.

tamanhos

Note que dependendo as espessura da linha/lã e número da agulha a sua estrela pode variar de tamanho.

Variação da receita com linha fina e agulha idem

Carreira 1: Passando por dentro do anel, faça 5 ‘puff stitches’ com 4 laçadas

Carreira 2: ‘Ande’ dando 1 ponto baixíssimo até o espaço entre o primeiro e segundo ‘puff stitch’. Trabalhe a seguinte sequência *(3 pontos altos, 1 correntinha, 3 pontos altos e 1 correntinha).

*****************

A primeira estrela pode levar mais tempo mas depois fica bem mais fácil. Capaz até de você memorizar a receita. Fazendo uma por dia até o Natal dá para deixar a árvore bem estrelada :).