17 jan 17
costura
Como fazer um pompom perfeito
por Andrea

Repararam como os pompons estão reinando absolutos ultimamente? Nós que somos fãs há um bom tempo estamos felizes pois a geral está dando aos pompons a visibilidade que eles merecerem. Não é para menos, são coloridos, fofos e divertidos – o comfort food do mundo craft (um comfort craft?). E se por um lado não é preciso muita habilidade nem técnicas virtuosas para se fazê-los, por outro dá sim para usar algumas manhas, fazer ‘aquele’ pompom irresistível, bem gordo e fofinho.

Reunimos nossa experiência de todos estes anos nesta indústria vital para te ajudar a fazer um pompom perfeito, ou o mais próximo a isso. Vamos as dicas!

  1. Use moldes

Vale fazer pompom no dedo mas, cá entre nós, os moldes estão aí para facilitar nossa vida, principalmente se a ideia é fazer vários pompons. Existem vários moldes no mercado, eis alguns que usamos:

O pompom abaixo feito com o molde da Clover mas se quiser algo rápido super vale fazer um molde de papelão como este aqui!

Separe os materiais. Para fazer pompons, além do molde e da lã eu gosto de usar duas tesouras: uma pequena e com ponta fina – para cortar as laterais e retirar do molde  – e uma  grande e afiada para fazer a ‘tosagem final’. Te mostro em fotos, bem explicadinho.

2. Enrole, muito

Primeiro enrole, enrole e enrole mais um pouco, como se não houvesse amanhã. Um pompom perfeito deve ter bastante lã para ter volume. Vai ficar bem gordo, mas vai por mim que é assim mesmo.

Na hora de cortar para tirar do molde, use uma tesourinha de ponta fina como e vá cortando aos poucos, começando pelas camadas mais superficiais até o centro.

3. Faça um nó duplo, muito bem apertado

É ele que vai segurar seu pompom no lugar. O centro  do pompom deve estar muito firme, para que, os fios não comecem a soltar.

4. Não economize na tosa

Esta etapa é fundamental. O centro do pompom é a parte mais densa. Vá retirando todo o excesso com a tesoura e arredondando enquanto corta. Apare, corte, tose, sem dó até resultar em uma bolinha gorda.

Muitas vezes você irá perder mais da metade do tamanho inicial do pompom na tosagem mas o resultado final sempre vale a pena.

O durante….Poeira de pompom!

O resultado final está aqui, um pompom perfeito, denso e redondo.

Já conhecia estas dicas ? Como você faz para deixar o seu pompom perfeito?

Pompons são um tema recorrente aqui no blog. Veja como fazer um pompom no dedo, no garfo e como fazer pompons com desenhos florais!

 

1 ZigZag
  1. Pedro disse:
    01 de março de 2017 às 01:31

    Muito bom! Parabéns.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»