04 abr 17
outras técnicas
Um café para bordar
por Andrea

A pedidos de nossa amiga Rita Paiva, que está organizando uma exposição de bordados sobre o tema café, me dei a missão de criar algo. O prazo estava apertado, tinha apenas uma semana para fazer algo original e bordar.  Pensa, pensa….

Mas nada como colocar a mão na massa e deixar as ideias fluírem. Por coincidência, ultimamente eu andava brincando de criar gráficos em ponto cruz. Virou um vício craft. Desde que dei um curso de pixel art bordado no ano passado, me apaixonei por ‘pintar’ quadradinhos. Virei a louca do quadradinho! Com a deixa da exposição de bordados, nasceu este pattern. Primeiro fiz o desenho da canequinha retrô. Mas faltava alguma coisa. Uma frase talvez? Depois de pensar em inúmeras frase sobre café pouco originais, num estalo me veio a cabeça aquela famosa música do Gilberto Gil. Era isso. Tanto o café como a fé não falham nunca! Bordado feito e a caminho da exposição.

Quem quiser reproduzir um quadrinho igual, ou até modificar as cores e fazer do seu jeito pode baixar o gráfico gratuitamente aqui. Bordado no etamine ele cabe em uma moldura/bastidor de 18 a 20 cm de diâmetro.

E muita gente perguntou como fazer os próprios gráficos. Eu pessoalmente uso este programa, é bem fácil e intuitivo, em inglês. Oportunamente, ao longo do ano pode rolar mais alguma oficina de Pixel + Bordado no Sesc,  aí dá para aprender pessoalmente. Aula olho no olho é sempre melhor, né? Eu aviso vocês.

Este e mais uma porção de bordados bacanas estarão expostos no Brasil Patchwork Show, que acontecerá de 05 a 08 de Abril, com a curadoria da Rita Paiva. Passa lá para ver este e outros trabalhos inspiradores.