12 set 17
outras técnicas
DIY: Bordado ponto cruz em roupas
por Andrea

Olá pessoal! Chegou a hora daquele post que eu estava devendo já faz um bom tempo: como bordar ponto cruz em roupas.

Eu sempre morri de vontade de escapar da ‘ditadura do etamine’. Aí você que não tem muita vivência nesta indústria vital do bordado ponto cruz me pergunta: Mas não é só pegar as linhas e bordar? Não. Para fazer ponto cruz é necessário bordar em tecido que tenha quadradinhos (etamine ou tecido quadriculado) e a grande maioria das roupas não é assim. Mas agora é possível sim. Dá para bordar ponto cruz em camiseta, em jaqueta jeans, na camisa, no body do bebê, enfim na roupa que você desejar.

Vem que vou te mostrar como.

O segredo do sucesso é este: usar uma base hidrossolúvel para bordado. Não achei para vender aqui ainda mas não duvido que chegue logo mais. Comprei importado, no Ali Express. Por lá você encontra tiras de 1 m X 20 cm, por aproximadamente R$ 25,00.  Tem nas cores transparente, azul e vermelho. Qual cor usar? Eu acho que o transparente é o mais versátil para tecidos coloridos. Já para peças brancas pode ser meio complicado para enxergar os furinhos através da base transparente então opte pelos coloridos.

Para usar a base não tem muito segredo. Basta cortá-la no tamanho desejado e fixá-la com um pesponto no tecido para que não saia do lugar durante o processo de bordar – não se preocupe pois será retirado no final.

Daí você põe a mão na massa e borda as típicas cruzinhas, trocando as cores conforme o seu gráfico mandar. Temos um post já bem antigo, ensinando o básico do ponto cruz aqui.

Usar ou não um bastidor, eis a questão. Como bordei em jeans e o tecido era razoavelmente firme, não usei. Em tecidos finos, pode ser uma boa ideia firmar a área com um bastidor do tipo regulável.

Bordado pronto, chega a hora da ‘mágica’. Primeiro removi os pespontos ( linha escura) e depois aparei  com a tesoura o excesso de base em volta do desenho já bordado.  Para dissolver a base, basta uma bacia com água morna e um pouco de paciência. Fiz um video de 10 segundos para mostrar o processo que, na real, deve ter levado em torno de 5 minutos. Dá um play!

Em contato com a água, a base vai ficando branca e por uns segundos parece que vai arruinar tudo! Mas não, ela começa a dissolver feito gelatina e a mágica acontece. Nem precisa agora como eu fiz no video, basta afundar a peça de roupa e esperar de 5 a 10 minutos. Depois é só lavar com água e um pouquinho e sabão líquido, enxaguar bem, centrifugar e deixar secar a sombra.

No dia-a-dia a peça pode ser lavada normalmente, de preferência à mão, pois o bordado é algo delicado, naturalmente.

Me empolguei e bordei o mesmo motivo tanto na frente como nas costas da blusa, em escala diferente. Nas costas:

Na frente.

Dica 1: Se for bordar em camiseta ou tecido mais fino uma boa ideia usar uma entretela colante no verso para dar mais firmeza e diminuir a transparência da área a ser trabalhada.

Dica 2: Vendo a foto dá para notar que os furinhos da base solúvel são bem próximos o que resulta em um desenho bem pequeno. Mas dá para bordar um desenho em tamanho maior sem enlouquecer! Para mudar a escala do desenho na hora de bordar basta ‘pular’ os pontos e bordar em quadradinhos maiores. Veja a diferença do tamanho das flores que bordei cima. Uma usando os quadradinho originais da base e a outra usando um quadradinhos maiores (deixando um furo a mais em cada quadradinho do ponto).

Estou fazendo um bordado em camiseta neste momento, quando ficar pronto ponto aqui o resultado.

Gostou desta novidade com tantas possibilidades criativas? Vamos bordar o guarda roupa todo :D ?

7 ZigZags
  1. Virgínia disse:
    12 de setembro de 2017 às 11:52

    Que dica incrível!
    Com que nome você achou este produto no Aliexpress?
    Muito obrigada!

    Responder
    • Andrea disse:
      13 de setembro de 2017 às 09:48

      Procure como tela soluvel para bordado, tela magica para bordado, cross stitch. Se não aparecer nada deve ter acabado no momento…

      Responder
  2. Diana Coeli disse:
    12 de setembro de 2017 às 12:19

    Amei seu posto e já encomendei a minha, e a ansiedade da espera é o pior. Muito obrigada por dar essa luz.

    Responder
  3. fernanda disse:
    12 de setembro de 2017 às 21:54

    Olá, desde o dia que vi a publicação de vocs no instagram que estou tentando achar no ali express o produto à base hidrossolúvel para ponto cruz. Mas não consigo de jeito nenhum. Poderia informar o nome do produto?
    Obrigada

    Responder
    • Andrea disse:
      13 de setembro de 2017 às 09:47

      Procure como tela soluvel para bordado, tela magica para bordado, cross sticth. Se não aparecer nada deve ter acabado no momento…

      Responder
    • Andrea disse:
      13 de setembro de 2017 às 09:49

      Os nomes variam. geralmente aparece como tela soluvel para bordado, tela magica para bordado, cross sticth. Se não aparecer nada deve ter acabado no momento…

      Responder
  4. Bruna disse:
    12 de setembro de 2017 às 22:35

    Olá, poderia informar o link onde eu possa comprar? Pesquisando o termo no Ali, esse produto não aparece. Obrigada!

    Responder
Deixe seu Comentário

«