FAQ

Conteúdo do blog

1.  Posso linkar  um post de vocês no meu blog/site?
Que bom saber que você gostou de um post a ponto de querer linká-lo. Fique à vontade pra linkar qualquer página do Superziper no seu blog ou site.

2. Posso copiar um post /PAP de vocês no meu blog? 
Você pode publicar UMA foto juntamente com o texto do PRIMEIRO parágrafo do post, seguido de com um link de “LEIA MAIS” direcionado para o post na íntegra, no Superziper. Dar COPY e PASTE do post todo e em mais de uma foto de PAP NÃO é permitido, mesmo com crédito. Produzir conteúdo original dá trabalho e é a razão de ser do nosso blog por isso preferimos que o nosso conteúdo fique hospedado somente nas nossas páginas.

3. Posso publicar um video de vocês no meu blog/site?
Mas é claro! Você pode ’embedar’ os video do Superziper usando os códigos disponíveis no Vimeo e do Youtube. Só não vale baixar o nosso video e hospedar o seu servidor, ok?

4. Por quê vocês ainda não responderam o meu email?
Desculpe pela demora. Recebemos muitos emails e  fazemos questão de ler um por um. As vezes a gente demora um pouquinho para responder devido ao volume. Uma dica: Antes de mandar email dê uma olhada aqui no FAQ. Pode ser que a sua dúvida já tenha sido respondida.

Quero anunciar

5. Eu tenho uma loja, como faço para anunciar no Superziper?
Mande um email para super_ziper@yahoo.com.br com o link da sua loja e solicite o nosso Midia Kit. Trabalhamos com formatos e tabelas especiais para pequenos anunciantes. Avaliamos individualmente cada anunciante para garantir a compatibilidade com o blog. Escreva pra gente!

6. Como vocês diferenciam o conteúdo editorial do conteúdo publicitário nos posts?
Todo o conteúdo publicitário é claramente identificado como a palavra PUBLICIDADE (ex: banners na coluna a direita). Tudo o que não é indicado claramente como publicidade é conteúdo independente.

Cursos

7. Quero aprender  a costurar. Vocês podem indicar  cursos e livros sobre costura básica?
O Grande Livro da Costura é um livro bacana e bem completo. É uma boa referência para  iniciantes e veteranos na costura. Neste post tem mais informações sobre ele. O Guia Completo de Costura da Manequim também é legal, são livrinhos, uma coleção com 9 volumes. Mas quiser aprender com uma professora ao lado, recomendamos o ateliê Rainhas da Costura, em São Paulo-SP. Elas possuem oficinas rápidas e cursos básicos.

8. Quero aprender tricô e crochê e outras técnicas,você ensinam?
A gente já fez um especial em video de crochê básico e o especial Tricô, sim! para quem quer aprender o básico pela internet. Para conseguir receitas de tricô e crochê, o Ravelry é o melhor lugar (em inglês) e o cadastro é gratuito.

Ocasionalmente promovemos oficinas rápidas presenciais sobre técnicas artesanais variadas. Sempre que temos algum evento agendado algum evento avisamos aqui no blog e noa nossa página do Facebook. 

Vendas

7. Estou pensando em vender meus trabalhos de craft/artesanato. Como faço?

No Brasil já existem sites que oferecem plataformas para que você mesma abra sua loja online. Os mais conhecidos são o Elo7Iluria e o  Tanlup. Cada um tem propostas diferentes de custo fixo e variável, divulgação e níveis de personalização. Pesquise e veja qual delas atende melhor as suas necessidades. Se sua idéia é vender para fora do Brasil, vale conferir o modelo do EtsyLembre-se que para transformar arte em negócio não basta ser criativo e dominar a técnica, é preciso também desenvolver seu lado empreendedor e aprender conceitos básicos de administração e marketing.  Se precisar de ajuda o Sebrae tem cursos bacanas para quem quer começar a empreender em diversas áreas.

Compras

8. Quero comprar algo (material/produto)  que vi no blog, vocês vendem?
Não vendemos nada a não ser que esteja claramente indicado no texto do post. Quanto a trabalhos/materiais de terceiros que usamos, sempre que soubermos a origem, daremos o link para a loja no próprio post.

9. Onde compro uma máquina de forrar botões? E as matrizes?
Você encontra a máquina em grandes  armarinhos grandes. A minha comprei no Armarinhos 25, no Bom Retiro, há 4 anos.

10. Quero comprar a primeira máquina de costura mas estou com várias dúvidas sobre o modelo/marca. Me ajuda?
Esta pergunta é muito comum aqui no blog. A gente sempre responde que a escolha depende de  a) que tipo de trabalho você quer fazer (patchwork ? customizações ? pequenos consertos ? roupas ? ) e b ) quanto está disposto a investir.  Esta discussão no nosso grupo pode te ajudar.

11. Onde posso comprar tecidos importados pela Internet?

Eu compro tecidos no Etsy. É só busca por ‘fabric’ ou ‘patchwork fabric’ que aparecem várias lojas – cheque sempre os valores de envio internacional e a reputação do vendedor. A Fá Giandoso, que compra sempre, fez um post bem legal com outras indicações de lojas.

Dicas de viagem

12. Vou viajar para [insira aqui um país], vocês podem dar dicas de lojas/armarinhos legais para visitar?
A gente coloca algumas dicas de viagens craft na categoria Craft Tour.  Já demos dicas de lugares craft para visitar em Londres, Tóquio, Nova Iorque e outras.

Etc e tal

15. Qual câmera vocês usam para tirar as fotos do blog?
Atualmente a gente usa uma Cannon Rebel Xti , uma Panasonic Lumix DMC-FH1 12 mega pixels (boa para carregar na bolsa por aí) e uma Canon Power Shot S95. Uma dia básica para melhorar as fotos com qualquer câmera é não usar flash, com luz natural sempre fica melhor.

16. Onde mais posso encontrar conteúdo do Superziper na web?

No Facebook, Instagram,  Twitter, Flickr,  Vimeo e no YouTube .

O que a gente não souber responder….

….a comunidade crafter sabe! Entre no fórum do Superziper no Flickr e crie um tópico. É bem provável que alguém te ajude rapidamente. O acesso as discussões é aberto, mas para postar e comentar é preciso se cadastrar gratuitamente.