28 jul 16
outras técnicas
10 dicas para começar a bordar à máquina
por Andrea

bordado_abre

Quem acompanha o Instagram sabe que eu estou com um novo ‘gadget’ aqui em casa – uma bordadeira Singer Superb EM200. Adepta do bordado manual, nunca tinha me aventurado no mundo do bordado eletrônico. Confesso que bordar a máquina me parecia algo muito mecânico, sem aquele toque autoral e pontos imperfeitos que tanto gosto. Mas depois de ver alguns trabalhos bem legais de customizações e patches feitos à máquina me rendi e resolvi tentar. Resultado? Estou curtindo muito bordar à máquina! É meio que  como costurar à máquina e a mão, um não substitui o outro, cada um tem seu processo e objetivos diferentes. Estou empolgada e conseguindo, aos poucos, resultados bem bacanas. O ganho em produtividade é a melhor coisas pois é uma maneira de conseguir escala para trabalhos que não conseguiria fazer à mão. Estou ainda prendendo bastante sobre bordados eletrônico, na prática, por tentativa e erro e também conto com as dicas que recebi da equipe da Singer que sempre me socorre nos momentos mais tensos – e houveram alguns hehehe.

Descobri que as bordadeiras domésticas são máquinas muito versáteis. Com elas dá para customizar os mais variados projetos, como toalhas, enxoval de bebê, bonecos, fazer bordados decorativos, logotipos e até os famosos patches (apliques) para roupas que recentemente  voltaram à moda. Para quem já costura, acrescentar detalhes bordados aos trabalhos pode ser um ‘plus’ bem legal.

linhas

Listei dez dicas que aprendi na prática e que podem ajudar a quem está pensando em ter uma bordadeira doméstica ou até quem está começando a fazer seus primeiros bordados. Minha experiência até agora foi só com a Superb mas acredito que estas dicas são genéricas valham para quem estiver usando outras bordadeiras domésticas, tá? Vamos as dicas:

1. ELA FAZ TUDO SOZINHA…NÃO, PÉRA: A bordadeira trabalha quase todo o tempo sozinha, porém, algumas partes fundamentais do processo como colocar os tecidos no bastidor certinho, posicioná-los, escolher quais entretelas serão usadas e dar o acabamento manual dependem exclusivamente de você. Portanto quanto mais você usar a máquina com diferentes tipos de projetos mais vai entendê-la.

2. TECIDO SEMPRE ESTICADO: Uma das etapas fundamentais para garantir que seu bordado fique um xuxuzinho é esticar o tecido e entretela muito bem ao posicioná-los bastidor. Você vai trabalhar com no mínimo 2 camadas de tecido grosso portanto, é preciso bastante atenção e paciência para pegar o jeitinho certo de colocá-los no bastidor. O que eu faço para evitar que as camadas de tecido se mexam é alfinetar as laterais.

3. ENTRETELA É TUDO: Usar uma entretela sob o tecido é fundamental! Para bordar malha, lycra ou qualquer outro tecido com elasticidade, a entretela de bordar de gramatura 105 ou 120. Para outros tecidos pode ser usada a entretela 80. É  ela que vai criar uma base firme para que os pontos do desenho fiquem bem definidos e regulares. Depois do bordado pronto, corta-se todo o excesso de entretela do verso com ajuda de uma tesourinha de ponta fina.

4. LINHAS: A linha nacional mais usada para bordar a máquina é 100% poliéster, por ser a mais resistente. Estou usando a SILKO, da Coats, por ser bem forte e ter uma gama enorme de cores – entre elas metalizadas e fios em tons degradés! A linha da bobina (que ficará no verso do tecido) pode ser daquelas mais barats, vendidas em carretéis grandes.

5. HACK DO SAQUINHO: Para bordar em toalhas ou tecidos de pelúcia e felpudos deve-se usar uma entretela hidrossolúvel  esticada por cima do tecido. Ela fará com que a fibra mais alta não se enrosque na agulha. Após o bordados se desfaz ao passar um paninho umedecido com água. Um hack que muita gente faz é substituir a entretela hidrossolúvel por um saquinho plástico, daqueles transparentes e finos, para embalar frutas. Estica-se o saquinho por cima do tecido a ser bordado, prendendo-o junto com os outros no bastidor. Eu já testei algumas vezes e deu supercerto!

6. WE <3 PATCHES:  Dá sim para fazer patches bordados na bordadeira doméstica. Para isso você precisa de desenhos/matrizes de apliqués. Existem prontas para vender ou dá até para criar com o seu desenho. Eles têm um contorno mais grosso para que possam ser recortados e virarem patches.

7. MATRIZES: Os desenhos para bordado se chamam matrizes e as máquinas costumam vir com vários prontos tanto na memória como em pen drives avulsos. É possível comprar matrizes prontas para bordar em sites da web.

8. CRIANDO SUAS MATRIZES: Sim, é possível criar nossos próprios desenhos para bordar. O desenho deve ser primeiramente transformado em traço e depois convertido para um arquivo específico de bordado. Existem no mercado softwares próprios para bordados como o Embird, o Wilcom e outros (todos rodam apenas em PC !). O software da Singer  que vem grátis com a Superb é o PSW que permite fazer alterações de tamanho e conversões para os tipos de arquivo que são aceitos pela máquina. Aviso que os softwares de bordado mais completos são bastante caros. Pesquise antes e converse com quem já tem para achar o que melhor atende a sua necessidade.

10. SÓ A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO: Teste, teste, teste seus bordados! A Superb permite diminuir, ampliar, girar desenhos e compor palavras tudo ao toque de tela. Quanto mais você usar a sua máquina mais vai conseguir dominar as funções e o processo fica bem mais simples. Eu, como toda newbie, estraguei muito tecido nos primeiros bordados, seja por posicionar o desenho em lugar errado, esquecer de trocar a cor da linha ou por não esticar direito o tecido/entretela. Faz parte. Já aprendi, sempre que vou usar uma matriz nova pela primeira vez testo antes para não estragar a peça final.

 

Fiz um video bem rápido mostrando a máquina em ação, bordando uma matriz que eu criei e usando o hack do saquinho para bordar em pelúcia.

Neste pouco tempo que comecei a usar a Superb já fiz algumas coisinhas legais: um patch com o logo da produtora do marido, uma almofada de pelúcia bordada para quarto de bebê, toalhas personalizadas para presentear. Tenho ainda muito a aprender. Quero fazer mais patches divertidos, testar bordados com mais coloridos, bordar em tecidos de diferentes texturas….. Muitas possibilidades criativas!

mosaico bordado copy

Descobri que apesar de curtir um bordado modalidade manual, em ritmo lento, com nós franceses feitos um a um também há espaço para um bordado tecnológico, rápido, produtivo, com muito ponto cheio.

Se você também está dando os primeiros passos no bordado eletrônico ou mesmo se já é master suas dicas serão muito bem vindas. Vamos trocar figurinhas?

5 ZigZags
  1. Alba disse:
    29 de julho de 2016 às 00:57

    Oi,
    primeira vez que passo no blog de vocês e estou simplesmente apaixonada. Nasci no meio dos tecidos, e minha familia tem amor por costura e desenhos … então estou me sentindo em casa no seu blog e já fuxicando e lendo todos os posts.
    Ammmmmeeeeiii!

    Beijos

    Responder
  2. Marta disse:
    01 de agosto de 2016 às 09:43

    Assim como vocês sou iniciante no bordado à maquina. Também estou amando as possibilidades oferecidas pela máquina e as matrizes lindas que encontramos em sites de bordados e que podemos produzir. Uma dúvida: no bordado de toalhas vocês usam a entretela hidrossolúvel na parte de cima e embaixo? Abs gratos!

    Responder
  3. Patricia disse:
    10 de agosto de 2016 às 15:48

    Olá, também sou iniciante adquiri uma superb recentemente,mas estou com muitas dificuldades de bordar as matrizes que não vieram com a máquina, exemplo eu crie no embird com uma matriz que já veio na máquina e inserir um nome é aumentei o tamanho e ela fica batendo a agulha no mesmo lugar, estou um pouco perdida e queria ter ajuda com esses programas de bordado, se puder falar um pouco sobre isso ficarei imensamente agradecida, obrigada pelas dicas bjo.

    Responder
  4. Solange disse:
    17 de agosto de 2016 às 07:09

    Olá. Estou querendo comprar a Superb,porém nunca utilizei uma máquina de bordar. Será que aprenderei a manuseá-la com facilidade?

    Responder
  5. carlos disse:
    04 de setembro de 2016 às 17:37

    ai a nossa superb em200 chegou sexta e tamos visitando todos fazendo amizade e descobrindo os canais para compra de linhas e etc… queremos fazer logos tipo da harley Davidson ,flamengo coisas desse tipo . uma boa amizade ninguém dispensa.
    gratos.
    carlos e vaneide

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»